OPINIÃO

DIVERSOS

‘EDITORIAL’ – Edição 370 (16 a 31/01/2022) – ‘Coco verde’

Nesta edição, o Editorial abre espaço para a saúde. Na publicação Da caminhada às atividades mais intensas: descubra como a água de coco pode auxiliar na prática de exercícios físicos, é informado que, além da água, a polpa da fruta também pode ser uma excelente aliada antes, durante e após os exercícios e, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica os benefícios, sugerindo dicas de receitas fáceis, para inserir o coco na rotina (receitas podem ser acessadas em plataformas digitais da Oba Hortifrui, que possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e no Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti). Leia.

Apesar de ser consumido em maior quantidade nos dias quentes de verão, o coco verde é uma ótima opção para estar no cardápio ao longo de todo o ano. Além do seu sabor único, ele oferece diversos benefícios à saúde e, é um grande aliado para quem pratica atividades físicas, seja qual for a intensidade.

Doutora Renata Guirau conta que a “polpa do coco possui gorduras, vitaminas e minerais, sendo excelente para fornecer energia e saciedade”.

A água, além das vitaminas e minerais, também possui carboidratos e, é ótima para ajudar na hidratação do corpo, principalmente nas práticas esportivas realizadas ao ar livre.

Durante as atividades físicas, o ser humano aumenta a perda de líquidos e eletrólitos, o que pode ser reposto com alguns alimentos, incluindo o coco. A fruta “é fonte de energia, vinda tanto da sua água, que contém carboidratos, quanto da polpa, que contém gorduras boas, garantindo energia, saciedade e melhora nos níveis de colesterol”, explica a nutricionista.

Alguns dos minerais presentes no coco são o potássio e o magnésio, que atuam na saúde muscular e cardíaca. O magnésio também auxilia na saúde óssea e na melhora da qualidade do sono. Juntos, esses fatores têm o importante papel de colaborar com a melhora do desempenho físico e, consequentemente, na conquista de resultados.

Com tantos benefícios, que tal inserir o consumo do coco verde na rotina de exercícios? Para auxiliar, Renata Guirau separou dicas de receitas fáceis, deliciosas e refrescantes, ideais para qualquer momento do dia.

Já na publicação Água de coco: conheça os principais benefíciosminhasaude.proteste.org.br –, no tópico Água de coco e diabetes consta:

Os especialistas da Associação Brasileira de Nutrologia sugerem consumir entre 200 ml e 250 ml da bebida por dia, ou em dias alternados. A quantidade específica varia conforme as necessidades nutricionais de cada pessoa.

Nesse ponto, fica o alerta para quem tem diabetes, hipertensão arterial sistêmica ou problemas renais. Apesar das vantagens para a saúde, a concentração de sódio e carboidratos da bebida pode atrapalhar os resultados da dieta, caso seja consumida em excesso.

Vale dizer que, num estudo publicado pelo National Center for Biotechnology Information feito com ratos, o consumo de água de coco foi relacionado a uma melhora nos níveis de açúcar no sangue. Isso pode ter a ver com a ingestão de magnésio, que reforça a sensibilidade à insulina.

No fim das contas, não há alimento proibido para diabéticos. O que deve ser feito é manter os exames de sangue em dia e o controle da alimentação a fim de garantir mais qualidade de vida ao diabético. Peça a ajuda de profissionais da nutrição para elaborar um plano alimentar individualizado e adequado ao seu quadro clínico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!