Projeto ‘Show da Alegria – 26 Anos do GTLO’: cultura democrática

Evento tradicional do GTLO na cidade sede Uruaçu, no ano 2023 de 11 a 14 de outubro, a iniciativa sempre tem entrada franca e anima públicos de todas as idades e classes sociais.

Os espetáculos animaram os presentes. Na noite de estreia, espetáculo Circo, Magia e Estripulia, com artistas do coirmão Circo Laheto – Fotos, inclusive as duas da home: Jota Marcelo/JORNAL CIDADE e GTLO/Divulgação

 

No cerimonial, a experiência de Joizimar Titoneli

 

Atividades benéficas comemorativas aos 26 anos de criação da companhia teatral estabelecida em Uruaçu, Norte de Goiás

 

Na abertura, apresentação musical de Isabela Eckert, acompanhada por Kell e Ebinho

 

Em sequência de artes circenses elogiáveis, talentos do Laheto prenderam atenção, começando pelo mediador/animador Maneco Maracá, diretor da companhia sediada em Goiânia

 

Ponto de Cultura do GTLO: endereço de atividades socioculturais em favor da comunidade sem cobrança de ingresso. No palco, mais irreverência do Laheto

 

26 edições do atrativo em 2023, com demonstrações artísticas de agrado do público

 

Parceria entre o Laheto e o GTLO, desde muito tempo, abre oportunidades para maior diversidade e apresentações qualificadas de espetáculos circenses e teatrais…

 

…Nesta publicação, muitos exemplos dessa exitosa união de forças. Um brilho especial em cada palco!

 

Artista, literalmente, com o público durante espetáculo

 

Sob cada olhar das crianças, dos adolescentes, adultos e idosos, a sintonia com os artistas

 

Dentro da primeira noite, equilíbrios

 

Na idade infantil, sob pureza natural, o bonito envolvimento com as artes do circo e do teatro

 

Noite de 12 de outubro, Dia das Crianças: espetáculo Show da Alegria – 26 Anos do GTLO

 

São anos e anos democratizando o acesso à cultura em eventos culturais

 

A capacidade de todo artista do GTLO é admirada publicamente

 

GTLO: um elenco renomado

 

Show da Alegria: tradicional na cidade…

 

Circo Boca do Lixo, com o espetáculo Batuque, Canto e Viola

 

…Une bom humor, com músicas ao vivo…

 

…Destacando, entre outros assuntos, a preservação do meio ambiente, em típica história familiar e interiorana

 

GTLO, do Antônio Eckert (olha ele no palco!) e de muita gente de todas as idades: 26, 27, 52, 260, 2.600, 26.000 anos… Parabéns!!!

 

14 de outubro, encerramento: espetáculo Varieté,…

 

…Com todos os artistas presentes…

 

Antônio Eckert (em ação, dirigindo espetáculo) solicita melhor atenção da parte da Secult Goiás, para com o espaço

 

Maneco Maracá, diretor do Circo Laheto, em entrevista ao JORNAL CIDADE: “Vale a pena fazer cultura, seja em Goiânia, nas grandes cidades ou no interior”

 

Parte dos visitantes do Laheto. em Uruaçu Com eles, Antônio Eckert e, Jota Marcelo (autor da reportagem). Viva a cultura!

 

Acesso ao lazer cultural oferecido pelo Grupo Teatral Limpando o Olho. Em 2024, terá mais? Sim, sim, sim!… – Imagem: Divulgação

 

Projeto desenvolvido todos os anos de abril a outubro, o Show da Alegria – 26 Anos do GTLO (26 edições completadas em 2023) apresenta uma das maiores movimentações da cena cultural no Norte de Goiás.

De responsabilidade do Grupo Teatral Limpando o Olho (GTLO) e praticado – desde 2007 consecutivamente, com o tempo de duração dos anos atualizados no nome de cada edição –, em comemoração à sua data de fundação (abril de 1997), o evento não tem cobrança de ingressos e, nos convites, chamamentos diante pessoas de todas as idades. Dos bebês aos idosos. De todos os bairros, de cidades vizinhas, público de 100% das classes sociais.

A edição pioneira virou realidade quando o Grupo completou uma década de existência e, nunca houve interrupção na realização do acontecimento, que habitualmente atrai público considerável.

Entre os meses listados, a festividade popular é promovida, como forma garantidora de diversidade cultural para um público merecedor. “Com os convites aos outros Grupos de teatro, alcançamos ainda mais a repercussão local, regional, estadual e nacional”, comemora Antônio Eckert, possuidor de disposição incrível e diretor/faz-tudo de uma das maiores e melhores companhias teatrais do Brasil. A evolução da arte teatral em toda a existência de Goiás passa pelo GTLO, formador e revelador sequencial de talentos teatrais e circenses, hoje brilhando em tudo quanto é nível.

Melhorar a questão da democracia cultural no interior do Brasi é possível sim e uma necessidade, em época que o acesso à arte e à cultura no País ainda se mostra desigual. “Possibilitar o acesso do máximo de pessoas aos eventos que desenvolvemos é um de nossos objetivos. Não abrimos mão disso!”, assinala o dedicado militante.

