Assembleias e ‘Estatuto’: Goiás Esporte Clube no caminho da modernidade

Assembleias realizada na terça 21 e outra, agendada para amanhã, 23, definem novos tempos para o Goiás Esporte Clube, que em breve tende se tornar uma SAF, buscando futuro promissor, com conquistas, jogando o atraso para escanteio.

Goiás Esporte Clube passa por mudanças administrativas, abrindo espaços e oportunidades conectadas com a atualidade e o futuro – Imagem (acima e da home): Divulgação/Goiás

 

Através de novo Estatuto Social, as reuniões definem mudança na forma como gestão e política e, transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que é a constituição de uma empresa voltada para a gestão do futebol.

De forma natural, existem diferentes correntes, com uma parte de associados optando por mudanças, enquanto outros preferem a modelo atual. Na primeira votação, ontem, por 138 votos a 15, houve aprovação de mudança de Estatuto. Amanhã, nova Assembleia, bem mais ampla.

21 de novembro de 2023 já é uma data histórica para o Goiás, com as alterações aprovadas. 23 de novembro de 2023 tende ser uma data ainda mais histórica para o clube esmeraldino, que, busca sair do marasmo de décadas: ganha um ou outro título estadual; não se sustenta na Série A do Campeonato Brasileiro (são sucessivos rebaixamentos – sobe e desce. Caiu cinco vezes, em:

-1993 (ficou na Série B em 1994. Voltou a disputar a elite do Nacional em 1995);

-1998 (competiu na B durante 1999. Desfilou no topo maior em 2000, indo até 2009);

-2010 (amargou a B nos anos 2011  e 2012. Subida para a Divisão principal em 2013);

-2015 (uma angústia longa na B entre 2016 e 2018. Se posicionou novamente na A, em 2019);

-2020 (esteve na B em 2021. Retornou em 2022);

-2023 (tendência: novo descenso. Um desastre e essa fase/fama de clube ioiô precisa acabar!).

Está, hoje, para variar em tremendo sufoco no Brasileirão); não faz sucesso também em outras competições nacionais; e, consequentemente, não logra êxito em Campeonatos internacionais, para os quais raríssimas vezes, no alto de seus mais de 80 anos, se classificou.

 

História

Em dados do clube: ‘O Goiás Esporte Clube nasceu de um sonho, que teve os primeiros passos rumo à realidade na noite de 6 de abril de 1943, na calçada da rua 23, Centro de Goiânia, sob um poste de iluminação pública. Foi neste local que um grupo de amigos, que tiveram o sonho em comum, começou a organizar o clube que hoje, passados 80 anos, se transformou num dos principais do País e indiscutivelmente o maior do Centro-Oeste. Ali, naquela calçada, sob aquela luminária, nasceu um campeão. Na verdade, o inusitado local de fundação do Goiás tem um motivo até certo ponto simplório.’

Na ótica do JORNAL CIDADE, o Goiás pode e, muito, crescer, se abrindo mais para a modernidade, os tempos atuais (bem distintos de épocas passadas) e do futuro, que será vastamente diferente do que é hoje! Se conectar com as realidades do presente e do futuro: isso é preciso acontecer em tudo na vida!

 

Saiba mais:

Goiás define seu futuro nessa semana com reunião do Conselho e Assembleia Geral

 

Leia também:

São Caetano muda de nome, mas gestor recua sobre trocar escudo: ‘Vamos respeitar a torcida’

 

(Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!