VLI entrega passagens em nível de projeto de modernização da segurança ferroviária

Esta é mais uma etapa da iniciativa Centro de Controle de Passagens em Nível (CCPN), que faz acompanhamento 24 horas de cruzamentos com a linha férrea.

Projeto utiliza tecnologia para comunicar, monitorar e atuar nos sistemas eletrônicos de sinalização – Fotos, inclusive da home: VLI/Divulgação

 

Em 11 de outubro, a VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, inaugurou o projeto Centro de Controle de Passagens em Nível (CCPN) em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O evento se realizou no auditório da sede da Guarda Civil Municipal, localizado na praça Getúlio Vargas, 61, bairro São João Batista. Como objetivo, dar ainda mais segurança às travessias da linha férrea, por meio do controle e da modernização das passagens em nível (PNs).

Na cidade foram modernizadas as passagens em nível do Centro e do Rio das Velhas, que serão monitoradas 24 horas por dia pela Central de Controle instalada em Betim, também na RMBH. O projeto tem como base o conceito de IOT – sigla em inglês para “internet das coisas” –, em que a tecnologia é utilizada para comunicar, monitorar e atuar nos sistemas eletrônicos de sinalização das PNs. Isso significa que haverá acompanhamento diário da circulação de trens e movimentação de veículos.

Além disso, haverá o monitoramento por meio de câmeras de segurança e alarmes instalados nos cruzamentos da linha férrea. Em caso de necessidade de manutenção, a companhia terá uma equipe dedicada também 24 horas, para reparos preventivos e corretivos nas passagens em nível.

 

Outras unidades

As obras deste projeto de modernização de cruzamentos com a linha férrea incluem a instalação de câmeras, cancelas eletrônicas, sinalização semafórica acústica, guarda-corpo para direcionamento do fluxo de pedestres, revitalização de pavimento e construção de calçada, entre outras melhorias. Elas tiveram início em maio e a previsão é de que sejam concluídas até dezembro deste ano.

Além de Santa Luzia e Betim, na Grande Belo Horizonte, que receberam as primeiras passagens em nível modernizadas, outras cidades localizadas na área de atuação da companhia serão contempladas pela iniciativa nos próximos meses. Segundo o gerente-geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da VLI, Mario Filippetto, esse é um projeto que dará ainda mais segurança aos Municípios onde a FCA opera.

“A iniciativa da CCPN ampliará a harmonia na interação com a ferrovia, bem como trará, com sua tecnologia, mais confiabilidade e segurança à operação da companhia, que já é acompanhada 24 horas por dia, pelo Centro de Controle de Operações”, destaca. Ele narra que todos devem manter uma postura segura em relação à linha férrea. “É preciso que motoristas e pedestres respeitem a sinalização e o aviso de ‘pare, olhe e escute’”.

A VLI engloba as Ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos-SP, São Luís-MA e Vitória-ES.

 

(Informações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!