OPINIÃO

DIVERSOS

‘EDITORIAL’ – Edição 402 (16 a 31/05/2023) – ‘Destino correto ao lixo. Higiene’

5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, Semana do Meio Ambiente. Períodos importantes, com ninguém devendo esquecer que se torna necessário voltar atenção para as causas ambientais em tempo integral.

Englobando a questão do lixo, é importantíssimo cada ser humano se dedicar ao máximo, ajudando higienizar com qualidade e fluir um mundo mais limpo, em melhores condições. Isso é possível através de atos em todos os níveis, começando por atitudes em casa, que devem ser praticadas com continuidade, vontade, paciência. Exemplos e oportunidades não faltam!

Colocar, manusear bem o lixo na sacolinha, que precisam ser bem amarradas (se necessário, use mais de uma, conforme o peso e conteúdo; atraídos por cheiros, gatos e cachorros adoram rasgar sacolinha em busca de alimentos), colocando-a de maneira organizada na lixeira. Evitar colocar sacolinha na lixeira com antecedência grande em relação ao horário/dia do recolhimento, especialmente se for lixo orgânico. Inadmissível transformar a lixeira em reduto de sujeira, carniça, com lixo se esparramando. Não colocar lixo fracionado (solto) nas lixeiras, pois não é função do trabalhador do caminhão da limpeza pública recolher individualmente papel de balinha, casca de laranja, fralda, etc.

Fazer coleta seletiva domiciliar é, sim, possível, por menor e simples que seja o lar. Contribuir com o reaproveitamento de lixo: você pode ajudar, claro! Pilhas, baterias, eletrônicos serem levados aos pontos de recolhimento. Óleo de cozinha usado: coloque em garrafas PET, destinando-o à reciclagem. Condomínios estão instalando pontos de coletas.

Alumínio; e, ferragens, inclusive um grampo que seja: separe e doe ou venda, pois são metais recicláveis. Não colocar vidro na lixeira; leve até uma vidraçaria. Sabe-se que diversas Prefeituras têm ou estão instalando serviço de recolhimento de vidro. Tinta, verniz e solvente envolvendo pintura: não descarte nas pias, nos tanques e bueiros. Não vai usar? Doe.

Muita gente se afirma correta, cobra muito, mas deixa o cocô do cachorro nas vias públicas, nas calçadas, nos jardins! Quando possível, evite que o cachorro faça xixi em determinados locais. Conforme a situação, carregue o cão dentro do elevador.

Via pública – pedestre e motorista –, não é local onde se descarta lixo, nem mesmo guimba e carteira de cigarro, garrafas, latinhas, papel, plástico. Nada, nada!

Córrego, rio, lago, lagoa: jamais jogue lixo nessas preciosidades da natureza ou em suas margens. Praia: não deixe nada na areia.

Se é importante ir até a lixeira, vital também e ter em mente, sobre coleta seletiva e o sistema de cores identificadoras do tipo de material a ser reciclado: azul (papel, papelão), verde (vidro), vermelho (plástico), amarelo (metal), marrom (resíduo orgânico).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!