Trânsito Leste-Centro: Rogério Cruz entrega viaduto Lauro Belchior e facilita conexão de mais de 30 bairros

“Sabemos da importância de abrir novos acessos em uma cidade projetada para 50 mil habitantes e que, hoje, conta com uma população aproximada a 1,6 milhão, devido a um crescimento exponencial”, afirma prefeito de Goiânia.

Prefeito Rogério Cruz e outras autoridades/personalidades durante entrega do viaduto Lauro Belchior, estrutura que liga o setor Leste Universitário ao Jardim Novo – Fotos, inclusive a da página principal: Jackson Rodrigues e Fernando Leite/Secom

 

Viaduto facilita a conexão de mais de 30 bairros da região ao Centro goianiense

 

Expectativa: receber cerca de 2,5 mil carros por dia

 

“Inauguramos esta obra com muita honradez e compromisso com o cidadão no sentido de otimizar a mobilidade e, consequentemente, sua qualidade de vida”, disse o prefeito

 

Secretário Horácio Mello narrou que tal monitoramento tem o objetivo de buscar soluções de mobilidade, caso sejam necessárias

 

Secretário Everton Schmaltz: “O projeto é fundamental para o desenvolvimento da capital e tem efeito benéfico imediato pela funcionalidade”, pontuou

 

Rogério Cruz entregou, nesta sexta 27 de maio, o viaduto Lauro Belchior, conhecido como viaduto da Enel. Esta é a segunda grande obra de infraestrutura inaugurada em maio e, 81% dela foi edificada na Administração atual. A estrutura leva o nome do médico e tenente-coronel da Polícia Militar falecido em 2019, em decorrência de um câncer.

“Inauguramos esta obra com muita honradez e compromisso com o cidadão no sentido de otimizar a mobilidade e, consequentemente, sua qualidade de vida”, disse o prefeito.

O viaduto faz a ligação do setor Leste Universitário com o Jardim Novo Mundo, além de facilitar a conexão de mais de 30 bairros da região Leste ao Centro da capital. Com fluxo liberado logo após a cerimônia de entrega, a estrutura vai desafogar o trânsito, com entradas pela rua 117, no setor Leste Universitário, e avenida Ribeirão Preto, no Jardim Novo Mundo.

O prefeito destacou que o viaduto atende demanda antiga da região, uma vez que os bairros beneficiados não possuíam entradas viárias, exceto pelas avenidas Anhanguera e Olinda. “Sabemos da importância de abrir novos acessos em uma cidade projetada para 50 mil habitantes e que, hoje, conta com uma população aproximada a 1,6 milhão, devido a um crescimento exponencial”, sublinhou.

O mesmo pontuou que a obra reduzirá pontos críticos de afunilamento no fluxo de veículos, como o acesso para a avenida Anhanguera, a partir da Vila Morais. Segundo o prefeito da capital, após a inauguração, equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) monitorariam o fluxo de veículos pelo viaduto por meio de drones. “A estimativa inicial é de cerca de 2,5 mil veículos por dia, mas o monitoramento nos dará o fluxo real”, afirmou.

O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, pontuou que tal monitoramento tem o objetivo de buscar soluções de mobilidade, caso sejam necessárias. “Se houver movimento maior de carros, estudaremos, por exemplo, a possibilidade de alargar as vias que seguem pelo Jardim Novo Mundo para comportar o viaduto”, disse.

Horácio Mello frisou que esta é uma obra estruturante de grande importância para a região que, ao otimizar a ligação dos bairros para o Centro, desafoga também outros pontos de confluência. “A tendência é que, com as obras finalizadas nestes pontos de conflito com rodovias, tenhamos maior fluidez, sem esquecer, claro, da acessibilidade dos pedestres, uma vez que a obra objetiva a mobilidade humana”, apontou.

O secretário municipal de Infraestrutura, Everton Schmaltz, contextualizou a dimensão da obra ao explicar que qualquer interrupção de trânsito influenciaria o tráfego em um raio de 30 quilômetros. “O projeto é fundamental para o desenvolvimento da capital e tem efeito benéfico imediato pela funcionalidade”, pontuou.

Apesar da dimensão da estrutura, Everton Schmaltz destacou que esta foi “uma das obras mais sutis que já acompanhei e que, ao mesmo tempo, tem impacto significativo para a região”.

Samuel Belchior, filho do homenageado, agradeceu o reconhecimento à figura do pai e, também, o empenho da gestão em concluir a obra. “Sabemos dos desafios até chegar ao momento de entrega, por isso, em nome da minha família aqui presente, agradeço por toda a consideração a nós e ao meu pai”, expondo: “Meu pai se entregou à comunidade e esta obra representa o seu legado”.

O secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, reafirmou a parceria em diversas frentes com a Prefeitura, em especial, no transporte e mobilidade. “Juntos, faremos uma transformação no transporte público da capital, olhando de forma ampla para todos os modais e possibilitando a escolha do cidadão quanto ao seu meio de ir e vir”.

Na solenidade, também estiveram presentes o deputado federal, João Campos; secretário particular do prefeito, José Firmino; os vereadores Anselmo Pereira, Anderson Salles, Rafael da Saúde, Henrique Alves, Santana Gomes, Edgar Duarte, Joãozinho Guimarães, Cabo Senna, Dr. Gian, Sargento Novandir e Pastor Wilson; e, a filha do homenageado, Laura Belchior, além de autoridades, personalidades e populares.

 

Mobilidade

Além do viaduto entregue dia 27, no último dia 13, Rogério Cruz inaugurou o Complexo Viário da Jamel Cecílio. Nos próximos dias, inaugura o viaduto da avenida Perimetral, no cruzamento com a avenida Goiás.

Sobre esta entrega específica, o prefeito explicou que, por segurança na conclusão das fundações, “será necessário um pouco mais de tempo além do previsto, inicialmente para 31 de maio, porém, cumpriremos com o compromisso de inaugurá-lo ainda nos primeiros dias de junho”.

Sobre o BRT Norte-Sul, ele esclareceu que as obras na praça Cívica continuam e têm previsão de conclusão ainda para este semestre.

As inaugurações integram um conjunto de ações focadas na fluidez do trânsito na capital, bem como o favorecimento à mobilidade. “A mobilidade urbana é um dos pilares da qualidade de vida, logo, está entre os principais compromissos firmados pela gestão e deve acompanhar o crescimento exponencial de nossa capital”, conclui Rogério Cruz.

 

(Informações: Secom – Prefeitura de Goiânia. Com atualização fotográfica)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!