O serviço, inédito no Município, é voltado para soronegativos que se encontram em situação de risco para o contágio do HIV.
A Prefeitura de Senador Canedo incluiu, desde 1º de dezembro, o atendimento de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). O serviço que é uma novidade no Município, agora faz parte da rotina de atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atendendo pessoas que vivem em situação de maior vulnerabilidade ao contágio do HIV/Aids.
O método de prevenção consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais (ARV), para pessoas que não foram infectadas: os soronegativos. Com o uso, o organismo enfrenta um possível contato com o vírus durante a relação sexual e impede que o HIV se estabeleça no indivíduo.
“É gratificante ter mais essa forma de prevenção ao HIV, para assim diminuir o aumento no número de casos da doença no Município. Mas é muito importante frisar que a prevenção mais segura para as Infecções Sexualmente Transmissíveis é o uso de preservativos durante a relação sexual”, explica o secretário de saúde Carlos Magno Neves.
A implantação do serviço é resultado de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Antes, a população buscava o atendimento em Goiânia. “Todo serviço, desde a consulta, exames e medicamentos serão oferecidos aqui, agora não é preciso se deslocar até a capital”, ressalta Viviane Martins coordenadora do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica da SES.
Serviço
Para receber o atendimento, é necessário fazer a solicitação em uma das 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.
“A atenção básica é a porta de entrada, na UBS o paciente recebe o encaminhamento e segue com o atendimento no Centro de Especialidades Médicas [CEM] *** da Vila Santa Rosa”, explica Flávia Régia, diretora de vigilância em saúde da SMS.
(Informações: Secom/Prefeitura de Senador Canedo)