Professora da UEG, uruaçuense Gercinair Silvério Gandara conquista prêmio internacional

A professora Gercinair Silvério Gandara, do curso de História do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da Universidade Estadual de Goiás (Cear/UEG), teve um trabalho escolhido e venceu o Prêmio CIJVS, promovido pelo Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), em Santarém (Portugal).

Professora Gercinair Silvério Gandara: conquista internacional e currículo ainda mais qualificado – Foto: Comunicação Setorial da UEG

 

Por decisão do júri, o trabalho Nas fraldas dos rios e no tanger do gado… emprego aos libertos e educação aos ingênuos. Que história é essa, Dona Isabel?, da professora Gercinair, foi contemplado com o Prêmio Engenheiro João Vicente de Saldanha Oliveira e Sousa. O artigo é resultado parcial da pesquisa que a professora desenvolve na UEG, intitulada A configuração socioespacial do Piauí oitocentista. A professora é membro do Centro de Investigação, que conta com mais de 900 integrantes espalhados pelo mundo, e submeteu seu trabalho ao Edital ligado à área das Ciências Sociais e Humanas.

Gercinair será representada presencialmente na cerimônia, a ser realizada no sábado 28 de maio, no Convento de São Francisco, em Santarém, pelo professor Carlos Guardado, que trabalha na Universidade de Lisboa. A professora participará da solenidade, de forma remota, via Zoom. A entrega acontecerá durante a sessão solene da Assembleia de Investigadores em comemoração ao 10º aniversário do CIJVS.

Para a professora, o prêmio demonstra a excelência das suas pesquisas e do seu trabalho. “O financeiro é simbólico perante a valoração e respeitabilidade intelectual em nível internacional”, diz. Em consequência desse prêmio, Gercinair, natural de Uruaçu, Norte de Goiás, irá receber o Título de Cidadã Florianense e uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores da cidade de Floriano, no Piauí.

 

O prêmio

Além de se destacar entre tantos professores do mundo, Gercinair vai receber 1.500 euros e um Diploma que comprova a distinção e o louvor pela conquista.

De acordo com os organizadores, o CIJVS tem como objetivo premiar os melhores trabalhos de investigação originais, em todos domínios das Ciências Sociais e Humanas e das Ciências e Tecnologias, que tenham contribuído para o progresso e engrandecimento da ciência e/ou da cultura.

Os trabalhos de investigação premiados serão publicados na edição da revista Mátria XXI do ano seguinte ou numa edição suplementar.

 

Comunicado da premiação recebido por Gercinair: premiação aos melhores trabalhos de investigação originais, em todos domínios das Ciências Sociais e Humanas e das Ciências e Tecnologias, que tenham contribuído para o progresso e engrandecimento da ciência e/ou da cultura – Imagem: Acervo pessoal

 

(Informações, com adaptações e acréscimo de dados: Comunicação Setorial da UEG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!