Coletivo Gaffurina – Sarau da Jezebel vai homenagear e amplificar vozes de escritoras

Coletivo Gaffurina lança mais uma novidade, em suas Redes sociais e, a expectativa é grande em torno de apresentações musicais e poéticas que homenageiam talentos femininos da escrita.

Coletivo Gaffurina idealizou e vai oferecer duas apresentações presenciais e uma virtual, realçando e homenageando escritoras – Imagem, inclusive a da home; e, foto: Divulgação

 

Larissa Kramer: entre as atividades culturais, idealizadora e apresentadora, ao lado do parceiro musical Rodrigo Kramer

 

Foi lançado em Redes sociais dia 17 de abril último, pelo Coletivo Gaffurina, de Uruaçu, o Sarau da Jezebel, um show lítero-musical que destaca o protagonismo das mulheres na literatura.

Coletivo de arte com sequenciais e importantes atividades culturais empreendidas no cotidiano, o Gaffurina se notabiliza também por sempre buscar inovações para utilização em suas apresentações.

Idealizado e apresentado pela talentosa artista Larissa Kramer e, seu parceiro musical Rodrigo Kramer, o evento tem como objetivo principal homenagear e amplificar a voz das escritoras de Uruaçu e de Goiás, além de outras de renomes nacional e internacional. Isso, tentando fazer um retrato bem amplo da atuação da mulher na literatura.

O show lítero-musical conta com músicas autorais, do Sarau da Jezebel, músicas com apelo existencial, lúdicas, que tratam de amor e da conexão com a natureza, adianta a organização.

 

Por etapas

O Sarau da Jezebel será dividido em três etapas, diferentes datas, com horários a serem confirmados e que serão informados posteriormente:

1ª: um show na sede da Escola Municipal Lastênia Fernandes de Carvalho, apresentando músicas infantis do próprio Sarau e contação de histórias para o público infantil, no dia 10 de maio (sexta-feira).

 

2ª: um espetáculo na sede do Museu Dom Prada, destacando as poetisas da cidade de Uruaçu, do Estado de Goiás e, outras com reconhecimentos nas esferas nacional e internacional, atrativo programado para dia 1º de junho (sábado).

 

3ª: um show, via YouTube, no canal do Coletivo Gaffurina, para que todos possam participar, no dia 30 de julho (terça-feira).

 

Destaca-se que no Sarau da Jezebel haverá a presença especial de Valentina Kramer (PCD) participando dos shows presenciais e também com aforismos no show gravado para o YouTube. A ideia é criar representatividade às pessoas com deficiência.

Cabe destacar que o projeto foi contemplado pelo edital número 10/2023 d– Economia Criativa, da Lei Federal Paulo Gustavo, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

 

Origem

O Sarau da Jezebel teve sua origem no início de 2019 como um evento literário, que se destacava por valorizar os autores locais da cidade de Uruaçu, como Sinvaline Pinheiro, Mariano Peres e Ezecson Fernandes de Sá. Na ocasião, foi estabelecido um palco aberto para que artistas e integrantes da comunidade pudessem se expressar, seja através da declamação de poesias ou da execução de músicas. O evento foi um sucesso, chegando a incluir até mesmo batalhas de rap.

Com a chegada da pandemia da Covid-19, em 2020, os eventos culturais foram interrompidos, mas em 2021 o Sarau recebeu apoio da Lei Aldir Blanc, permitindo a realização de seis edições onlines, transformadas em série web que destacava escritores do Estado de Goiás, membros da Academia Uruaçuense de Letras (AUL) e jovens talentos.

Em meados de 2022, o Sarau da Jezebel foi convidado para participar da Feira Literária do Vale do São Patrício, organizada pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), ocasião em que foi prestada homenagem à escritora Sinvaline Pinheiro. Ao mesmo tempo, os produtores culturais Larissa Kramer e Rodrigo Kramer (casal) transformaram o Sarau em um show de música e poesia, dando vida aos poemas de Sinvaline Pinheiro, constantes no livro dela, Vez em quando vem me ver. O sucesso foi tamanho que, ainda em 2022 o Sarau foi convidado duas vezes pelo IFG Câmpus Uruaçu para apresentações em eventos institucionais.

Em 2023, o show concorreu ao projeto Claque – Retomada Cultural, do Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás) e, foi selecionado, sendo realizada edição em São Miguel do Araguaia, outra localidade do Norte goiano, com grande aceitação popular.

Dentro de 2024, o Sarau já realizou apresentações na sede da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Norte: Sede Uruaçu

Também, promoveu uma live destacando escritores locais, de Uruaçu e, músicas autorais produzidas pelo próprio Sarau, acessível no canal do Coletivo Gaffurina – Acesse, ao final da leitura da reportagem, aqui!

 

Todos os gostos

Atualmente, o Sarau da Jezebel possui dois shows distintos. Um voltado para o público adulto e divulgação de poetas e poetisas e, outro para o público infantil, com contação de histórias.

Em ambos, as músicas que embalam o público são autorais (refletindo a sua diversidade musical), tendo o Sarau um vasto repertorio de músicas, tanto para a ala adulta como para a infantil. Ou seja: oferece duas experiências únicas: show dedicado ao público adulto, destacando poetas e poetisas; e, outro direcionado às crianças, com sessões de contação de histórias.

O Sarau da Jezebel não abre mão dessa realidade cultural: compor, cantar, tocar repertório de músicas cuidadosamente selecionadas para diferentes públicos, proporcionando, de fato, experiência envolvente, tanto para os adultos, quanto para a criançada.

 

(Reportagem, com Comunicação/Organização: José Marcelo, estagiário do JORNAL CIDADE em convênio com a UniAraguaia [Goiânia-GO.])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!