Sábado, ‘Dia D de Vacinação’ contra a dengue: quatro aos 59 anos

Pasta da Saúde uruaçuense orienta que a população não perca o ‘Dia D de Vacinação’ contra a dengue, neste sábado 20 de abril, das 8h às 15h.

Vacinação para público maior (em foto de 18 de abril [usuários aguardando para serem vacinados, no CEU/Uruaçu]): não desperdício e ajuda primordial no combate ao problema – Foto: José Marcelo/Estágio

 

No caso de Uruaçu, a vacinação tem como sedes o Centro de Especialidades de Uruaçu (onde funcionava o Cais, no Centro) e as Estratégias Saúde da Família (ESFs) 08 (bairro São Sebastião) e 01 (setor Rosen Park), mais conhecidos por Postos de Saúde.

Desde a quinta-feira 18, o Ministério da Saúde (MS), através do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), adotou estratégia temporária para aplicação das vacinas da dengue que estão próximas do vencimento: os Municípios que têm alto número de doses a vencer em 30 de abril estão permitidos ampliarem a vacinação para a faixa etária de seis a 16 anos. Se, mesmo assim, a adesão à campanha seguir baixa, doses próximas ao vencimento podem ser ampliadas ao público especificado na bula da vacina da dengue (atenuada), que vai dos quatro aos 59 anos.

 

Ajudar

Trata-se de problema sério, com número alarmante de mortes em todos os Estados e no Distrito Federal. Em Goiás, são mais de duzentas mortes desde 1º de janeiro.

Segundo dados do MS, a mobilização nacional conta com a união do governo federal, das Unidades Federativas, dos Municípios e de toda a sociedade para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema 10 minutos contra a dengue.

O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo e exige ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população goiana.

O Brasil, com situação alarmante, se encontra em estado de emergência para arboviroses. A demanda de pacientes com dengue buscando atendimento nas unidades de saúde cresce, representando, em tudo, considerável aumento numa comparação ao ano anterior.

 

(Reportagem: José Marcelo, estagiário do JORNAL CIDADE em convênio com a UniAraguaia [Goiânia-GO.])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!