Governo de Goiás quer reduzir filas de internação e cirurgias

Plataformas adquiridas pela gestão estadual em Porto Alegre visam regulação de consultas, leitos e procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Protocolo entre o Governo de Goiás e a Prefeitura de Porto Alegre foi assinado na sexta 5 de abril – Foto, inclusive a da home: Junior Guimarães/Secom Goiás

 

Com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB), o Governo de Goiás oficializou na capital do Rio Grande do Sul, dia 5 de abril, aquisição do Sistema do Complexo Regulador de Saúde de Porto Alegre. A assinatura do protocolo de intenções se realizou diante do prefeito Sebastião Melo (do MDB e que é goiano de Piracanjuba), na sede da Prefeitura.

O intuito central de Caiado e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) é a garantia de ampla e dial integração, agilidade, eficiência, qualidade no atendimento aos pacientes, além de diminuir filas de internação e cirurgias.

Segundo Caiado, o novo sistema a ser implantado em todas regiões do Estado “indica quantos pacientes estão em situação de urgência, emergência, outros tantos em cirurgias eletivas, qual é o custo de cada procedimento, o tempo de internação de cada paciente e a vaga que se tem dentro dos serviços especializados em saúde”.

O governador salienta que o propósito é “avançar cada vez mais na diminuição do tempo de internação e também de cirurgia”.

 

Plataformas

Negociações para aquisição tiveram início em julho, oportunidade em o que o prefeito se reuniu com Caiado no Palácio das Esmeraldas. Para Sebastião Melo, o sistema é processo que reduz o custo e qualifica o atendimento ao cidadão. “Quero agradecer essa parceria e dizer que estamos juntos. Vamos trabalhar para que Goiás possa implementar o mais rápido possível”, manifesta.

Em dados da Secom Goiás, o suporte é desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Procempa), sob parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da localidade e o sistema possui três plataformas dedicadas à regulação no SUS, compondo o sistema oficial de regulação do Governo gaúcho, a partir de convênio firmado com a Prefeitura porto-alegrense.

Outras informações versam que serão implementadas ‘plataformas de Gerenciamento de Consultas (Gercon), de Gerenciamento de Internações (Gerint), para controle de leitos, e de Gerenciamento de Procedimentos de Alta Complexidade (Gerpac), para gestão de procedimentos especiais, como de oncologia. Elas possibilitam o compartilhamento de informações com os prontuários dos serviços de saúde.’.

 

(Reportagem [Com informações da Secom Goiás]: José Marcelo, estagiário do JORNAL CIDADE em convênio com a UniAraguaia [Goiânia-GO.])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!