OPINIÃO

DIVERSOS

‘EDITORIAL’ – Edição 418 (16 a 31/01/2024) – ‘Feriadão: cuidado maior no trânsito’

Mais um feriado prolongado em função do Carnaval e, nunca é demais tomar atitudes com máxima atenção quando o assunto é trânsito. Importante cada família conviver no período pós-carnavalesco com lembranças normais, boas lembranças, sem registros de quaisquer tragédias!

Em dados do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), fica o alerta aos condutores, sobre a necessidade de fazer a revisão veicular antes de cada viagem. Segundo o Instituto Scaringella Trânsito, a má conservação dos veículos é responsável por 30% dos acidentes nas estradas. Conforme a pesquisa, as principais falhas apontadas em acidentes estão relacionadas à falta de manutenção dos pneus, freios, amortecedores, níveis de óleo e água e do sistema de iluminação. É necessário, demais, fazer revisão preventiva. Em 2023, 14.086 veículos foram flagrados circulando em mau estado de conservação em Goiás. A infração grave, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é passível de punição com multa de R$195,23, cinco pontos na habilitação do proprietário e retenção do veículo até que o problema seja sanado.

A autarquia, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), vai deflagrar a Operação Carnaval 2024 – Vira Virou: Não Deixe o Carnaval virar tragédia. Durante o feriado serão desenvolvidas ações de educação de trânsito e intensificadas blitzes da Balada Responsável visando combater a combinação de álcool e direção, prevenindo acidentes. As ações de conscientização, inclusive com abordagens da parte de educadores de trânsito, vão alertar para sobre perigos da mistura de bebida x volante, que excesso de velocidade, desrespeito às leis de trânsito resultam em catástrofes.

A Zul, startup no segmento de mobilidade urbana fundada em 2016, deixa a dica, sobre viajar e, tópico Planeje a rota com antecedência, está: o primeiro passo é definir o horário para sair de casa e se planejar para isso. No Carnaval, o melhor dia para a viagem de ida é na sexta-feira de manhã (até 12h. Ou após 12h do sábado). E a volta, na quarta-feira à tarde (após 12h. Ou, antes, na segunda, até 19h).

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) soma parcerias com entidades públicas e privadas de ligação com o setor de transportes terrestres, por meio de campanha conjunta que conscientiza sobre a realidade do álcool e da direção não andarem juntos! Ao passado, houve cerca de 68 mil sinistros de trânsito nas rodovias federais brasileiras, com destaque negativo para a imprudência, envolvendo álcool e direção, mais excesso de velocidade. No cotidiano (fora dos feriadões), o uso de álcool no trânsito é responsável por 1,2 mortes/hora no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!