OPINIÃO

DIVERSOS

‘EDITORIAL’ – Edição 289 (1º a 15/09/2018) – ‘Saúde pública melhor: uma precisão’

Saúde pública: esta edição abre vasto espaço para a questão. Cresce, sem parar, o sofrimento das pessoas que necessitam de atendimentos, um problema de Uruaçu, da região, do Estado, do País e do mundo. Expandir e qualificar a prestação de serviços, realmente se tornou urgente.

Foi agendada para 18 de setembro, no auditório da Igreja Assembleia de Deus Madureira (avenida Santana, setor Sul, Uruaçu), a realização do quarto Seminário de Experiências Exitosas da Planificação da Atenção à Saúde – Processo de Tutoria nas Macrorregiões de Saúde.

Na chamada macrorregião de saúde Centro Norte, oportunidade, nesse Seminário para Atenção Básica, para “que os profissionais de Municípios distintos possam conhecer os trabalhos realizados em diversas regiões”, afirma a titular da Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde (Spais), Evanilde Fernandes

O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), através da Spais e, já foi ocorreu em três macrorregiões, orientando mais de 800 profissionais de saúde. Ela especifica ainda ser momento em que os profissionais trocam experiências, conhecimentos.

Segundo a SES-GO, a edição uruaçuense tem expectativa para 350 profissionais de saúde de 55 Municípios macrorregionais. Em Uruaçu, a tutoria está implantada nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, o processo de planificação na localidade começou em 2017. Secretário municipal da saúde de Uruaçu, David Damacena diz que a produtividade na qualidade dos serviços já é notada, pontuando que as mudanças no atendimento nas UBSs melhoraram. “A população percebe a melhora nos serviços prestados pelas equipes de saúde. Foi feito um remapeamento da população e os agentes comunitários de saúde [ACSs] conseguem ter mais atenção para as famílias que atendem”.

Para a gerente de Atenção à Saúde da Spais, Ravena Miranda, o processo de tutoria já foi implantado em 101 Municípios e até dezembro próximo o número deve aumentar. “O processo de tutoria é uma forma de ajudar a fazer junto e empoderar os profissionais que compartilham experiências e conhecimentos”, afirma. A Planificação da Atenção Básica é um processo realizado entre a Secretaria estadual e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), estando presente em todos os Municípios goianos. Ao JORNAL CIDADE, o prefeito anfitrião, Valmir Pedro (PSDB), memorizou estar empenhado pelo melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!