Rogério Cruz conclui e inaugura viaduto Iris Rezende Machado, quarto entregue na atual gestão

Complexo teve 85% de conclusão na Administração atual. Estrutura, localizada no cruzamento da avenida Goiás com a avenida Perimetral Norte, em Goiânia, integra o BRT Norte-Sul, trecho II, que liga os terminais Isidória e Recanto do Bosque. Elevado receberá ônibus do BRT, em faixa exclusiva.

Rogério Cruz: “Concluir obras é honrar compromisso com os goianienses e com o dinheiro público”, afirma prefeito, ao lado do governador Ronaldo Caiado e, de familiares do homenageado – Fotos, inclusive a da página principal: Secom/Prefeitura de Goiânia

 

 

 

Na estrutura vão circular média de 150 mil veículos por mês

 

O prefeito Rogério Cruz inaugurou, na tarde da quinta 9 de junho, o viaduto Iris Rezende Machado, o quarto da gestão 2021-2024, entregue em prazo de nove meses. Localizada no cruzamento das avenidas Goiás e Perimetral Norte, a estrutura integra o trecho II do BRT Norte-Sul. O elevado receberá ônibus do BRT, em faixa exclusiva e, fluxo de 150 mil veículos mensais.

Durante a inauguração, prefeito sancionou lei que dá ao espaço nome do ex-prefeito Iris Rezende Machado. O projeto é do vereador Clécio Alves. A obra foi iniciada em setembro de 2020 e teve 85% de conclusão na gestão de Rogério Cruz. “Concluir obras é honrar compromisso com os goianienses e com o dinheiro público”, disse o prefeito, ao destacar que a “estrutura vai melhorar a qualidade de vida do cidadão por meio da mobilidade”.

Rogério Cruz destacou a honradez em homenagear Iris Rezende, o “tocador de obras que nos deixou um inestimável legado em todos os níveis, não só na política, como também na diplomacia e no cuidado com o povo”. O prefeito sublinhou, ainda, a parceria com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), presente na inauguração, na promoção de “mais uma obra conjunta que favorece a mobilidade para a população, passível de receber o tráfego diário de 5 mil a 6 mil veículos por dia”.

Sobre os próximos passos, Rogério Cruz anunciou que, até o final de junho, está prevista a entrega do Terminal Isidória, estrutura que já existia, mas que foi adaptada para receber os ônibus do BRT. Conforme destacou, a parte estrutural e tecnológica já está pronta e, a Administração aguarda a empresa responsável entregar a obra para, assim, convocar a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Redemob) para instalação dos equipamentos.

Ronaldo Caiado também realçou a parceria entre as gestões municipais e estaduais, que leva a “celeridade ímpar em termos de atendimento à demanda da população”.

Emocionada, a ex-deputada federal e ex-senadora Iris de Araújo, viúva do homenageado, se disse “honrada ao trilhar, durante toda a vida, o mesmo caminho de Iris Rezende, que merece toda e qualquer homenagem nesta cidade porque fez e viveu Goiânia. Por isso, meus mais profundos agradecimentos”.

O fluxo de veículos na região faz do viaduto obra estruturante, uma vez que o cruzamento recebe veículos que trafegam pela avenida Perimetral Norte como entrada ou saída para Trindade, Goianira, Nerópolis e, as rodovias GOs-080, 070, 060 e BR-153. A intervenção dá fluidez ao trânsito local, além de comportar a via exclusiva para o BRT.

O secretário municipal de Infraestrutura, Everton Schmaltz, explicou que, além de ser uma das grandes obras do BRT Norte-Sul, o viaduto interliga as regiões Norte, Noroeste, Central e Sul da capital. “Mais do que isso, cruza a avenida Perimetral, uma via de tráfego intenso, praticamente um anel viário. Então, reduz o fluxo de trânsito e, consequentemente, melhora a qualidade de vida do usuário”, disse.

O viaduto também dá acessibilidade ao pedestre. Na parte inferior, no nível da avenida Perimetral, há calçadas acessíveis em todo o contorno, para auxiliar na passagem de pedestres.

 

Retrospecto de entregas

O viaduto Iris Rezende é o quarto entregue na gestão Rogério Cruz. Em setembro de 2021, o viaduto Regina Pimenta Peixoto Moura (viaduto da Moda), na região da rua 44 (Polo da Moda), foi entregue para beneficiar comerciantes e motoristas que trafegam pela Marginal Botafogo. A estrutura fica sobre uma das mais importantes vias de trânsito rápido da capital, e liga as regiões Norte e Sul, com grande fluxo de veículos.

Em maio, foram entregues o Complexo Viário Luiz José Costa (Complexo Jamel Cecílio), na Marginal Botafogo e, o viaduto Lauro Belchior (viaduto da Enel). A primeira é dividida em três níveis, o que dá fluidez ao trânsito, além de beneficiar os eixos Norte-Sul e Leste-Oeste goianienses.

O viaduto da Enel, por sua vez, teve 81% de conclusão na atual gestão. A estrutura liga o setor Leste Universitário e o Jardim Novo Mundo, facilitando a conexão de mais de 30 bairros da região Leste ao Centro da capital.

Secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello destacou a sincronia das Pastas na inauguração das obras. “Com a entrega desses quatro grandes complexos, a mobilidade na capital dá saltos largos, não só em obras de engenharia, mas, em vias de trânsito rápido, rodovias, perimetrais, onde há necessidade de viabilizar a locomoção do cidadão”, afirmou.

 

– Leia também: Trânsito Leste-Centro: Rogério Cruz entrega viaduto Lauro Belchior e facilita conexão de mais de 30 bairros

 

(Informações: Secom/Prefeitura de Goiânia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!