Editor-Chefe: Jota Marcelo

Uruaçu, Estado de Goiás, 24 de março 2019

URUAÇU-HISTÓRIA

DA REDAÇÃO, COM COLABORADORES

9. Os primeiros atos do prefeito

Uma vez investido nas funções do cargo de prefeito municipal de Sant’Ana, em 3 de setembro de 1931, Francisco Fernandes de Carvalho deu os primeiros passos para integrar a chefia do governo do município, designando Abílio Teles Fernandes para seu Secretário de Administração. Isto pela Portaria nº 1, de 14 de dezembro de 1931.

Depois, designou o cidadão Otávio Alves para o exercício do cargo de subprefeito do distrito de Amaro Leite do município de Sant’Ana, através da portaria datada de 28 de dezembro de 1931. José Ponce Leonis (Zezinho) foi designado para exercer as funções de procurador fiscal.

Preocupado com a permanência, impune, de grande número de criminosos, já processados ou não, o prefeito e o delegado de polícia, que era então o seu irmão Enéias, dirigiram ao então Secretário de Segurança e Assistência Pública o seguinte apelo:

Of. nº 5 – Vila de Sant’Ana, 4 de janeiro de 1932. Exmo. Sr. Doutor Secretário de Segurança Pública de Goiás: os abaixo assinados Prefeito Municipal e Delegado de Polícia, tendo em vista o grande número de criminosos espalhados por este município, cuja área se estende a distância superior a 60 léguas, alguns dos quais já recolhidos na cadeia local, como criminosos devidamente processados, vimos pedir a V. Excia. três soldados, inclusive um cabo para auxiliar a guarda da cadeia e a captura de outros mais. Sabemos das condições prementes que atravessa o nosso Batalhão de Polícia pela deficiência de soldados, mas tal a necessidade urgente deste município que esperamos o máximo esforço da parte de Vossa Excelência para nos atender. O Sr. José Fernandes de Carvalho, subpromotor deste termo e portador desta, vos informará melhor das condições em que se acha o policiamento deste município e pedimos que sejam os três soldados acompanhados por ele. Aproveitamos e ensejo para, mais uma vez, lhe hipotecar os nossos protestos de subida consideração. Saúde e fraternidade. O Prefeito: Francisco Fernandes de Carvalho. Enéias Fernandes de Carvalho – Delegado de Polícia.

O apelo acima foi devidamente atendido pelo Secretário de Segurança Pública, de forma que o subpromotor de justiça, José Fernandes de Carvalho, regressou da velha capital trazendo o Comando Policial, formado de três soldados, dentre estes o soldado Ângelo, e do comandante, o destemido e perigoso Cabo Gaspar, gigante em compleição física e implacável em suas deliberações.

Um doloroso episódio envolvendo esse policial, que se transformava em fera, marcou a história do novo município. Merece o fato capítulo à parte (texto transcrito fielmente do livro A família Fernandes e a fundação de Uruaçu: Reminiscências, página 169. Cristovam Francisco de Ávila. Editora Bandeirante Ltda. Goiânia. 2005). Postagem original no site do JORNAL CIDADE: setembro de 2005.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!