Professor Ricardo Pacanaro recebe honraria do deputado Zé Mário no Congresso

Professor Ricardo Pacanaro, titular da Coordenação Regional de Educação de Uruaçu, é homenageado em Brasília, durante solenidade de diplomação de mérito. O Congresso entrega o Diploma do Mérito Educativo Darcy Ribeiro (instituído em 1998) a pessoas ou instituições que tenham oferecido contribuições relevantes para a causa da Educação brasileira.

Professor Ricardo Pacanaro, na solenidade de Diplomação de Mérito do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, ladeado pelo deputado Zé Mário e por Antônio de Freitas Filho (Faeg) – Fotos, inclusive as duas da home: Toninho Barbosa/Divulgação

 

Câmara dos Deputados, Brasília: profissionais da Educação homenageados pelo congressista Zé Mário, com eles, na foto

 

Deputado federal Zé Mário: atenção para a área educacional e valorização dos que nela militam, colaborando com a formação de milhões de pessoas

 

Parte dos agraciados por Zé Mário, com Professor Ricardo Pacanaro à direita

 

Panorâmica de parte do plenário da CCJ, local da cerimônia

 

Professor Ricardo Pacanaro: concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha a pessoas e instituições que oferecem contribuição relevante para a causa educacional. Com o deputado Zé Mário e José Carlos (Zezinho)

 

Prêmio Darcy Ribeiro de Educação é entregue todo ano, contemplando profissionais e representações do País – Foto: Divulgação

 

Professor Ricardo Pacanaro com Claudinei Rigonato, assessor de Zé Mário – Foto: Divulgação

 

Na ocasião da cerimônia, realizada dia 16 de dezembro e prestigiada por autoridades, personalidades, lideranças municipais, estaduais e federais, Professor Ricardo Pacanaro recebeu a homenagem do propositor, deputado José Mário Schreiner (MDB-GO), no plenário da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Na abertura e apresentação de mais uma edição do Prêmio Darcy Ribeiro, que também contemplou outros nomes da Educação, Lucas Cordova Machado, secretário geral da Comissão de Educação da Casa Leis, registrou boas vindas, explanou sobre a honraria e iniciativa do parlamentar goiano, parabenizando os condecorados.

Usando a palavra, Zé Mário enalteceu a área educacional e a atuação dos que nela estão inseridos, colaborando com a formação de milhões de pessoas. Reforçando a observação de que o trabalho dele sempre dispensa atenção especial para o segmento, o deputado agradeceu o empenho profissional (aos quais manifestou parabéns) e a presença de cada agraciado presente, igualmente os acompanhantes.

Como parte da cerimônia, houve visita guiada ao plenário, Palácio da Câmara, com interação salutar. A organização, o homenageado e os convidados participaram de almoço no Restaurante Anexo III do órgão.

Em Rede social, Professor Ricardo Pacanaro publicou: ‘Agradeço primeiramente a Deus, minha família, ao governador Ronaldo Caiado, Professora Fátima Gavioli, deputado federal José Mário Schreiner, Coordenação Regional de Educação de Uruaçu (toda minha esquipe), gestores e todos os líderes políticos que representam o governador nas nove cidades que compõem a Coordenação (são 10.000 alunos, 1.301 servidores, distribuídos em 29 escolas, 15 extensões). Gratidão a todos!’.

 

Darcy Ribeiro

O Congresso entrega o Diploma do Mérito Educativo Darcy Ribeiro (instituído em 1998) a pessoas ou instituições que tenham oferecido contribuições relevantes para a causa da Educação brasileira.

O antropólogo mineiro Darcy Ribeiro tornou-se nacionalmente conhecido por seus trabalhos nas áreas educacional, sociológica e antropológica. Ao lado de Anísio Teixeira, foi um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília (UnB), da qual foi o primeiro reitor. Também foi o idealizador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e do Memorial da América Latina em São Paulo. Foi ministro da Educação durante o Regime Parlamentarista do governo do presidente João Goulart, entre 1962 e 1963, e chefe da Casa Civil entre 1963 e 1964. No regime militar, teve os direitos políticos cassados e exilou-se no Uruguai. No retorno, foi vice-governador do Rio de Janeiro durante o mandato de Leonel Brizola (1983-1987).

Foi eleito senador pelo Rio de Janeiro, tomando posse em 1991. Como parlamentar, foi responsável pelo projeto de lei que deu origem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). Exerceu o mandato até sua morte em 1997, vítima de câncer, aos 74 anos de idade.

 

(Informações: Acervo/Professor Ricardo Pacanaro, Assessoria do deputado Zé Mario e Câmara dos Deputados. Com Redação)

error: Conteúdo Protegido!!