 

Diversidade

Adiantado pelo JORNAL CIDADE, as atividades circenses passadas pela direção e pelos artistas resultaram em vastos atrativos, alegria contagiante, na sede do Ponto de Cultura do Grupo Teatral Limpando o Olho, espaço central de atividades socioculturais que beneficiam a comunidade uruaçuense. E, isso se viu no decorrer das quatro datas.

Tanto os astros do GTLO, como os dos três Grupos convidados (Circo Laheto, da capital Goiânia, apresentando, dia 11, o espetáculo Circo, Magia e Estripulia; Circo Boca do Lixo, de Anápolis-GO, com o espetáculo Batuque, Canto e Viola; e, Joab Pablio Eventos, com o espetáculo Circo Malabariante), animaram a galera, com boa garantia de lazer à população local e visitante, de nova participação em manifestação cultural através do circo e do teatro.

“Nós precisamos realizar, sempre oportunizando mais e melhor acesso à cultura para toda a população de Uruaçu através de nossas atividades”, diz Antônio Eckert, relembrando que o trabalho liderado por ele representa também “a promoção do circo, do teatro e de artistas circenses, teatrais moradores em Goiás, gerando emprego e renda para profissionais ligados à área do projeto no Estado”.

“É com muita satisfação que comemoramos, agora, os 26 anos de existência do Grupo Teatral Limpando o Olho e nada melhor para comemorarmos, do que apresentando um espetáculo tradicional, mágico e emocionante, repleto de alegria e diversão para todas as idades, cheio de palhaços e malabaristas, equilibristas e acrobatas, bailarinas, bonecos, tantas brincadeiras. Detalhe: com envolvimento do público presente! É uma realidade que faz com que o espetáculo tenha se destacado por onde o Circo do GTLO tem se apresentado”, celebra.

“Agradecemos aos apoiadores, ao público, ao nosso elenco, agradeço a minha família, aos parceiros. Enfim, todos que ajudam desenvolver a cultura, principalmente os nossos espetáculos!”, valoriza Antônio Eckert, comunicando que o projeto foi contemplado pelo Edital de Fomentos aos Festivais e Eventos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023.

 

Maneco Maracá

Atendendo o periódico, na primeira noite, Maneco Maracá (registrado Valdemir de Souza), diretor do Circo Laheto, comentou se sentir honrado, feliz em ter parte de seu elenco convidado para a grande comemoração de novo aniversário do Grupo Teatral Limpando o Olho.

“Eu e o Antônio, as nossas famílias se conhecem há muitos anos. Nós somos amigos, conhecemos bem o serviço de cada um”, disse, frisando que a firmação de parcerias, a abertura de oportunidades para a comunidade em geral, integram a linha de atuação do Laheto, que, entre sua equipe, tem a esposa Seluta Rodrigues e os filhos Dalila e André. Em Uruaçu, ela brilhou, demais, na noite inicial.

“Eu atuo contando com o apoio de minha família. O Antônio também soma apoio da família dele. Trabalhamos com equipes”, categoriza, emendando se tratar de serviços culturais para cada comunidade. “Vale a pena fazer cultura, seja em Goiânia, nas grandes cidades ou no interior. As crianças, as pessoas, seja qual for a idade, precisam também de cultura, se divertir. Estamos aqui com o nosso trabalho, feito com carinho e, agradecemos ao Antônio e a Uruaçu por esta oportunidade. Parabéns, Limpando o Olho e todos seus integrantes!”.

 

Atenção governamental

À reportagem, Antônio Eckert ainda informou nos bastidores do evento já ter feito insistentes pedidos para melhor atenção da parte da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult Goiás), além de outras Pastas do Governo de Goiás, em se tratando de melhorias estruturais em todo o endereço cultural – rua 113, snº, esquina com a rua 120, Vila Primavera II – Uruaçu.

Reduto onde funcionou uma unidade escolar estadual (e a construção, sem uso, está degradada), o terreno tem espaçosa área sem construção, que é a parte utilizada pelo GTLO e o Ponto de Cultura do mesmo. De longe, já se vê a lona do circo. Ao buscar a cessão temporária legal do imóvel, o GTLO alinhou com a gestão estadual que ajudaria manter a ordem da parte lhe repassada (isso é cumprido); e, a permissão para construção de um Galpão Cultural (de imediato foi construído), para realização de atividades socioculturais e guarda de material.

O Estado, comunica, se comprometeu efetuar pagamentos de água e energia, mas, com o passar do tempo surgiram atrasos, estando, tudo, com fornecimentos cortados, no primeiro dia da programação. “Nós e toda pessoa que aqui vem ficamos sem água e energia, tivemos que improvisar, ainda na parte da tarde [do dia 11], pois não tínhamos outra alternativa. Aqui fica o meu repúdio diante da Secult Goiás, do Governo do Estado, pois, estamos pedindo isso há tempos, avisamos sobre os nossos eventos e até agora nada foi resolvido”. Palavras do diretor teatral, acrescentando: “O Estado nos informou que tomaria providências. Só que até agora, nada e, não podemos conformar com isso. Estamos, aqui, para fazer o bem, levando cultura, favorecendo muitas pessoas, das quais muitas crianças!”.

 

(Jota Marcelo. Com atualizações. Postagem inicial, em 16/10/2023: link Regionais)

error: Conteúdo Protegido!!