Os corpos das cinco vítimas de Goiás que estavam no avião que caiu sábado no Amazonas chegarão ao Estado na noite da segunda 18 de setembro. O Governo de Goiás disponibilizou aeronave para o traslado. Voo Manaus-Goiânia foi programado para 12h, mas houve atraso em relação aos prazos projetados antes. O traslado inicial (com três corpos) foi concluído por volta das 22h, e o segundo (com dois corpos), projetado para cerca de 3h.
Rituais funerais em diferentes cidades serão rápidos – Fotos, inclusive a da home: Mauro Neto/Secom AM
Os corpos dos cinco turistas pescadores de Goiás mortos no acidente aéreo do sábado 16, no percurso Manaus-Amazonas, chegariam ao Estado por volta das 17h desta segunda 18, em aeronave disponibilizada pelo Governo de Goiás. Porém houve atraso, além do fato de apenas três deles terem sido trasladados, devido falta de espaço, mesmo com a retirada de poltrona – Marcos de Castro Zica, Renato Souza de Assis e Witter Ferreira de Faria.
Os corpos de Fábio Campos Assis e Gilcresio Salvador Medeiros foram levados de Manaus para Brasília, em voo fretado. A mesma aeronave governamental, minutos após aterrissar no Aeroporto Santa Genoveva e a retirada dos três ser concluída, se dirigiu a Brasília e buscou os outros dois corpos. Com isso, o início de cada velório também sofreu atraso e se estenderão até a manhã da terça 19, quando três serão sepultados e, dois cremados.
Conforme informado ontem pelo JORNAL CIDADE, o governador Ronaldo Caiado (UB) determinou que o Serviço Aéreo do Estado de Goiás (Saeg) fizesse o traslado, após conseguir autorização especial da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a prática do resgate.
Comoção coletiva
Os períodos dos velórios transcorrerão rapidamente e os sepultamentos (ou cremações) estão programados para a noite da segunda 18, em diferentes cidades.
As mortes dos 12 passageiros e dois tripulantes geraram verdadeira comoção nacional, em especial, da parte dos familiares, amigos, conhecidos, envolvendo diretamente Goiás, Minas Gerais, Brasília, Maranhão, Paraná e São Paulo.
A reportagem traz alguns dados sobre os funerais, com a observação de que horários foram alterados, devido a programação do voo Manaus-Goiânia, que foi marcado para às 12h (daqui cerca de duas horas). Antes, foi imaginado que seria na parte da manhã.
Leia mais sobre o maior acidente aéreo dos últimos 12 anos no Brasil, clicando aqui!
Vítimas
As vítimas, de acordo com informações da Manaus Aerotáxi, empresa pela qual voavam, são:
Passageiros:
Euri Paulo dos Santos (Uberlândia-MG), nascido em 1955, proprietário da Moderna Empreendimentos e Serviços – Foto: Arquivo pessoal/família / Portal g1 Triângulo (Uberlândia-MG)
Fábio Campos Assis. Morador de Anápolis (cidade goiana onde nasceu), 45 anos, era proprietário de uma distribuidora de bebidas. Ele trabalhou na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da companhia Brejeiro e, na franquia da loja de colchões Ortobom, ambas em Uruaçu, onde residiu por dez anos e tinha bom círculo de amizades. Velório em Anápolis, na sede da Funerária Senap (Memorial Aurélio José Almeida), na avenida Lídia Sousa Fernandes, bairro Paraíso. Sepultamento às 12h, no cemitério São Miguel – Foto: Aplicativo/amigo
Fábio Ribeiro (Mandaguaçu-PR), 60 anos, morava em Uberlândia, empresário do setor de cervejaria – Foto: Arquivo pessoal / Portal g1 Triângulo (Uberlândia-MG)
