Trabalho de prevenção da Cooper-Rubi reduz incêndios na região

Números de casos em 2020 foram quase 40% inferiores ao ano anterior. Ajudando nessa redução, os canaviais contam com vigilância e monitoramento, em torres, 24 horas por dia, todos os dias do ano, além de outras iniciativas.

Trabalho de prevenção da Cooper-Rubi tem a meta de reduzir o impacto ambiental – Foto: Comunicação. Mais fotos, abaixo

 

A Cooper-Rubi, usina sucroenergética situada em Rubiataba, interior de Goiás, registrou queda nas ocorrências de incêndio no último ano. Em 2019, foram registradas 164 ocorrências, já em 2020 foram apenas 99, uma redução de 39,63%. E neste ano, as ações continuam. Os meses com mais registros são os baixa na umidade do ar e com fortes ventos. Para se mensurar em maio de 2018 foram registrados 18 focos, já em 2020 caiu para quatro.

Essa importante notícia se deve a ampliação das medidas preventivas desenvolvidas pelo Departamento de Meio Ambiente da unidade por meio do Programa de Prevenção a Incêndios. O objetivo é reduzir o impacto ambiental.

Nos últimos dois anos a usina investiu nessas ações. A unidade possui brigada de incêndios, na qual os colaboradores são capacitados e treinados constantemente. No campo, outra iniciativa é a manutenção dos aceiros, que sempre estão limpos e com metragem adequada para ajudar a conter a propagação do fogo.

Para ajudar nessa redução, os canaviais contam com vigilância e monitoramento, em torres, 24 horas por dia, todos os dias do ano. Esses recursos e equipamentos – mirantes, caminhões motobombas, viaturas, caminhões de apoio e veículos emergenciais –, são exclusivos para essas atividades e estrategicamente alocados.

Além disso, todas as frentes agrícolas dispõem de caminhões pipa, que acompanham as atividades de colheita mecanizada e os serviços a quente, como solda. A usina ainda conta com colhedoras dotadas de kits de combate a incêndios e as frentes de colheita são dotadas de fumódromos. Sempre nos meses de seca, a Cooper-Rubi desenvolve com os colaboradores ações de conscientização e orientação para combater as chamas.

 

Ação com a comunidade

Para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção de incêndios clandestinos ou acidentais que trazem sempre muitos prejuízos e destroem os canaviais, afetando gravemente a fauna e flora da região e prejudicando a qualidade do ar para toda a comunidade, foram instaladas nas áreas rurais, em locais com maior incidência do problema, placas de alerta contra o uso do fogo.

O objetivo do Departamento de Meio Ambiente é desenvolver ações de comunicação e educação, para conscientizar e engajar toda a sociedade na prevenção aos incêndios neste ano. Por isso, a usina também realiza campanhas em emissoras de rádio e em suas redes sociais.

Confira a tabela com os números mensais:

 

Em maio de 2018 foram registrados 18 focos, já em 2020 caiu para quatro

 

 

 

Caso veja um foco, denuncie: ⠀

  • Corpo de Bombeiros: 193⠀
  • Polícia Miliar: 190
  • Central Agrícola: 62 3325-6019⠀
  • Central Ouvidoria: 0800 591 6105

 

(Informações: Comunicação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!