Uruaçu e o mundo ganham o Hospital Edmundo Fernandes

Do sonho do patriarca, doutor Edmundo Fernandes de Carvalho nas décadas de 1960/1970, até a firme determinação, visão do filho, doutor Edmar Fernandes de Carvalho (de braços erguidos), um amplo trabalho iniciado no ano 2017 e concluído neste início de 2023, com a inauguração e o funcionamento imediato, somando dezenas de profissionais e especialidades.

Hospital Edmundo Fernandes ganhou inauguração em 3 de março de 2023, passando a funcionar na data 13, dez dias depois – Foto: Divulgação. Fotos da home/e duas próximas: Valdimir Júnior/Câmara Municipal de Uruaçu

 

Doutor Edmar Fernandes, familiares, sócios, autoridades e demais convidados inauguram unidade de saúde. Sonho em realidade!

 

O Hospital Edmundo Fernandes dispõe de Pronto Atendimento 24 Horas e Unidades de Terapia Intensiva (UTI)

 

Na recepção da unidade de ensino, as fotos do pai Edmundo Fernandes de Carvalho (dir.) e do filho Edmar Fernandes de Carvalho – Fotos: Jota Marcelo/JORNAL CIDADE

 

Autoridades e demais convidados, no decorrer da cerimônia de inauguração do empreendimento hospitalar uruaçuense

 

Sonho da família Fernandes Carvalho materializado, somando forças internas e com parceiros

 

Prédio hospitalar com quatro andares, mais térreo e subsolo: construído sob a experiência de Marcos Assunção (3º – esq.),  mais a experiência da esposa Ciclaide Assunção (esq.).  Na foto ainda, Lucas Assunção (especialista em 3D, responsável pelo design da recepção do hospital/futuro engenheiro civil), filho dos prestadores de serviço. Profissionais elogiados por doutor Edmar Fernandes (2º – esq.), publicamente e em particular – Foto: Divulgação

 

Vereadores Edimar Elias (esq.), Michel Mindlin e Chiquinho (5º – esq.) entregam honraria Moção de Aplausos e Congratulações aos diretores do hospital: doutor Edmar e esposa Marliéte, doutor Edmar Júnior e doutor Luis Kléber

 

Doutores Rodrigo Fernandes (discursando) e Edmundo Filho (filho de doutor Edmundo Fernandes de Carvalho), na inauguração do Hospital Edmundo Fernandes, que soma serviços completos de exames de imagem

 

Centro cirúrgico moderno do Hospital Edmundo Fernandes (instalações mostradas à imprensa dia 27 de fevereiro): estrutura fundamental para os pacientes em geral, conforme destacam doutor Edmar Fernandes (dir.) e doutor Luis Kléber

 

Imagem do interior do Centro Cirúrgico do Hospital Edmundo Fernandes: modernidade tecnológica envolvendo equipamentos

 

Unidade de Tratamento Intensivo detém dez leitos, um deles de isolamento, canalizada para realização de sessões de hemodiálise no leito – Outras fotos, nas submatérias (mais abaixo)

 

Diante de um cenário global em que o segmento de saúde apresenta amplas e contínuas novidades, em especial devido a tecnologia e a digitalização, cada vez mais presentes no cotidiano de gestores e profissionais da área, Uruaçu e o mundo ganham o Hospital Edmundo Fernandes, sob atendimento 24 horas, com médicos plantonistas de especialidades diversas, estabelecidos em prédio próprio de quatro andares, além do térreo e subsolo, com elevador e escada. Em cada andar, estruturas sincronizadas e independentes, inclusive os espaços destinados aos médicos e demais profissionais e, Depósito de Material de Limpeza (DML) – um ambiente acolhedor.

A inauguração da unidade – cujo nome é em homenagem ao pai de doutor Edmar, destacado em submatéria abaixo –, ocorreu na noite de 3 de março, com funcionamento desde 13 de março, apresentando potencial de atendimento entre 50% e 60%. “Nenhum hospital, seja privado ou público, inicia as atividades com 100% funcionando, por causa das adequações de funcionamento, mas isso é normal. Com o tempo, iremos elevar esse nível”, já informava o médico cirurgião geral e diretor-proprietário Edmar Fernandes de Carvalho (doutor Edmar) diante de jornalistas que realizaram visita técnica guiada ao espaço dia 27 de fevereiro, completando que logo de início se realizariam as primeiras cirurgias, inclusive as mais complexas. “Realizaremos uma por semana, com qualidade máxima, para que tudo ocorra bem e, com os dias, ampliaremos os procedimentos”. Algo que, de fato, se tornou realidade, entre os dias 13 e 31 de março (data do fechamento da reportagem).

