OPINIÃO

DIVERSOS

‘Editoriais’ e artigos. A opinião do periódico. A opinião de todos!

Humor // ‘Uruaçu na Academia’ – Ítalo Campos

‘Sua eleição e posse na Academia Brasileira de Letras pode sair qualquer dia desses, pois, infelizmente, os imortais estão morrendo sucessivamente!’. ‘Queremos um uruaçuense na ABL’.

Parte dos livros lançados por Ítalo Campos – Foto: Divulgação

 

O poeta e escritor uruaçuense Ítalo Campos, membro das Academias Uruaçuense e Espírito Santense de Letras, autor e organizador de mais de uma dúzia de livros em gêneros variados como poesia, prosa e técnicos, estes na área da saúde mental, recebeu recentemente correspondência de um grupo de intelectuais goianos, na verdade uma “intimação” com o seguinte teor:

 

Sua eleição e posse na Academia Brasileira de Letras pode sair qualquer dia desses, pois, infelizmente, os imortais estão morrendo sucessivamente! Observamos que mais de 40% dos imortais têm a idade acima dos 80 anos. Queremos um uruaçuense na ABL.

 

Este jornal comunicou tal movimento ao acadêmico, que assim respondeu por escrito:

 

Agradeço a honraria e a amizade!

Devemos começar a campanha imediatamente.

Vamos convocar Jylson França e Josemar para, o primeiro contar meus valiosos feitos comunitários e escritos literários, o segundo, Josemar, que é de língua fácil, para divulgar.

Chamar Filomeno Luiz para publicar, em todos os jornais do Brasil e do mundo, a rica bio/bibliografia do futuro acadêmico.

Para benzer a candidatura vamos chamar o Dr. Cristovam, o bispo número 02 da cidade de Uruaçu, que fará uma cerimônia eclesial e jurídica pronunciada em latim.

Para convencer os opositores chamaremos Francelino, o delegado bonzinho com sua voz de 38 e o paciente Camapunzin, para com antigos argumentos conseguir a adesão.

Para orquestra na ocasião da posse convocaremos PedAdão, Sérgio Relojoeiro, Diogo, Aleixo, Plínio, Kubistchek, Dé Baiano, Dona Zizi, Bidoro, Zequinha e Dito.

Para seduzir os eleitores ainda indecisos vamos chamar Possidônio, TiZezinho Ponce, Augusto Galvão, Wilson Costa e Peroca, chamados “os delicados”, que cuidarão dos eleitores mais jovens, e portanto, resistentes a tal candidatura.

Na certeza de ser eleito, o fardão será confeccionado por Luiz Alfaiate. A espada será confeccionada em modelo árabe pelo Tunico Ferreiro e entregue pelas beldades uruaçuenses: Juvercina, Birrinha, Matilde, Lídia Ponce e Iracema de Roberto.

Para a cerimônia religiosa durante a posse, conduzirão o culto ecumênico: Dom Prada, Padres Euzébio, e Isaías, a Irmã São João, Dito de TiOldrado, e a benzedeira da rua Rio Grande do Norte, estarão no altar.

Para o discurso de saudação nem mais, nem menos, do que Glorinha em dia de glória.

Para o discurso em nome dos conterrâneos, o convidado será Zé Sobrinho.

Para conduzir ao átrio o nóvel acadêmico, será convidada a Dona Nenzinha, dona de meio-mundo. O fotógrafo será Paulo Galvão. Para registro em vídeo e futura projeção, só mesmo Joventino.

A recepção será realizada na mansão de Miridã, com galinhada, galinha assada, cerveja e cachaça.

Jamais se viu uma posse como essa ou seria como aquela?

No dia seguinte. em furo de reportagem, a notícia será manchete no Jornal Cidade.

Viva a ABL a AEL e a AUL!

Viva Sant’Ana, viva Uruaçu!

 

Ítalo Campos, uruaçuense, reside em Vitória-ES. Entre outras funções, é escritor e poeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!