Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária de Uruaçu desde 1º de janeiro de 2021 e pré-candidato a prefeito, Mauri Lemes comenta ter sido exonerado por mensagem de WhatsApp.
O empresário Mauri Lemes preside em Uruaçu o PP, trabalha para se candidatar a prefeito e para eleger considerável número de vereadoriáveis nas eleições de 6 de outubro de 2024. Respaldado institucionalmente pelo presidente estadual do PP, Alexandre Baldy, que também preside a Agência Goiana de Habitação (Agehab) e, pelo deputado federal Adriano do Baldy, ele tem liberdade para firmar conversações.
Ao comentar a saída da Administração Valmir Pedro (PSDB), ele detalhou ter sido exonerado através de mensagem de WhatsApp enviada pelo prefeito, que, na opinião do ex-auxiliar, devia ter dialogado pessoalmente, comunicando a dispensa.
Algo inimaginável até pouco tempo atrás, o fato é que ambos não mais são aliados políticos, com o quadro provavelmente resultando em caminhos diferentes no pleito eleitoral, ocasião para a qual Valmir defende o nome do também empresário Oziris Ribeiro, presidente do UB, para concorrer ao Poder Executivo.
Mauri disse à reportagem do JORNAL CIDADE, diante de outros veículos de comunicação, na tribuna da Câmara Municipal (durante sessão ordinária [Tribuna Livre, onde os munícipes têm vez e voz] em que recebeu homenagem pelo serviço empreendido) e em visitas, ter discordado da forma escolhida por Valmir para definir candidatura majoritária (hoje, envolvendo o Executivo e o Legislativo, todos estão na condição de pré-candidatos). Mesma visão tem o vereador Chiquinho (sem partido), outro prefeitável (autor da proposição da homenagem a Mauri na Casa de Leis) que idealizou deixar o grupo político do prefeito ainda neste ano. Oziris e o prefeito até recentemente eram adversários políticos. Oziris tinha por aliado o também empresário Machadinho (MDB), outro concorrente ao cargo de prefeito.
Englobando 100% desses personagens, publicamente houve trocas de farpas e indiretas entre os agora adversários políticos, com Mauri esclarecendo ser amigo de todos. Algumas das exposições, oriundas de todas as partes, impressionaram muita gente.
Quantos sairão candidatos a prefeito? Quem será vice de quem? Com quem esse e mais esse caminharão? Trilhas e, definição oficial de chapas só mesmo durante as Convenções e, antes, a certeza de inúmeras conjecturas (e vasto diz que me diz que), em pré-campanha que deve apresentar outros nomes.
Desenvolvimento no campo
Mauri Lemes, que está abrindo escritório político do PP no Centro de Uruaçu, relembra: na sua “brilhante e intensa passagem pela Secretaria, eu procurei trabalhar através do desenvolvimento do homem do campo, das famílias constituídas na zona rural. E, até na zona urbana eu ajudei. Ajudei muito”, destacando iniciativas, tipo a permanente preocupações com “a garantia da trafegabilidade entre a zona rural e a cidade”.
Em dados da área da Comunicação de Mauri, foram disponibilizadas a seguintes informações, aqui publicadas sob adaptações:
‘Graças a esse pensamento inovador, no decorrer de quase três no comando da Pasta, foram feitas mais de 50 intervenções de reforma, construção e reconstrução nas principais infraestruturas rurais do nosso Município, das quais se destacam: as duas pontes metálicas sobre o rio Passa Três. Mauri Lemes foi o Maestro do maior programa de recuperação das estradas rurais, trazendo trafegabilidade e segurança aos transeuntes’.
Destacando parcerias, o texto apresenta que, junto com os vereadores Edivaldo França (Republicanos), Jhonatha Fernandes (Podemos), Michel Mindlin (UB), Eloi dos Santos (UB) e Rony Piettro (UB), o então secretário batalhou diante dos seus representantes estaduais e conquistaram etapa do programa Patrulhas Mecânicas Regionais, do Goiás em Movimento – Eixo Municípios, que executa serviços de melhorias viárias também na zona rural, favorecendo estradas municipais não-pavimentadas, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).
‘Na seara social e desenvolvimento da agricultura familiar, Mauri Lemes foi pioneiro, através do programa Um Dia de Retro, chegando a realizar mais de 500 atendimentos anuais’. O programa abre oportunidade ao pequeno produtor para desfrutar de maquinário e realizar serviços que atendam legalmente suas particularidades.
Com a Operação Carpir, via realização de arado (preparo do solo) em propriedades de pequenos produtores, centenas de famílias tiveram a oportunidade de fazer plantios com maior segurança.
Com o intuito de incentivar cada vez mais os produtores rurais produzirem, por iniciativa própria Mauri criou o programa Plantio Solidário, com doação de sementes de milho aos pequenos produtores atendidos pela Carpir.
‘No decorrer desses três anos, vimos um salto de qualidade nos atendimentos aos produtores rurais e vimos também eles produzirem, fomentando a economia e gerando renda’, complementa o texto.
(Jota Marcelo. Com Comunicação/Mauri Lemes. Com atualizações)