Homenageados comentam ‘Comendas’ recebidas

Prefeitura de Uruaçu faz entrega de nova etapa de homenagens, através das ‘Comendas Marisa dos Santos Pereira de Araújo’ e ‘Coronel Gaspar Fernandes de Carvalho’. Parte dos agraciados comenta honrarias.

20 pessoas receberam as honrarias da Prefeitura de Uruaçu no histórico 4 de julho de 2022, igualmente ocorreu entre 2017 e 2021 – Fotos, inclusive as duas da home: Márcia Cristina e Jota Marcelo/JORNAL CIDADE. E, Ascom/Prefeitura

 

Comendas levam nomes de Marisa dos Santos Pereira de Araújo (prefeita de Uruaçu nas gestões 2001-2004 e 2005-2008) e Coronel Gaspar Fernandes de Carvalho (fundador do Município do Norte goiano). Desde a edição anual inicial (2017) até o momento são 120 homenagens

 

Homenagens sob testemunhos de autoridades, familiares e amigos

 

Os contemplados em 2022

 

Dez mulheres Comendadoras

 

Dez homens Comendadores

 

Prefeito Valmir Pedro: “Honrado de poder homenagear, fazer se tornar Comendadores e Comendadoras homens e mulheres que ao longo da história têm contribuído com o progresso de Uruaçu”

 

Rogério Pacheco, da Comissão Organizadora: “Homenagear essas pessoas que tanto fizeram, fazem e ainda vão fazer por Uruaçu, é uma satisfação muito grande”

 

Vereador Chiquinho enalteceu o evento, a organização e os homenageados

 

ANA MARIA, presidente do Lions Clube de Uruaçu – “Para mim é uma honra, ainda mais receber a ‘Comenda Marisa dos Santos Pereira Araújo’, que é foi minha amiga de muitos anos, desde quando ela chegou em Uruaçu. Eu me sinto muito feliz estar recebendo essa homenagem, juntamente com minha família e meus amigos. Nós éramos vizinhos da primeira residência dela, caminhamos juntas, mesmo antes dela entrar na política e durante a política. Fomos muito amigas”. Nas fotos, os homenageados recebendo as Comendas e com familiares, amigos, autoridades, personalidades, afins.

 

PROFESSORA ANDREIA ALVES DO PRADO, diretora-geral do Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás – Atuação em favor da área educacional, atuando no IFG local desde sua fundação (2009). Com o prefeito Valmir Pedro, a primeira-dama uruaçuense Anne Lígia e outros organizadores do evento.

 

CLAUDINA SANTANA, comerciante – “Estou muito emocionada! Acho que nem sou merecedora, principalmente da Comenda Marisa dos Santos, uma pessoa que eu admirava muito. Quero agradecer a todos que me indicaram, votaram, agradecer minhas filhas, minha família. Eu era professora na Escola Agrícola e o vereador Edivaldo França [Republicanos] era meu aluno na 5ª Série. Segundo vereado mais bem votado, me ‘mata’ de orgulho! Divido essa felicidade com todas as pessoas que fizeram, fazem parte da minha vida, principalmente com a área da Educação, amigos e familiares!”.

 

DIVINA LENA, educadora – “Sinto alegria imensa receber o título Marisa dos Santos e, também os meus coparceiros colegas homenageados com a ‘Comenda Coronel Gaspar Fernandes de Carvalho’. Fazer parte da história do nosso Município é um privilégio grande. Nasci em Uruaçu, sempre trabalhei com muito amor na Educação, por isso estou aqui. Quero dividir essa homenagem com cada um dos meus alunos, pais, colegas de trabalho, com todos educadores da minha querida Uruaçu”.

 

ENI LUIZ DA COSTA, versátil profissional – Uma Comendadora que tem o voluntariado/assistencialismo integrando a rotina dela.

 

MARIA DE FÁTIMA ALVES DE OLIVEIRA, educadora – Mais conhecida por Professora Fátima, é secretária municipal de Governo em Uruaçu.

 

MARIA ODETE GUIMARÃES SPÍNDOLA, artista plástica – Integrante de família tradicional, Dona Odete é um dos mais expressivos nomes de toda a história da cena cultural de Uruaçu.

 

CAPITÃ MÍRIAN LOPES, comandante da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM), sediada em Uruaçu – “Eu digo que há dois tipos de mulheres: as mulheres fortes e as que ainda não descobriram a força que têm. Receber a Comenda Marisa dos Santos é o reconhecimento dessa força, é ser comparada a uma mulher forte, empreendedora, inovadora, como Marisa dos Santos foi. A gente não nasceu forte, é um trabalho feito a muitas mãos, a minha genitora, minhas educadoras, as minhas colegas de trabalho. Ser comparada a Marisa dos Santos é prestigiar, usufruir parte desse prestígio. Eu divido essa honraria com todas as minhas colegas de trabalho! Eu cito muito a Marisa porque ela inovou na política, um cenário muito dominado pelos homens e, eu vivencio isso na minha profissão, o militarismo, um cenário muito dominado pelos homens. Então, eu divido com todas as minhas colegas de trabalho, que diuturnamente enfrentam várias batalhas, várias ‘guerras’ para estar exercendo com muita glória e com muita honra essa profissão: bombeiro militar!”.

