Secretaria de Infraestrutura recapeou 2,7 quilômetros de pista, com 1,8 mil toneladas de massa asfáltica. Morador da região diz que “Gyn 10, da forma como estava, expunha motoristas a riscos e causava desgaste aos veículos”.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), entregou, em 30 de agosto, a obra de recapeamento da estrada Gyn 10, no setor Chácaras de Recreio Samambaia. A via passa perto do Câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG) e atende bairros da região Norte. Durante a solenidade, ele afirmou que a reconstrução da estrada é uma demanda de moradores da região há pelo menos 20 anos, e havia feito o compromisso de executá-la.
“Fico feliz em entregar essa obra, que havia sido solicitada muitos anos atrás. Eu, ainda como vereador, estive aqui para ouvir a população. E sei que essa é uma obra que tem grande importância, porque estamos atendendo milhares de famílias. É apenas o começo. Temos muito a fazer nessa região”, afirmou Cruz.
A Gyn 10 interliga bairros nortenses de Goiânia. O trecho recapeado é de 2,7 quilômetros, com sete metros de largura em uma área de 19,1 mil metros quadrados. Foram aplicadas 1,8 mil toneladas de massa asfáltica na rua, que é de mão dupla. Também foram instalados cerca de 3 mil metros de meios-fios e sinalização, tanto vertical quanto horizontal, para um tráfego mais seguro.
Cerca de 15 profissionais da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) trabalharam na obra com maquinários como vibroacabadora, bobcat com vassoura, acabadora asfáltica, rolo compactador de pneus, motoniveladora, rolo chapa, caminhão espargidor, pá carregadeira e caminhão-pipa. Comentando que o trabalho começou no início de agosto, o titular da Seinfra, Everton Schmaltz, disse: “E hoje a gente entrega um serviço de qualidade”. “Essa obra é um desejo há mais de 20 anos, e é importante que a gente tenha concluído ela”.
A via beneficia bairros da região Norte, ligando a avenida Nerópolis aos setores Sítios de Recreio Mansões do Câmpus, Chácaras Califórnia, Privê Elza Fronza, Sítios de Recreio Caraíbas, Residencial Privê Itanhangá, Sítios de Recreio Pindorama, Condomínio Samambaia e Chácaras Samambaia.
Vários projetos
O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, afirma que esse é apenas um dos vários projetos que a a Prefeitura tem para melhorar a mobilidade da região. “Para a região do Câmpus, são vários projetos. Vamos reduzir a velocidade na descida da Agronomia, que é um local de risco e por onde passam muitos estudantes, estamos construindo a ciclovia que liga o Câmpus universitário à praça Universitária, e depois ligando a praça ao Paço. E estamos fazendo parcerias diversas com a UFG”, completou.
Morador da região há cinco anos, Luiz Alonso Guimarães afirma que a reconstrução da Gyn 10 vai transformar a realidade local. “Essa obra aqui é de grande importância porque antes era difícil até para visita, para locomoção de quem mora aqui. Causava desgaste aos veículos e expunha as pessoas a riscos. Era muito perigoso. Para nós, foi muito importante”.
(Informações: Secom/Prefeitura)