HCN sedia ‘1ª Semana do Meio Ambiente’ para refletir sobre a sustentabilidade nos hospitais

Os três dias de evento contam com reflexões sobre sustentabilidade, apresentando projetos bem-sucedidos de saúde ambiental.

Durante as atividades, desenvolvimento de diversas atividades gratuitas, a fim de ampliar o debate sobre sustentabilidade com a população e os profissionais da saúde – Imagem (acima e da home): Divulgação

 

A Semana do Meio Ambiente, promovida pela primeira vez pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Federal de Uruaçu (IFG), acontece no período 3 a 5 de junho, em vários locais em Uruaçu. O evento, gratuito apresenta o tema Sustentabilidade nos Hospitais: Em busca do ESG, expondo debate atual e inovador, marcando também o lançamento oficial do projeto da primeira Usina Solar de um hospital no Estado de Goiás, no Hospital Centro Norte Goiano (HCN).

Segundo a médica Karina Pavão, responsável pela área de sustentabilidade e ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa) do IMED, o tema dos hospitais sustentáveis é de extrema importância, já que existe um movimento internacional alertando o quanto os serviços de saúde, e hospitais em especial, precisam implantar ações sustentáveis em seus processos para buscar diminuir seus impactos ambientais negativos.

“Realizar uma melhor segregação dos resíduos que produzem, diminuir a geração de lixo, ter maior eficiência energética, conscientizar os próprios colaboradores para implantarem ações mais sustentáveis, são exemplos de ações que têm um grande impacto. A Semana do Meio Ambiente tem o intuito de levantar essas discussões para garantir não apenas a saúde dos pacientes nos hospitais, mas também a saúde do nosso planeta”, avalia.

Durante as atividades, desenvolvimento de diversas atividades gratuitas, a fim de ampliar o debate sobre sustentabilidade com a população e os profissionais da saúde, apresentando projetos bem-sucedidos e discutindo alternativas em busca da saúde ambiental e do planeta. Para conferir a programação completa e garantir sua vaga gratuita, basta acessar imed.org.br/semana-do-meio-ambiente/.

No dia 3, na Secretaria de Meio Ambiente, visita ao Horto Florestal Chico Mendes, propondo uma trilha de conexão com a natureza e momento de vivência no auditório Sustentável da Secretaria.

Para o sábado 4, o evento marcou, na sede do Lions Clube de Uruaçu, atividade de capacitação para a Cooperativa de Reciclagem COOPCATARÚ, ia Programa Trilha Coopera e Recicla do Sistema OCB.

O HCN, unidade do Governo de Goiás, irá sediar evento presencial na segunda 5 de junho, disponibilizando também transmissão online para todos os inscritos. A programação ainda contará com palestras, apresentações culturais e uma Feira de artesanato local.

Além disso, a data marca o lançamento oficial do projeto da primeira Usina Solar de um hospital no Estado de Goiás, a fim de melhorar eficiência energética do HCN. E também será apresentada a política de ESG do IMED, organização responsável pela gestão da unidade.

 

Meio Ambiente e ESG

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todos os anos em 5 de junho, desde que foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972. A data nasceu com o objetivo de conscientizar a população de que se torna necessário agir de forma responsável em relação ao meio ambiente e ao nosso planeta, buscando viabilizar debates em torno de alternativas mais sustentáveis.

Sendo assim, torna-se fundamental que hospitais e instituições de saúde adotem ações mais sustentáveis, uma vez que essas organizações são fonte significativa de poluição e emissão de muitos gases de efeito estufa (GEE), que agravam as mudanças climáticas e acabam prejudicando o meio ambiente devido aos produtos e tecnologias empregadas, ao grande volume de resíduos sólidos produzidos, ao elevado consumo de energia e água, entre outros fatores.

O IMED busca trabalhar com os pilares do ESG, alinhando suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Agenda 2030, a fim de minimizar sua pegada (medida que calcula a emissão de carbono) frente às mudanças climáticas, que é um dos principais problemas de saúde pública nos dias de hoje.

Por isso, o HCN se tornou também o segundo hospital público do Brasil com sistema de monitoramento de utilities, com painel de controle para acompanhar o consumo de água e energia. Além disso, a unidade tem implantado ações para maior sustentabilidade ambiental, como uso racional de água, eficiência energética, gerenciamento adequado de resíduos sólidos, criação de indicadores socioambientais, cálculo da pegada de carbono e da emissão de gases de efeito estufa dos hospitais, entre outras.

Todas essas ações têm o intuito de mitigar a pegada de carbono da unidade, promovendo a saúde dos usuários com maior qualidade de vida e bem-estar, mas também cuidando da saúde do planeta.

 

(Informações, sob adaptações: Assessoria de Comunicação do HCN – Victor Weber)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!