Projeto ‘Peixes para todos’, da Uruaçu Açúcar e Álcool, doa peixes para colaboradores e escola

Projeto, que já supera as barreiras da usina, é desenvolvido há quatro anos pela usina goiana. Nessa edição, foram distribuídas 2,4 toneladas de peixes de diversas espécies.

Peixes de espécies variadas foram criados no tanque spray da unidade, utilizado para resfriar o processo produtivo – Fotos, inclusive a da página principal: Comunicação

 

Pelo quarto ano consecutivo, a Uruaçu Açúcar e Álcool fez a doação de peixes para os colaboradores do campo e da indústria

 

Na edição 2022 do projeto Peixes para todos, foram totalizando 800 kits, com cerca de 3,5 quilos cada

 

Projeto já está superando as barreiras da usina e houve doação também para a Escola Estadual de Ensino Especial Herbert José de Souza, que atende 95 crianças…

 

…Também foram repartidos com familiares dos estudantes – Mais fotos, abaixo

 

Pelo quarto ano consecutivo, a Uruaçu Açúcar e Álcool, usina sucroenergética localizada no Norte goiano, fez a doação de peixes para os colaboradores do campo e da indústria. Nesta edição do projeto Peixes para todos foram distribuídas 2,4 toneladas de peixe, totalizando 800 kits, com aproximadamente 3,5 quilos cada.

Os peixes de diversas espécies, como caranha, matrinchã, piau, tilápia e pintado, foram criados no tanque spray da unidade, que é utilizado para resfriar o processo produtivo. Os alevinos foram inseridos no local em abril de 2021 para auxiliar no processo de limpeza.

Uma das profissionais que recebeu pelo terceiro ano o kit foi a auxiliar administrativa Lara Beatriz, de 23 anos. Ela veio do Nordeste com a família há 13 anos e conta que os peixes afloram a memória afetiva de todos. Além de alimentar a família, ela distribui com amigos e familiares próximos. “Os peixes que ganhamos ajuda no orçamento. Em casa comemos peixe praticamente todos os meses em receitas variadas – molho, frito, etc. Ele é bom para dias que queremos fazer um cardápio especial e diferente”, conta.

O projeto já está superando as barreiras da usina. Mesmo doando para todos os colaboradores, quase 180 quilos ficaram à disposição. E para não desperdiçar e ajudar o próximo, a usina fez a doação para a Escola Estadual de Ensino Especial Herbert José de Souza (Escola Betinho), que atende 95 crianças da região. Na unidade escolar os peixes têm destinos certos: utilização na merenda escolar e também foram repartidos com as famílias dos estudantes.

 

Os cuidados

O manejo e a criação dos peixes são desenvolvidos em parceria dos colaboradores e da usina. Duas vezes por dia a ração é distribuída. E alguns colaboradores ajudam com esse trato, com a doação do valor simbólico de R$8 mensalmente. Em contrapartida, a usina arca com o restante da ração.

Anualmente, para iniciar a safra, o lago passa por uma limpeza e os peixes são retirados. Durante dois dias uma equipe, com cerca de 14 pessoas, realizou a pesca com o uso de redes e fizeram a distribuição do alimento.

 

Manejo e a criação dos peixes são desenvolvidos em parceria dos colaboradores e da usina

 

Alevinos foram inseridos no local em abril de 2021 para auxiliar no processo de limpeza

 

Todo ano, para iniciar a safra, o lago passa por limpeza e os peixes são retirados

 

(Informações: Comunicação. Com atualizações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!