‘A nossa missão é atender as necessidades da população, garantindo assistência humanizada e de altíssima qualidade, com uma experiência incrível em saúde aos nossos clientes em Uruaçu’, informa Comunicado do hospital.

Compõem a estrutura, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com dez leitos, sendo um de isolamento, canalizada para realização de sessões de hemodiálise no leito; e, 40 leitos, nas opções apartamentos e enfermarias. Todos os leitos de UTI foram desenvolvidos para proporcionar tratamento intensivo e acompanhamento médico constante. Contando com equipamentos adequados especializados e tecnológicos, como respiradores e monitores cardíacos, agrupa ainda profissionais capacitados para atender os pacientes com qualidade e segurança necessárias.

Pertencente à família e situado na avenida Tocantins, Centro (ao lado do Hospital Edmundo Fernandes), o Centro de Medicina Avançada, cujo diretor técnico é doutor Edmar, permanece aberto e funcionando normalmente. “Até mesmo porque não teríamos como colocar todos os médicos da equipe dentro do novo hospital”, disse doutor o mesmo ao JORNAL CIDADE, em entrevista.

Em propositura do vereador Chiquinho (sem partido), presente no ato, a Câmara Municipal de Uruaçu entregou ao Hospital Edmundo Fernandes, na cerimônia de inauguração, a honraria Moção de Aplausos e Congratulações, evidenciando a importância do surgimento da unidade.

Entre outros presentes, Valmir Pedro (PSDB) e doutor Juarez Lourindo (Solidariedade), prefeito e vice uruaçuenses; doutor Josimar Nogueira, secretário municipal de Saúde uruaçuense; doutor Bomfinho Ribeiro, presidente da Unimed do Norte Goiano; os também vereadores Edimar Elias (Republicanos) e Michel Mindlin (UB); Osvando Teixeira, vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uruaçu (Aciau); doutor Rodrigo Fernandes, representando a Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás {OAB-GO} – Subseção Uruaçu; Alarico Fernandes de Carvalho Júnior, representando o Sindicato Rural de Uruaçu (SRU). Igualmente, lideranças classistas religiosas (houve registros de mensagens religiosas, mais bênção do espaço); populares; e, familiares dos sócios do empreendimento.

Na edição da 1º a 15  de abril e neste mesmo espaço aqui, o JORNAL CIDADE publicará opiniões de diferentes pessoas que se fizeram presentes na inauguração, comentando a importância do Hospital Edmundo Fernandes.

 

Leia mais nas submatérias, abaixo

 

A importância das especialidades e dos convênios do Hospital Edmundo Fernandes

Para lidar diariamente com a vida de cada paciente, bem valioso em geral, a gestão qualificada, a eficiência de atendimento, as condições de instalações e equipamentos, a atuação de ponta e humanizada se tornam necessárias. Ciente disso, a direção do Hospital Edmundo Fernandes se preparou e preparou todos os profissionais da nova unidade de saúde aberta em Uruaçu nesse histórico março de 2023.

Serviços particulares e via convênios: Hospital Edmundo Fernandes nasceu com o propósito de valorizar os usuários. Prefeito Valmir Pedro (centro) e vice doutor Juarez Lourindo (esq.) acompanharam recentemente doutor Edmar até a sede do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo). Também nesta imagem, a primeira-dama uruaçuense Anne Lígia – Fotos: Jota Marcelo/JORNAL CIDADE

 

Profissionais extremamente qualificados, a exemplo dos médicos Luis Kléber (esq.) e Edmar Júnior, integram todo o corpo médico do Hospital Edmundo Fernandes

 

Em dados disponibilizados no site www.hedmundofernandes.com, consta: ‘O Hospital Edmundo Fernandes, inaugurado em 2023, é um hospital geral moderno e tecnológico. Nossa equipe tem o foco na agilidade, na qualidade e no cuidado com o paciente, com atendimento em diversas áreas.’.

Ao todo, são dezenas de médicos e outros profissionais, com atuação dedicada nas especialidades de anestesiologia (dois médicos); cardiologia (dois); cardiologia intervencionista; cirurgia do aparelho digestivo (dois); cirurgia bucomaxilofacial; cirurgia geral; cirurgia vascular; cirurgia plástica; gastroenterologia; ginecologia e obstetrícia (dois); neurologia (dois); ortopedia e traumatologia (dois); otorrinolaringologia; pediatria (dois); radiologia; urologia (dois); nutrição; nefrologia; oncologia clínico; fonoaudiologia; intensivista; fisioterapia; e, oftalmologista.

