Campanha educativa da Usina Uruaçu alerta sobre riscos da eletricidade

A eletricidade é mais perigosa do que outros riscos físicos como o calor, o frio e o ruído, pois só é sentida pelo organismo quando o mesmo está sob sua ação.

Cerca de 30% dos acidentes com energia ocorrem nas empresas – Fotos, inclusive a da home: Comunicação

 

 

 

 

 

A Usina Uruaçu, no Norte goiano, desenvolve por meio do Departamento de Segurança, a campanha Riscos com Eletricidade na Produção de Açúcar e Etanol com os colaboradores de diversos Departamentos da unidade. É importante destacar que a eletricidade é mais perigosa do que outros riscos físicos como o calor, o frio e o ruído, pois só é sentida pelo organismo quando o mesmo está sob sua ação.

O corpo humano, embora não seja um excelente condutor de eletricidade, apresenta características de condutor e infelizmente não possui nenhum sistema interno de proteção contra a corrente elétrica, gerando o chamado choque elétrico. Por isso, uma descarga elétrica pode levar facilmente uma pessoa a óbito. Cerca de 30% dos acidentes com energia ocorrem nas empresas. ⠀

 

Trabalho seguro

Segundo Valdeir Sena, Engenheiro de Segurança do Trabalho, o objetivo da ação é alertar os profissionais e chamar a responsabilidade que cada um tem a respeito de trabalhar de forma segura. “Hoje podemos considerar que as práticas de segurança são inovadoras e que o investimento nesta área gera bons resultados”, comenta.

“As atividades educativas são o melhor caminho”, explica. Confira dicas sobre procedimentos para evitar acidentes com energia elétrica:

-Realizar uma avaliação nas instalações elétricas pelo menos a cada cinco anos por profissional capacitado.

-Deve-se evitar também o uso de benjamins (Ts) e extensões para conectar vários aparelhos à mesma tomada, o que pode causar sobrecarga.

-É importante verificar a situação dos cabos, se há fios expostos, por exemplo.

 

(Informações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!