Fraude no Farmácia Popular assusta as pessoas: veja se seu nome foi utilizado

Usufruindo de brechas em falhas do governo federal, golpistas causam prejuízos através do programa usando nomes de inocentes, entre os quais de Goiás.

Rombo foi constatado entre os anos 2015 e 2020 – Imagem, inclusive a da home: Divulgação/MS

 

Com a utilização do CPF de pessoas inocentes de diversas partes do Brasil – inclusive (em Goiás) Goiânia e Uruaçu, cidades que sediam o JORNAL CIDADE –, golpistas implementaram esquema de fraude dentro do programa Farmácia Popular. A grande numeração dos CPFs foi obtida por meio de cadastramentos de farmácias já fecharam, porém ainda ativas no sistema do governo federal.

Na ação da quadrilha, medicamentos cadastrados em nome de cidadãs e cidadãos que jamais lidaram com a causa eram solicitados junto ao benefício da gestão federal, resultando em prejuízo de R$2,5 bilhões nos cofres públicos.

 

Consulta nome

Aos interessados em consultar a situação da retirada de medicamentos pelo seu nome, com possibilidade, inclusive, de bloquear qualquer retirada de remédios (no caso de não uso do Farmácia Popular), basta seguir as seguintes orientações:

-Baixar o aplicativo Meu SUS Digital

-Entrar com seu perfil registrado no Portal gov.br; caso não tenha conta, acesse o Site para se cadastrar

-Clique em Medicamentos

-Clique em Recebidos (link que permite visualização de registros de medicamentos e, desabilitação da autorização de retirada de medicamentos)

No Site do Ministério da Saúde (MS), constam outras várias informações.

 

(Reportagem: José Marcelo, estagiário do JORNAL CIDADE em convênio com a UniAraguaia [Goiânia-GO.])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!