Medicina deve comemorar avanço, após cirurgia com coração de porco, diz médico Roberto Kalil
Doutor Kalil lembra que as primeiras tentativas de se transplantar coração de um outro animal para um ser humano datam de 40 anos.

Doutor Roberto Kalil: “Podemos estar presenciando o início de uma nova era dos transplantes”
O sucesso de uma cirurgia inédita realizada nos Estados Unidos, em que um homem recebeu por meio de transplante um coração de porco, abre caminho para que a medicina possa contar com novas técnicas, que venham amenizar a crônica falta de doadores de órgãos e, assim, salvar vidas. A opinião é do cardiologista Roberto Kalil, professor titular de cardiologia da Faculdade de Medicina da USP e diretor do InCor e hospital Sírio Libanês.
“A falta de doadores é algo comum no mundo. No Brasil, as doações de órgãos estão muito aquém do desejado. Muitas pessoas ficam na fila de espera para fazer um transplante cardíaco durante anos e, acabam falecendo, antes que tenham um doador de um coração e elas consigam fazer a cirurgia”, lembra. O procedimento – chamado de xenotransplante –, foi autorizado pelo FDA, órgão equivalente à Anvisa nos Estados Unidos. O coração animal, geneticamente modificado, era a única opção disponível para o paciente, que possuía uma doença cardíaca terminal.
Doutor Kalil lembra que as primeiras tentativas de se transplantar coração de um outro animal para um ser humano datam de 40 anos. “Há quatro décadas a ciência tem procurado encontrar uma maneira de tornar possível esse tipo de cirurgia, não apenas tecnicamente, mas essencialmente do ponto de vista da rejeição ao novo órgão. Graças à modificação genética, a rejeição foi minimizada. A escolha do porco, cujo coração apresenta grande semelhança com o coração humano, também contribuiu para o êxito da cirurgia”, explica.
Para o médico, o desenvolvimento dessa técnica pode vir a revolucionar as cirurgias, particularmente as cardíacas, que assim terão a chance de passar à categoria de eletivas (programadas), o que salvará milhares de vidas. “Podemos estar presenciando o início de uma nova era dos transplantes”, completa o profissional, que é presidente do Conselho Diretor do Instituto do Coração (InCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês (Informações, sob adaptações e, foto: Divulgação).
- 30/05/2025 10:08:27 - 1ª edição da Pescaria das Patroas de Uruaçu
- 29/05/2025 00:11:15 - Uruaçu terá ‘Cavalgada’ e ‘Pecuária’. Saiba mais aqui!
- 28/05/2025 16:53:40 - Instituto Cajuzinhos do Cerrado e Camerata Estudantil no Centro Cultural Martim Cererê
- 24/05/2025 01:20:09 - Padroeira da capital
- 20/05/2025 12:01:22 - Frio nos ônibus
- 15/05/2025 14:42:18 - ‘Arraiá do Descoberto’
- 11/05/2025 18:54:43 - DR. RODRIGO FERNANDES PARABENIZA TODAS AS MÃES PELO DIA DELAS!
- 11/05/2025 14:59:57 - Pereira e Gratão Advogados - Feliz ‘Dia das Mães’!
- 11/05/2025 13:29:46 - Super Mais Supermercado – aberto 24 horas todos os dias –, parabeniza as mamães de todo o mundo!
- 10/05/2025 12:08:00 - Nina homenageia as mamães
- 05/05/2025 00:12:05 - Maio
- 28/04/2025 07:20:37 - Atuação classista de André Rocha
- Ver todo o histórico