‘EDITORIAL’ – Edição 317 (1º a 15/11/2019) – ‘O meio ambiente de todos’
Não faça pouco caso ao ouvir dizeres tipo assim: monitoramento da vazão do rio… Os insetos, cerca de 80% das espécies animais do planeta, somam a média de um milhão de espécies… O lixo está cumulado… A água foi desviada… Foi intensificada a fiscalização para o cumprimento… Etc… Ninguém devia ficar sem nada fazer quando o assunto envolve o meio ambiente, pois as pessoas bem podiam praticar hábitos sustentáveis o ano inteiro. Cada um, no mundo, pode ajudar de várias maneiras. Que a consciência humana possa refletir bem sobre esse assunto tão fundamental para a humanidade. Não agredir o meio ambiente, mas, sim ajudar manter o que existe e agir em favor de melhorias, diariamente e, não apenas em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
No artigo Combater a fome, Mario Eugenio Saturno traz:
Na renomada revista científica Science, Thomas Crowther, professor do departamento de Ciências do Meio Ambiente do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, publicou o trabalho acadêmico “The global tree restoration potential”, em que propõe plantar um trilhão de árvores para retirar o excesso de gás carbônico na atmosfera. Cada ser humano teria que plantar mais de 140 árvores. É o contrário do que os brasileiros têm feito com a Amazônia e seus rios aéreos.
Se cada um cultivar hortaliças e tomates nos apartamentos e frutíferas em vasos, já ajudaria nessa conta, além do meio ambiente e dos que se alimentariam com essas plantas. Favoreceria a economia também. Senhores políticos, o tempo urge!
Na página eletrônica www.sodexobeneficios.com.br visualiza-se O que fazer para proteger o meio ambiente?, com esse aqui sendo um dos trechos:
Seja responsável pelo seu lixo – Não basta separar o lixo antes de descarta-lo. Também é preciso refletir se é possível reduzir o volume de embalagens e materiais descartáveis ao longo do dia. Pense bem antes de gerar mais lixo: você precisa mesmo do canudo para tomar uma bebida?
Em O Futuro do Meio Ambiente, sob responsabilidade da iniciativa Desenvolvimento Sustentável – meioambiente.culturamix.com –, é possível refletir:
Mas o que é o Meio Ambiente? Será que estamos cuidando como devíamos do Meio Ambiente? Essas e outras muitas perguntas afligem a sociedade atual quase que diariamente, e por mais que a maioria das pessoas pensem o Meio Ambiente não é um ecossistema separado ao que nós seres humanos vivemos. O Meio Ambiente também não é a natureza intocada pelo homem, o Meio Ambiente é tudo aquilo onde o homem vive, o que ele já modificou, o que ele já destruiu. Em suma, o Meio Ambiente é todo o espaço onde o homem interage, seja com sua cultura, os as modificações feitas.
Não se pode esquecer, o ser humano é parte integrante do Meio Ambiente, sendo mais uma espécie de animal que faz parte dos conjuntos de animais que habitam o Planeta Terra.
- 14/04/2026 00:26:49 - ‘Noite de Gala na Alego: Família Máximo é homenageada’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 09/04/2026 09:02:42 - ‘Sobrenome x prontuário: o herdeiro do mito x estadista e administrador’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 05/04/2026 09:47:33 - ‘A metamorfose de Caiado: entre o rigor da lei e o aceno à anistia’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 04/04/2026 08:23:36 - ‘Zander Campos da Silva: o legado de um visionário que redefiniu a propaganda em Goiás e no Brasil’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 26/03/2026 16:12:12 - ‘O cerco dos ingratos: a baixaria política contra Daniel Vilela’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 25/03/2026 23:58:37 - ‘Ansiedade no ambiente empresarial é fatal!’ – Geraldo Rocha [Artigo
- 25/03/2026 20:05:57 - ‘Por que Bruno Peixoto emerge como o vice natural de Daniel Vilela?’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 24/03/2026 16:28:09 - ‘EDITORIAL’ – Edição 470 (16 a 31/03/2026) – ‘Cuidado com a dengue! (2)’
- 23/03/2026 22:04:34 - O caminho está livre: com desistência de Ratinho Jr., Caiado se consolida como o nome do PSD para o Planalto [Artigo
- 23/03/2026 15:54:29 - O ronco dos motores ecoou no cerrado: Goiânia brilha no retorno triunfal do ‘MotoGP’ [Artigo
- 19/03/2026 12:07:13 - O Marco de Jaraguá: a consolidação da sucessão em Goiás e a projeção nacional de Caiado [Artigo
- 14/03/2026 10:40:38 - ‘EDITORIAL’ – Edição 469 (1° a 15/03/2026) – ‘Matança no trânsito’
- Ver todo o histórico