Isso, com Pronto Atendimento 24 horas; Centro de Imagens (raio X, radiografia digital, tomografia computadorizada moderna [128 canais {algo raro em Goiás e no  Brasil}, com a melhor resolução espacial existente do mercado, contendo inteligência artificial e baixa dose de radiação, oferecendo diagnósticos precisos e ágeis], ultrassonografia); Hemodinâmica; Centro Cirúrgico equipado com mesa cirúrgica de comando automático, arco cirúrgico, foco cirúrgico, led de última geração; Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com equipamentos completos; e, Hotelaria Premium.

Conforme é de conhecimento público, Uruaçu já foi referência na área da saúde privada entre os anos 1970 e 2000, porém com o tempo hospitais encerraram as atividades, médicos e profissionais afins mudaram da localidade e restaram para milhares de pessoas as opções de cidades como Ceres, Anápolis e Goiânia. Envolvendo as estruturas humana (por exemplo, os médicos especializados em cateterismo, ambos dotados de vastas experiências em procedimentos cardíacos) e material (equipamentos de tecnologias avançadas utilizados para cuidados centrados exclusivamente nos pacientes) do Hospital Edmundo Fernandes, esse problema é resolvido.

 

Convênios

Além dos serviços prestados na forma particular, o Hospital Edmundo Fernandes nasceu com o propósito de também atender através de convênios e antes mesmo de iniciar os trabalhos iniciou tratativas com empresas e órgãos que atuam com planos de saúde, inclusive com o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo).

De forma natural, obedecendo prazos de cada representação dessas, os atendimentos via planos estarão em funcionamento pleno. “Essa causa é de suma importância e, sabendo disso estamos providenciando, para que tenhamos todos os convênios possíveis, com os pacientes se tornando os maiores beneficiados”, sublinha doutor Edmar Fernandes de Carvalho, diretor-proprietário.

 

Leia mais na submatéria final, abaixo

 

Sonho acalentado por doutor Edmundo Fernandes de Carvalho vira realidade

Patriarca dedicado igual ao pai doutor Edmundo Fernandes de Carvalho, o diretor-proprietário Edmar Fernandes de Carvalho comenta sobre o amor nutrido por Uruaçu e a determinação de construir um hospital, algo possível devido o apoio da família e a união de parceiros.

Dos ideais de doutor Edmundo Fernandes de Carvalho até a firme determinação do filho, doutor Edmar Fernandes de Carvalho, um amplo trabalho que resultou na inauguração e no funcionamento do Hospital Edmundo Fernandes. Na cerimônia, os filhos doutores Luis Kléber (esq.) e Edmar Júnior homenagearam os pais doutor Edmar/Marliéte – Fotos: Jota Marcelo/JORNAL CIDADE

 

Para doutor Edmar Fernandes (na noto, ao usar a palavra na cerimônia), a união e valorização familiar são fundamentais em todo o propósito englobando o Hospital Edmundo Fernandes

 

Cadeira do médico Edmundo Fernandes de Carvalho: eternizada na sede do hospital. Gerações e gerações, através do filho doutor Edmar e do neto doutor Luis Kléber

 

Inauguração, com tradição histórica (mais à frente, parte da construção de doutor Edmundo Fernandes, onde seria implantado o hospital sonhado por ele quase 60 anos atrás) e modernidade (Hospital Edmundo Fernandes, ao fundo) se destacando. Ao lado, a sede do Centro de Medicina Avançada, também pertencente à família

 

“Se não acreditarmos quem vai acreditar? O que eu puder fazer para ajudar Uruaçu, eu faço”, manifestou doutor Edmar na cerimônia de inauguração do Hospital Edmundo Fernandes, relembrando ter deixado Uruaçu apenas para estudar (“A família sai, mas volta, porque gosta de Uruaçu!”), algo que aconteceu também com três filhos dele – Edmar Fernandes de Carvalho Júnior (doutor Edmar Júnior), das áreas cardiológica e de hemodinâmica e, responsável técnico pela casa de saúde; e, Luis Kléber Fernandes de Lima, urologista. Outro médico filho, o anestesista Luis Clayton estava, na data, na Residência Médica.