Gilcresio Salvador Medeiros. Apelidado de Gil, (Gil), natural de Pontalina-GO, estava com 74 anos, dos quais mais de 20 vivendo às margens do lago Serra da Mesa, área de Niquelândia. Proprietário da Pousada Serra da Mesa, mantinha ligação rotineira com Uruaçu, sede da filial do JORNAL CIDADE. Atendendo pedido, será velado e cremado em Goiânia, no Complexo Vale do Cerrado – Cemitério e Crematório Parque (saída para Trindade) – Foto: Rede social
Guilherme Boaventura Rabelo (Carmo do Paranaíba-MG), morava em Uberlândia, 43 anos, diretor da GJB Engenharia e Empreendimentos – Foto: Arquivo pessoal / Portal g1 Triângulo (Uberlândia-MG)
Hamilton Alves Reis (Ribeirão Preto-SP), morava em Franca-SP, CEO da empresa HR Consulting, prestadora de serviços de organização, estruturação, busca de produtividade e performance para outras companhias – Imagem (dentro do avião) e foto: EPTV 1 (São Carlos-SP)
Heudes Freitas (Taiobeiras-MG), 59 anos, morava em Uberlândia, diretor da Terra Engenharia Fundações e Sondagens – Foto: Portal g1 Triângulo (Uberlândia-MG)
Luiz Carlos Cavalcante Garcia (Uberlândia-MG), 62 anos, ex-diretor e integrante do Conselho Deliberativo do Cajubá Country Clube, situado na cidade do interior mineiro – Imagem (embarcando no avião): Portal g1 Triângulo (Uberlândia-MG)
Marcos de Castro Zica. Nascido em Uruaçu, dividia residência com Goiânia, tinha 48 anos, se formou em engenharia agrônoma. Empreendedor rural com atuação na cidade nortense goiana e, nas vizinhas Campinorte e Mara Rosa, além de negócios no Pará, era filho de Hélio Moreira Zica (o pai, tradicional morador de Uruaçu, bancário aposentado do Banco do Brasil, produtor rural, empresário e, homem religioso, juntamente com a esposa Iracema de Castro Morais Zica). Em Goiânia, no cemitério Jardim das Palmeiras, será velado (antes programado para a partir das 20h da segunda, na Sala 08 Imperial, teve início por volta das 23h) e sepultado às 8h da terça 19 – Foto: Arquivo pessoal/amigo de Marcos / Portal g1 Goiás (Goiânia-GO)
Renato Souza de Assis, empresário, nasceu em Jataí-GO e morava em Goiânia. Também atendendo pedido, será velado e cremado em Goiânia, no Complexo Vale do Cerrado – Cemitério e Crematório Parque. As cinzas serão jogadas em água corrente – Foto: Arquivo pessoal/filho
Roland Montenegro Costa, 70 anos, que, entre os roteiros de pescas, incluía também na agenda o lago Serra da Mesa. Prestigiado médico maranhense aposentado do Hospital de Base de Brasília, era um dos pioneiros nos transplantes no Distrito Federal – Foto: Rede social
Witter Ferreira de Faria era empresário do agronegócio. Nascido em Tupaciguara-MG, de ligação forte com Itumbiara, cidade do Sul goiano e onde será sepultado na terça-feira, às 8h, tinha 56 anos. Se destacou no comando na Herbicampo Representações, sediada em Uruaçu, onde residia há cerca de duas décadas – Arte/imagem: Divulgação/família
Tripulantes:
Leandro Costa de Souza (Comandante Leandro), 40 anos, natural de Boa Vista, capital de Roraima – Foto: Leidiana Nobles/Arquivo pessoal / Portal g1 RR (Boa Vista-RR)
Copiloto Fernando Luiz Galvão Bezerra Júnior, natural de Santarém-PA, residia em Manaus-AM e tinha 31 anos – Foto: Arquivo pessoal / Portal g1 AM
Local do acidente, diante a pista, em Barcelos – Arte e imagem: Portal g1 Triângulo (Uberlândia-MG)
(Jota Marcelo e Márcia Cristina. Com atualizações)