OPINIÃO

DIVERSOS

‘EDITORIAL’ – Edição 317 (1º a 15/11/2019) – ‘O meio ambiente de todos’

Não faça pouco caso ao ouvir dizeres tipo assim: monitoramento da vazão do rio… Os insetos, cerca de 80% das espécies animais do planeta, somam a média de um milhão de espécies… O lixo está cumulado… A água foi desviada… Foi intensificada a fiscalização para o cumprimento… Etc… Ninguém devia ficar sem nada fazer quando o assunto envolve o meio ambiente, pois as pessoas bem podiam praticar hábitos sustentáveis o ano inteiro. Cada um, no mundo, pode ajudar de várias maneiras. Que a consciência humana possa refletir bem sobre esse assunto tão fundamental para a humanidade. Não agredir o meio ambiente, mas, sim ajudar manter o que existe e agir em favor de melhorias, diariamente e, não apenas em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

No artigo Combater a fome, Mario Eugenio Saturno traz:

Na renomada revista científica Science, Thomas Crowther, professor do departamento de Ciências do Meio Ambiente do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, publicou o trabalho acadêmico “The global tree restoration potential”, em que propõe plantar um trilhão de árvores para retirar o excesso de gás carbônico na atmosfera. Cada ser humano teria que plantar mais de 140 árvores. É o contrário do que os brasileiros têm feito com a Amazônia e seus rios aéreos.

Se cada um cultivar hortaliças e tomates nos apartamentos e frutíferas em vasos, já ajudaria nessa conta, além do meio ambiente e dos que se alimentariam com essas plantas. Favoreceria a economia também. Senhores políticos, o tempo urge!

Na página eletrônica www.sodexobeneficios.com.br visualiza-se O que fazer para proteger o meio ambiente?, com esse aqui sendo um dos trechos:

Seja responsável pelo seu lixo – Não basta separar o lixo antes de descarta-lo. Também é preciso refletir se é possível reduzir o volume de embalagens e materiais descartáveis ao longo do dia. Pense bem antes de gerar mais lixo: você precisa mesmo do canudo para tomar uma bebida?

Em O Futuro do Meio Ambiente, sob responsabilidade da iniciativa Desenvolvimento Sustentável – meioambiente.culturamix.com –, é possível refletir:

Mas o que é o Meio Ambiente? Será que estamos cuidando como devíamos do Meio Ambiente? Essas e outras muitas perguntas afligem a sociedade atual quase que diariamente, e por mais que a maioria das pessoas pensem o Meio Ambiente não é um ecossistema separado ao que nós seres humanos vivemos. O Meio Ambiente também não é a natureza intocada pelo homem, o Meio Ambiente é tudo aquilo onde o homem vive, o que ele já modificou, o que ele já destruiu. Em suma, o Meio Ambiente é todo o espaço onde o homem interage, seja com sua cultura, os as modificações feitas.

Não se pode esquecer, o ser humano é parte integrante do Meio Ambiente, sendo mais uma espécie de animal que faz parte dos conjuntos de animais que habitam o Planeta Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!