OPINIÃO

DIVERSOS

‘Editoriais’ e artigos. A opinião do periódico. A opinião de todos!

‘EDITORIAL’ – Edição 435 (1º a 15/10/2024) – ‘Imunidade na terceira idade’

Saiba como manter a imunidade em alta na terceira idade

 

Com o título acima, agência noticiosa distribuiu texto abordando a temática, uma parceria da Oba Hortifruti, rede que afirma ser referência em qualidade e variedade de produtos.

Com o destaque Saiba como manter a imunidade em alta na terceira idade, a nutricionista da rede, Renata Guirau, deixa dicas; e, receitas (não transcritas) para fortalecer o sistema imunológico, aqui aproveitadas em parte e com adaptações. Confira!

As baixas temperaturas do inverno exigem mais proteção ao corpo, e manter o sistema imunológico em bom funcionamento faz toda a diferença e garante a qualidade de uma vida saudável. No entanto, com o passar dos anos, esse sistema se torna menos eficaz, por isso, é importante intensificar os cuidados para ter uma boa imunidade.

A nutricionista do Oba Hortifruti explica que nas pessoas acima de 60 anos, podem ocorrer mudanças na forma como o corpo reage a doenças, e o organismo fica mais vulnerável a desenvolver sintomas graves que poderiam ser mais leves, como os resfriados, por exemplo. “Para minimizar esse efeito natural no envelhecimento, o cuidado com a alimentação é fundamental. Manter um bom aporte de nutrientes vai ajudar o corpo a ter uma boa produção de células imunológicas e favorecer a saúde em geral”, diz a nutricionista. A especialista dá cinco dicas para deixar a imunidade em dia:

-Mantenha-se hidratado. Com o frio, costuma-se ingerir menos água, principalmente os idosos. Isso pode interferir no consumo alimentar. Além da água, sucos, chás, água de coco e alimentos com alta concentração de líquidos, como as sopas, podem ajudar.

-Consuma vegetais. Pode ser mais difícil consumir os itens crus com as baixas temperaturas, e uma boa estratégia é comer vegetais cozidos, assados, refogados, na forma de cremes, sopas, purês e caldos. Eles vão fornecer vitaminas, minerais, compostos fitoquímicos e fibras que ajudam o sistema imunológico a funcionar bem.

-Não se esqueça da vitamina C, tão importante para a imunidade. Coma frutas cítricas, como a mexerica e o limão, além de kiwi e morango, todas frutas da estação. Podem ser consumidas no café da manhã, como lanche intermediário, sobremesa do almoço e jantar, no tempero de algum prato. Elas vão ajudar a manter os níveis de vitamina C em dia de maneira muito mais eficiente que os suplementos comprados em farmácias.

-Coloque caldos e sopas no cardápio. São uma ótima alternativa no inverno. Incluir carnes, ovos, feijões, queijos nessas preparações ajuda a evitar o baixo consumo das proteínas ao longo da estação, e a falta delas pode prejudicar a renovação celular, inclusive do sistema imunológico.

-Controle o consumo de massas e pães. Nessa época do ano, é comum o aumento na busca por alimentos ricos em carboidratos, como os pães, bolachas, macarrão, nhoque e outros. O ideal é consumir esses alimentos como parte das refeições e nunca sozinhos, pois podem prejudicar a saciedade e não vão fornecer todos os nutrientes que o corpo precisa..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!