Governador esteve na celebração, no Povoado de Areias, onde Igreja em louvor a padroeira do Brasil foi restaurada com recursos do Tesouro Estadual.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), participou na quinta 12 de outubro, no Povoado de Areias, na cidade de Goiás, da Missa em celebração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do local e também do Brasil. A celebração presidida por d. Jeová Elias Ferreira, bispo da Diocese de Goiás, foi realizada na sede do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida e atraiu milhares de fiéis. As festividades em comemoração à santa na cidade tiveram início no dia 3 de outubro, com a novena e terminam na primeira data citada.
“Hoje é um dia muito especial para todos nós brasileiros. É um momento, também, de reflexão para analisar tudo aquilo que fizemos no decorrer do ano e o que estamos propondo a fazer nos próximos”, afirmou o governador, que também lembrou a relação pessoal que tem com a referida Igreja. “Faz parte da minha história, da minha vida. Me sinto muito próximo de Deus aqui e peço a intercessão dela [Nossa Senhora] para que a gente continue governando o Estado, devolvendo Goiás aos goianos e melhorando a vida das pessoas”, declarou.
Um dos templos religiosos mais representativos do patrimônio arquitetônico e histórico da cidade de Goiás, a Igreja de Nossa Senhora de Aparecida passou por ampla restauração. Executada com recursos do Tesouro Estadual, no valor de R$1,7 milhão, a obra incluiu reparos nos pisos e paredes; reparos e implantação de sistema elétrico e de cabeamento estruturado e hidrossanitário; revisão da cobertura, sistema de drenagem pluvial e de revestimentos externos e internos; pinturas internas e externas; e, calçamento externo e reformas nos banheiros.
Mais segura
“Ela ficou por um período muito longo sem ter um processo de restauro, sem recuperar a beleza dessa Igrejinha. E vocês viram que aqui agora nós fizemos também um acesso para a Igreja, a todas as pessoas que têm limitação para poder andar ou poder se locomover, mesmo com auxílio de aparelho ou de cadeira de rodas”, assinalou Caiado.
Com a restauração, a estrutura, construída em 1910, agora está mais segura para receber fiéis e visitantes. O templo fica em um outeiro às margens da rodovia GO-070, a poucos quilômetros da zona urbana. Os serviços de restauração foram iniciados em setembro de 2022 e finalizados em julho deste ano com e contou com supervisão da equipe técnica da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
“Após anos sem poder fazer essa ‘Romaria’, experimentamos o reencontro. É o segundo ano desde que estou aqui que podemos celebrar a festa da Nossa Senhora Aparecida juntos”, afirmou d. Jeová ao lembrar do período de restrição da pandemia da Covid-19. O bispo também comentou a fé dos brasileiros na padroeira do Brasil. “Aqui no nosso País, nossa mãe cultuada é Nossa Senhora da Conceição de Aparecida, que apareceu no rio Paraíba, em Aparecida, em 1717. Uma imagem negra. Foi um período triste, sofrido, vergonhoso da história do nosso País, o período de escravidão. Essa mulher veste-se como serva, como escrava, para fazer a vontade de Deus, para nos convidar a viver como irmãos”, pregou durante a homilia. Participaram também da celebração o deputado estadual Wagner Neto (SD) e o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouveia (PT).
(Informações: Secom Goiás – Governo de Goiás)