Nenhuma chapa se inscreveu para concorrer ao comando da Academia Uruaçuense de Letras (AUL), em eleição programada para 25 de agosto.
Encerrados os prazos para inscrições de chapas para concorrer e para a realização da eleição na Academia, nenhuma chapa foi registrada. Todos os cargos são por meio de voluntariado. Ninguém recebe para atuar.
A entidade cultural possui um grupo no aplicativo WhatsApp e, nesse espaço foram publicados Edital, Convocação e Comunicados referentes ao assunto. A reportagem traz prints evidenciando o fato inusitado.
A Comissão Eleitoral, seguindo determinações estatutárias, tem duas opções: veicular segundo Edital de convocação (remarcando data), abrindo novos prazos para inscrições e realização do processo sucessório ou propor a convocação de Assembleia e aclamar uma direção eleição da Diretoria Executiva e dos Conselhos Fiscal e Consultivo para atuarem no período setembro de 2023 a setembro de 2026.
Atual comando
De fato, o mandato da atual diretoria encerrou-se faz tempo e oficialmente a AUL segue, além dos antigos problemas englobando documentação (contábil e jurídico), sem um presidente de fato.
Presidida até então por Carlos Henrique Alves do Rêgo (Carzem), que conseguiu fazer fluir determinadas situações na representação (que se encontrava praticamente abandonada) – ao mesmo tempo em que não conseguiu, naturalmente (especialmente por falta de apoio da parte de acadêmicos), desenvolver outras –, manifestou desejo público de deixar o cargo em 2022. Esporadicamente e na base da boa bondade, o mesmo continua (contra a vontade dele e indevidamente) presidente, considerando o fato de as pessoas estarem recorrendo a ele, quando necessário, mas a situação ideal seria: direção (cargos) vacante.
Fica a torcida para que tudo seja resolvido em setembro e, sob novo comando, a AUL praticar novas e mais atividades.
(Jota Marcelo. Com atualização)