Ocasião em que doutor Edmar fez impecável explanação – em discurso para plateia de sócios, autoridades, populares, familiares e convidados e convidados em geral –, sobre a concepção da iniciativa, fruto dos ideais do humilde, pai, trabalhador, médico, intelectual Edmundo Fernandes de Carvalho (também chamado de doutor Edmundo Pai), nascido em 24 de janeiro de 1927 e falecido aos 6 de julho de 2019.

Investimentos superiores a R$30 milhões (obra civil e equipamentos): esse é o montante aplicado no maior investimento privado de todos os tempos em Uruaçu, com doutor Edmar destacando que o empreendimento conta com sócios-proprietários, entre familiares, médicos e profissionais afins.

Mencionando que a estrutura chega pautada em dois pontos – a questão histórica e o apogeu/a deficiência na área (igualmente fez o filho doutor Luis Kléber, perante a imprensa) –, ele comentou que nos anos 1970 detalhes técnicos atrapalharam o pai colocar em funcionamento o hospital sonhado, mesmo com a sede, erguida ao lado do hoje novo imóvel, já concluída. “Mesmo com a persistência de meu pai abrir um hospital, ele não conseguiu e, esse sonho dele eu alimentei a vida toda”, detalhando que o pai, enfático na decisão de ser médico, teve como alternativa estudar no Rio de Janeiro, então capital federal, pois inexistia Faculdade de Medicina em Goiás.

Ainda no Rio e trabalhando no hoje Correios (com isso, ajudava custear despesas), doutor Edmundo recebeu propostas pomposas do governo federal de mudança para Brasília, ainda em construção. Recusou de prontidão, pois sua missão seria concluir o curso e atuar imediatamente em Uruaçu, algo que fez até os últimos meses de vida. Só parou quando o corpo realmente não mais suportava, vitimado por problemas de saúde. Lúcido, chegou a ver o início da obra do hospital e, em determinado dia, levado em carro por doutor Edmar visualizou a obra subindo e a considerou grande, sendo que o filho lhe comunicou que o espaço levaria seu nome. Emoção total! “Pioneiro, de total identidade com Uruaçu, sua cidade que tanto amava, ser humano espetacular, médico, ele merecia essa homenagem e, não é porque é meu pai, não! Vem a modernidade e a visão dele, em todas as épocas, era bem adiante. Daí o nome, a homenagem!”, frisou.

Doutor Edmar e os filhos também recusaram (e ainda recusam) propostas para atuarem em outros centros, com todos agradecendo e negando convites. “A terra, a comunidade quem faz somos nós!”, cravou à imprensa. Mais: “Uruaçu, cidade que meu pai ajudou crescer e progredir, volta a ser grande referência na saúde privada”, lembrando que Uruaçu também avança também na Saúde Pública.

 

Junção de forças

Mencionando nomes da esposa Marliéte Carvalho; dos filhos; dos irmãos Edmundo Fernandes de Carvalho Filho, médico com atuação em Goiatuba-GO. e Maria Fátima Fernandes de Carvalho (aposentada pelo Instituto Nacional do Seguro Social [INSS]); de sócios; e, parceiros, discorreu sobre as trajetórias do pai, da família, do conjunto de idealizações, do empreendimento, aos dias atuais.

Citando também Marcos Alberto de Assunção (Marquinhos), da empresa Projetar – Projetos e Construções, técnico em edificações, pontuou que ele, de Uruaçu, não mediu esforços para que a obra tivesse excelente andamento e fosse concluída a contento. Uma atuação perfeita, juntamente com a esposa Ciclaide Assunção, arquiteta e urbanista, especialista em arquitetura hospitalar.

O Hospital Edmundo Fernandes está localizado na rua Jacinto da Silva Rocha Vidal (antiga Quintino Bocaiúva), quadra 13, lote 2, esquina com a avenida Tocantins, no Centro.

 

Carta

Na cerimônia de inauguração, também discursaram autoridades e familiares.

O também médico Edmundo Fernandes de Carvalho Filho, com atuação em Goiatuba-GO. e irmão de doutor Edmar, fez leitura de carta própria, editada especialmente para a ocasião.

O JORNAL CIDADE solicitou que doutor Edmundo, prefeito de Uruaçu no mandato 1997-2000, disponibilizasse a mesma (cópia), que ganha publicação nesta reportagem.

 

Carta editada e, lida por doutor Edmundo Filho no evento – Reprodução/Jota Marcelo

 

(Jota Marcelo)

error: Conteúdo Protegido!!