‘EDITORIAL’ – Edição 319 (1º a 15/12/2019) – ‘A cultura não pode parar’
Um ano atrás, o Brasil sabia sobre o fim do Ministério da Cultura (MinC), decisão do novo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que, amenizando, anunciou a criação da Secretaria Especial de Cultura, agregada ao Ministério da Cidadania (agora incorporada ao Ministério do Turismo).
Os motivos das mudanças são vários, mas a área da cultura merece maior apoio geral, em um País de rica diversidade cultural nas cidades, nos Estados, no Distrito Federal, em todo o Brasil.
Que a atual gestão federal atue sempre com lógica a questão da cultura. Lembrete: o Ministério da Economia planejou excluir, a partir de 1º de janeiro, série de ocupações ligadas à cultura do sistema de Microempreendedor Individual (MEI), responsável pela retirada de milhares de brasileiros da informalidade e meio de sustento de muitas famílias. Muitos são os músicos independentes, humoristas, contadores de histórias, instrutores de arte, de música e fomentadores da cultura em geral dependentes do MEI.
A efervescência cultural em Uruaçu, mesmo que não vista por muitos e em meio as dificuldades, tem a sua agenda com acontecimentos qualificados. Das ações da Pasta cultural municipal, com a secretária Nilde Alves (decoração natalina, cantata), passando pelos procedimentos da Academia Uruaçuense de Letras (AUL [presidida por Carlos Henrique Alves do Rêgo, o Carzem]) – realizando Saraus, participando-bem representada nos eventos –, indo até as atividades de representações integradas por guerreiros. Exemplo: eventos nas unidades de ensino de todas as etapas; iniciativas do Memorial Serra da Mesa; lançamentos de livros; trabalhos da Associação Quilombola João Borges Vieira; Gaffurina – Cultura e Arte (cultura alternativa; coletivo de bandas alternativas e demais segmentos artísticos); banda Queixo de Cobra; Grupo Teatral Limpando o Olho (GTLO [inclusive com o seu Ponto de Cultura]); Liberdade Grupo Teatral; agenda do espaço Quintal de Ideias; Festivais (musicais e de dança); festas religiosas (onde são vistos atrativos culturais). E, muito mais!
O governador Ronaldo Caiado (Democratas) fez troca e, desde 2 de dezembro o novo secretário estadual da cultura é Adriano Baldy, cheio de energia, debatendo modelo de gestão, efetuando pagamentos de parte dos atrasados, projetos que deseja desenvolver, participação e colaboração de conselheiros no trabalho. ‘Vamos firmes trabalhar com compromisso, disposição, espírito público e ajudar o governador a entregar um Estado cada vez melhor a todos os goianos!’, postou em rede social.
Adriano Baldy não quer que o Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC) seja extinto, uma vontade da gestão estadual, e, pretende que a Ley Goyazes seja mantida.
- 07/06/2026 23:42:47 - ‘O fato novo na Paraíba: defensor fiel de Ronaldo Caiado mete o pé na porta’ e entra forte na corrida para o Senado’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 01/06/2026 01:15:42 - ‘Tarzan de Castro: a voz inquebrantável da resistência e o legado vivo de um homem cosmopolita’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 01/06/2026 00:44:01 - ‘A diplomacia da submissão: como o clã Bolsonaro alinhou-se aos EUA e comprometeu a soberania nacional’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 25/05/2026 19:06:50 - ‘O desafio do compliance entre a publicidade remuneratória e o direito antitruste’ – Mariana Piva Zadra David [Artigo
- 24/05/2026 08:03:45 - ‘Fenômeno do bolsonarismo: entre a alienação coletiva e o longo caminho da reconstrução nacional’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 23/05/2026 12:04:24 - ‘EDITORIAL’ – Edição 474 (16 a 31/05/2026) – ‘Algoritmos, aliciamento, demência...’
- 22/05/2026 09:12:08 - ‘Zacharias Calil: o médico que separa siameses e une ciência, ética e política, rumo ao Senado’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 17/05/2026 11:20:37 - ‘O porquê de o governador Daniel Vilela continuar governando Goiás’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 12/05/2026 21:01:40 - ‘EDITORIAL’ – Edição 473 (1º a 15/05/2026) – ‘Visão, câncer, algo além...’
- 12/05/2026 19:14:29 - “Anselmo Pereira, ‘Prefeito de Honra’: o arquiteto da Goiânia moderna e seu legado de 11 mandatos”
- 05/05/2026 23:58:15 - ‘Alego devolve R$550 milhões do duodécimo ao Tesouro Estadual para obras de infraestrutura’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 30/04/2026 00:16:31 - ‘EDITORIAL’ – Edição 472 (16 a 30/04/2026) – ‘Suas crianças. As telas. Os perigos!’
- Ver todo o histórico


