Desembargador Itaney Campos recebe ‘Comenda Coronel Gaspar’

Na terra natal Uruaçu, Itaney Francisco Campos foi agraciado com a mais alta honraria concedida pela Prefeitura da cidade do Norte goiano, na noite da sexta-feira 2 de setembro.

Desembargador Itaney Campos (4º – esq.) portando a Comenda Coronel Gaspar Fernandes de Carvalho, mais alta honraria do Poder Executivo de Uruaçu. Com ele, Rômulo Teixeira (esq.), cunhado; irmãos Solange e doutor Iliomar; esposa Leila; irmã Sônia; e, Raquel e doutor Gabriel (casal de sobrinhos) – Fotos: Assessoria de Imprensa/TRE-GO

 

Presidente do TRE Itaney Campos abrindo evento em Uruaçu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acontecimento, que envolveu duas datas, contou com a participação de autoridades, personalidades, populares e alunos – Mais fotos, abaixo

 

A honraria, desde 2017, ano inicial do primeiro mandato do prefeito Valmir Pedro, é entregue anualmente em 4 de julho, data do aniversário de emancipação político-administrativa do Município. São dez Comendas dessa categoria, para homens e, outra dezena (de nome Marisa dos Santos Pereira Araújo, prefeita nas gestões 2001-2004 e 2005-2008) para mulheres. Nos dois casos, sob aprovação de uma Comissão Organizadora, que avalia os serviços prestados ao Município, assim definindo os contemplados.

Com antecedência, o desembargador havia comunicado que não compareceria na cerimônia de 4 de julho por motivo de força maior, informando que brevemente poderia receber a homenagem. Mesmo assim, fez questão de solicitar ao irmão doutor Iliomar Campos que o representasse naquela oportunidade (sem o ato de receber a Comenda) – procedimento que foi feito e registrado pelo cerimonial.

Integrante do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), o desembargador, filho de Cristovam Francisco de Ávila (doutor Cristovam – promotor de Justiça aposentado e, prefeito de Uruaçu na década de 1970, em apenas duas citações profissionais), atua também na área cultural, é poeta, escritor e membro de distintas entidades culturais.

Representaram o Município, doutor Alexandre Barrozo, procurador-geral; e, o vereador Francisco Carlos de Carvalho, presidente da Câmara Municipal, que entregou a honraria e fez uso da palavra. O parlamentar disse que o fato de o desembargador estar no comando do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) “nos enche de orgulho ter um filho de Uruaçu no maior cargo do Estado na Justiça Eleitoral”. Comentando sobre as honrarias, Chiquinho parabenizou o agraciado e, mencionou que uma das autoridades presentes igualmente foi homenageada em 2022: doutor Afonso Antonio Gonçalves Filho, 1º promotor de Justiça da Comarca de Uruaçu e, relembrou que os relevantes serviços prestados pelos homenageados em favor de Uruaçu justificam 20 reconhecimentos por ano.

 

TRE

Presidente do TRE, Itaney Campos cumpriu agenda profissional em Uruaçu, participando do evento Conversando com a Justiça Eleitoral, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), em parceria com a Faculdade Serra da Mesa (FaSem), instituição de ensino superior local e sede de parte do acontecimento (e espaço onde foi homenageado), que englobou ainda a data anterior, em interação com diferentes unidades de ensino uruaçuenses e uma da vizinha Campinorte, via projeto Eleitor do Futuro, voltado ao ensino do exercício democrático para a crianças e adolescentes. Foram realizadas palestras para quase dois mil alunos.

A iniciativa, com Audiência Pública, contou com a colaboração da Ordem dos Advogados do Brasil Goiás (OAB-GO) – Subseção Uruaçu, presidida por doutor Rodrigo Magalhães. Aberto ao público em geral, o programa visa ampliar conhecimentos sobre o funcionamento do processo e da legislação eleitoral, combatendo as desinformações que envolvem a Justiça Eleitoral e, abordou os temas Segurança da Urna EletrônicaParticipação Feminina na Política; e, Desinformação e fake news, apresentados respectivamente por Cleyton Eufrásio, chefe da Seção de Suporte ao Voto Informatizado do órgão; Ludmila Torres, advogada e presidente do Tribunal de Ética da OAB-GO; e, Polianna Pereira dos Santos, assessora-chefe da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE).

Em parte de sua fala na abertura, o presidente resumiu suas ligações com Uruaçu.

 

Projeto Eleitor do Futuro, voltado ao ensino do exercício democrático para a crianças e adolescentes. Nas duas imagens, experiências adquiridas por alunos do Centro de Ensino em Período Integral Alfredo Nasser (acima) e do Colégio Nossa Senhora Aparecida (CNSA) (abaixo), em suas sedes – Fotos: Aplicativo

 

 

Desembargador Itaney Campos recebe a Comenda Coronel Gaspar Fernandes de Carvalho, entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Uruaçu, vereador Francisco Carlos de Carvalho (Chiquinho)

 

Desembargador presenteou anfitriões com livros

 

Chiquinho leva mensagens dos Poderes Executivo e Legislativo uruaçuenses, destacando o evento do TRE-GO e a homenagem

 

 

 

 

 

 

 

Leia também:

TRE promove evento em Uruaçu, com presença do presidente Itaney Campos, que será homenageado com ‘Comenda’

Homenageados comentam ‘Comendas’ recebidas

 

(Jota Marcelo. Com atualizações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!