De ligação com a Grande Goiânia e o Norte de Goiás, Rosemary Freitas Valle faleceu nesta segunda 9 de dezembro, na capital, vítima de problemas de saúde.
Um dos grandes nomes das cenas administrativa pública, política, empresarial, familiar e social de Goiás, Meirinha Valle, 77 anos, tinha ligações fortes com Goiânia, Anápolis – cidade natal –, Uruaçu e Porangatu (locais onde o pai Moacir Ribeiro de Freitas empreendeu negócios), e Goiânia, de residência nas últimas décadas. Quando a família residia em Uruaçu, se tornou aluna do Colégio Nossa Senhora Aparecida (CNSA).
Nas legislaturas 1989-1992, 1993-1996 e 1997-2000, atuou no cargo de vereadora (presidente no ano 1997) por Porangatu, município governado pelo pai entre 31 de janeiro de 1961 e 31 de janeiro de 1966.
Viúva, foi casada com Túlio (Tulinho), in memoriam, mãe dos filhos Isabella Valle, Ricardo Valle, Marcelo Valle, e avó diferentes vezes.
A filha Isabella publicou: ‘Pra que pernas se ela tem asas para voar! Te amarei eternamente mãe! Minha melhor amiga, meu amor… Tenho certeza que a sua passagem foi tão linda quanto o seu sorriso. Voe meu passarinho!’.
Ela trabalhou em diferentes órgãos do Governo de Goiás, mantendo diálogos com todas as regiões do Estado. Também militante e dirigente partidária, saiu candidata a vice-prefeita de Goiânia, em 2020.
Saúde
Cadeirante em parte da vida, pessoa de atos positivos, alegre, descontraída, Meirinha Valle faleceu na manhã da segunda-feira 9 de dezembro, em Goiânia, onde, no cemitério Jardim das Palmeiras (sala 6), será velada a partir das 16h de hoje e sepultada amanhã, 9h.
Recentemente, se internou, permanecendo em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Vinha apresentando diferentes problemas de saúde, como anemia grave, prolapso retal e pressão arterial.
(Jota Marcelo)