Marden Júnior participa do lançamento de lei para implantação da tecnologia 5G, em Goiás

Governador Ronaldo Caiado se reúne com representantes de 49 municípios contemplados com liberação do novo sinal de Internet pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Ceei) – HUB Goiás.

“Nas próximas semanas, já vamos preencher os documentos necessários para a criação do projeto de lei. Em seguida, vai para votação na Câmara Municipal. Queremos ser pioneiros. Toda população poderá utilizar os inúmeros benefícios deste padrão de tecnologia”, informa prefeito – Foto (acima e da home): Comunicação

 

O prefeito de Trindade, Marden Junior, participou na terça 14 de março, do lançamento, feito pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, da lei estadual para a implantação do 5G em Goiás. O evento aconteceu a sede do Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Ceei) – HUB Goiás.

Trindade faz parte da segunda fase de liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que o 5G seja implantado nos Municípios goianos. São 49 localidades que integram esse grupo. O setor produtivo local espera ansioso a chegada da nova tecnologia.

Marden Junior projeta que o Município será um dos primeiros do Estado a estar com tudo em ordem. “Nas próximas semanas, já vamos preencher os documentos necessários para a criação do projeto de lei. Em seguida, vai para votação na Câmara Municipal. Queremos ser pioneiros. Toda população poderá utilizar os inúmeros benefícios deste padrão de tecnologia”, pontua.

A partir de agora, operadoras do serviço poderão instalar o sistema nos Municípios. Porém, é necessário que tenham uma legislação própria para, a partir daí, serem implantadas as antenas que vão permitir acesso à tecnologia. A perspectiva é de melhoria para trabalhos remotos em diversos setores como saúde, agropecuária, automação industrial, transações comerciais e estudos.

O anúncio da legislação goiana faz parte da Política de Estímulo à Implantação de Tecnologias de Conectividade Móvel, estabelecida em Goiás por meio da lei estadual 21.774, de 4 de janeiro último.

 

Necessidade

O representante da Anatel, Artur Coimbra, aponta a necessidade de legislações próprias. “A expectativa é de que, em até seis anos, todo o País esteja coberto pela tecnologia 5G, mas é necessário também o esforço dos Municípios. O Governo de Goiás fez o dever de casa e, agora, é preciso que as Prefeituras se adequem, as operadoras cheguem e a população tenha acesso a essa tecnologia”, destaca. O governador pondera os benefícios do 5G e espera que todas os Municípios goianos estejam, em breve, aptos a oferecer o serviço.

Em telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo no final do ano de 2018, e é o sucessor planejado das redes 4G, que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais.

 

(Informações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!