 

NEUZA DUTRA, educadora – “Para mim, uma honra receber essa honraria, essa Comenda Marisa dos Santos Pereira Araújo. É de grande importância, relevância. Nem sei se sou merecedora, mas se tem uma Comissão, fui indicada, então, recebo com alegria e honra o compromisso, a responsabilidade ainda é maior! Essa homenagem eu divido com toda a minha família, que sempre me apoiou em minhas ações e, também com os grandes profissionais que eu tive a possibilidade de trabalhar, na Subsecretaria de Uruaçu [hoje Coordenação Regional de Educação], a convite da Professora Dania [Wobeto] e, com grandes profissionais. Uma grande honraria e, a Marisa foi uma mulher de caráter ilibado que sempre lutou pela melhoria de Uruaçu e seus munícipes, abraçou essa cidade com muito amor, trabalhou, mesmo e, mostrou tudo o que uma mulher pode fazer em qualquer lugar onde ela estiver atuando”. Ela discursou, representando as dez homenageadas.

 

PRISCILLA FERREIRA, enfermeira, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Uruaçu e professora universitária – “Uma honra grande. Sou extremamente grata, fiquei muito surpresa quando recebi o ofício! Escolhi Uruaçu para viver, criar uma família e, assim, ser reconhecida e pensar que sou filha de Uruaçu, é uma honra muito grande!”.

 

AVANIR DA ROCHA, desportista e cronista esportivo – “Representa muito porque é a primeira vez que isso acontece na cidade de Uruaçu: eu estar no meio dessa comunidade, desse pessoal que aqui se encontra e, pessoas dignas de receber! Eu e mais muitas pessoas! Isso representa demais. Sou uruaçuense, nasci aqui, militei sempre na vida esportiva e no rádio, e essa é minha principal virtude: fui trabalhar no esporte, que é vida! Acima de tudo, uma honraria espetacular – ‘Coronel Gaspar’ –, um dos maestros, um dos fundadores da nossa querida Uruaçu! Outros homenageados também, as mulheres recebendo a ‘Comenda Marisa’. São figuras ímpares de Uruaçu. Divido essa honra com Deus, minha família e toda a comunidade desportiva de Uruaçu”.

 

DOUTOR AFONSO, promotor de Justiça – “É uma homenagem, para mim, muito significativa ao longo desses anos todos. São mais de 20 anos de atividade em Uruaçu como promotor e, recebo com muita humildade, mas, também de forma bastante gratificante, porque eu me sinto realmente como cidadão de Uruaçu e tenho ao longo desses anos todos, enquanto no Ministério Público, tentado desempenhar à altura as nossas atribuições que são relevantes, em defesa da sociedade. Divido essa honraria com a sociedade, os cidadãos, a população de Uruaçu, que tem muito me ensinado e, de maneira muito especial com a minha família. Não poderia esquecer jamais a equipe do Ministério Público, parceira, tem sempre assistido e garantido que nós possamos empenhar a contento as nossas missões”. O mesmo discursou, representando os dez homens homenageados.

 

BENEDITO DA SILVA ROCHA VIDAL, comerciante – “Essa homenagem representa tudo, muita coisa! Estive a frente da construção do Clube Recreativo Uruaçuense, Abrigo dos Velhos, construção da Loja Maçônica, construção do Centro Espírita. Uma satisfação muito grande! Coronel Gaspar foi um grande patriarca, um vencedor. Divido essa honra com todos os representantes – vereadores, prefeito e, toda a família de Uruaçu”. Mais abaixo, agradecimento, por escrito, do Senhor Dito.

 

DOUTOR EDENVAL, advogado – “É muito importante qualquer cidadão receber qualquer homenagem! Essa, principalmente, porque é um dos fundadores de Uruaçu. Para mim, não cresce o meu ego, mas, significa que alguma coisa fiz para Uruaçu. É um reconhecimento da sociedade e do povo de Uruaçu, que eu amo muito. Tudo o que a gente faz na vida é dividido com as pessoas que nós amamos sempre. Tentamos colocar o povo em primeiro lugar. Divido a honra com minha família, meus amigos, com aqueles que foram beneficiados com tudo aquilo que eu fiz Uruaçu”.

 

DOUTOR MÁRCIO MOREIRA, diretor da Unidade Prisional Regional (UPR) de Uruaçu – “Representa o amor que as pessoas têm por Uruaçu e, por meio desse amor junto com o trabalho e a sua dedicação, contribui, dando o seu melhor para a comunidade. Muitas pessoas de Uruaçu são anônimas, não estão aqui hoje, mas contribuíram ao longo dos anos para o que nós temos hoje. Essa grande Uruaçu que amamos e damos o de melhor. Como servidor público, policial penal, que é uma das razões que faz com que eu seja homenageado, divido essa homenagem com os policiais penais, vigilantes que trabalham comigo na Unidade, os demais servidores, os internos que estão recolhidos, seus familiares e os parceiros”.

 

PASTOR IDERALDO DOS SANTOS, líder religioso – Nome atuante do respeitado segmento religioso da nortense Uruaçu, através da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

 

CORONEL JOSÉ VARLEI VILELA, militar da reserva – “Recebi com muita emoção a notícia de que seria homenageado. Dias atrás, estive aqui na Câmara recebendo uma ‘Moção de Aplauso’ e eu disse que nós trabalhamos pela obrigação de servir a sociedade, porque sou um servidor público. Nós não trabalhamos pensando em reconhecimento. Mas, quando esse reconhecimento de forma tão espontânea, como foi a ‘Comenda’, nos enche de orgulho. Motivo de muita satisfação! Eu, que posso dizer que sou cidadão uruaçuense, porque tenho o ‘Título de Cidadão Uruaçuense’, moro em Uruaçu há 35 anos. Recebi com muito amor e carinho essa homenagem!”.

 

URENI PEREIRA DOS SANTOS, educador e maestro de fanfarra – “Estou feliz! Divido a conquista com a família, que é o elo principal da gente. A família é o pedestal. E, com os amigos, as pessoas que me conhecem, sabem o que a gente já fez e faz! Coronel Gaspar e, também Marisa: para nós, motivo de muito orgulho, satisfação poder receber essa homenagem com o nome Coronel Gaspar. Um privilégio”.

 

Doutor Iliomar Campos durante a cerimônia na Câmara, representando o irmão, desembargador Itaney Campos, que receberá a Comenda em breve, dentro de Uruaçu

 

Bispo Giovani Barroca recebeu a homenagem durante Missa, entregue pelo prefeito Valmir Pedro

 

Valmir Pedro e Chiquinho fazem uso das palavras em nome do Executivo e do Legislativo

 

Organização, coordenada por Valmir Pedro, dedicada anualmente nas homenagens

 

O evento é um dos principais das duas gestões Valmir Pedro

 

A Prefeitura de Uruaçu promoveu novas homenagens, com entrega anual das Comendas Marisa para dez mulheres e Coronel Gaspar para dez homens, um dos eventos do aniversário de 91 anos do Município, durante cerimônia social de 4 de julho, no Plenário da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Chiquinho (sem partido), incentivador de primeira hora da iniciativa.

Ao JORNAL CIDADE, o prefeito Valmir Pedro (PSDB) disse se sentir “honrado de poder homenagear, fazer se tornar Comendadores e Comendadoras homens e mulheres que ao longo da história de suas vidas têm contribuído com o progresso de Uruaçu nas mais diversas áreas de atuação”. Evento criado no primeiro ano (2017) da gestão inicial de Valmir, até agora somam-se 120 homenagens.

Frisando que tanto na iniciativa privada, como na pública, no Terceiro Setor, no comando de instituições religiosas, “existem pessoas que ajudaram e ajudam construir essa linda cidade de Uruaçu, nada melhor e mais importante que eternizar os nomes delas Comendadores”. Do prefeito sobre um dos agraciados, Benedito da Silva Rocha Vidal: “‘Seu’ Benedito tem uma história familiar com Uruaçu, pertence à família do fundador principal, ao qual a gente presta homenagem, dando o nome de Coronel Gaspar à Comenda * que homenageia os homens com serviços prestados à sociedade e, também como empresário, como chefe de família. É um grande exemplo! Seu Benedito, assim como todos os demais homenageados anos anteriores e em 2022”.

Integrante da Comissão Organizadora da iniciativa, Rogério Pacheco, secretário municipal de Meio Ambiente uruaçuense, manifestou ao periódico: “É uma satisfação muito grande fazer parte dessa brilhante Comissão. A gente vem fazendo parte desde o início da criação das ‘Comendas’ e em 2022, mais uma vez, temos o evento com sucesso, presença maciça, tanto do público, dos familiares, como dos homenageados. Homenagear essas pessoas que tanto fizeram, fazem e ainda vão fazer por Uruaçu, é uma satisfação muito grande. Atenderam o chamamento e realmente é possível observar, pelas presenças e pelo currículo de cada um, que a homenagem é bastante valorosa e prestigiada”.

 

Homenageados

Parte dos contemplados comentou ao periódico as homenagens e cada um compartilha satisfação. Na relação publicada na presente reportagem, os nomes de todos eles.

O desembargador Itaney Francisco Campos avisou que não compareceria devido questão de saúde, enviou representante (irmão doutor Iliomar Campos) e posteriormente receberá a homenagem. Também avisou, o titular da Diocese de Uruaçu, d. Giovani Barroca, que recebeu a Comenda durante Missa de Aniversário do Município, celebrada na noite da mesma data, na Catedral.

 

Leia também (clicando nesta manchete): Comendadora Claudina Santana: trabalho, religião, caridade

 

(Jota Marcelo. Com atualizações)

error: Conteúdo Protegido!!