Realizadas pelo Governo de Goiás, obras contemplam os edifícios do Centro Cultural Marietta Telles, de Secretaria de Estado e do Palácio das Esmeraldas.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), investe R$3,5 milhões na recuperação dos prédios da praça Cívica que abrangem o acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia. O projeto inclui o Centro Cultural Marietta Telles, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e o Palácio das Esmeraldas.
“Estamos cuidando e zelando dos nossos equipamentos culturais. Nosso objetivo é valorizar e dar vida a esses espaços”, esclarece a secretária da Cultura, Yara Nunes.
As obras tiveram início no dia 25 de julho pelo Centro Cultural, que passou por troca de tacos no piso, reparos nas rachaduras, marquises, pingadeiras e pinturas na parte externa e interna do edifício. O término das obras está previsto para o primeiro semestre de 2024.
Outros
No prédio da Seds os trabalhos de revitalização foram iniciados dia 8 de novembro, com reparos em trincas, fissuras, calhas, instalação de pingadeiras, reparo nos drenos dos aparelhos de ar condicionado, e pintura das janelas, portas e fachadas.
Já o Palácio está em processo de implantação do canteiro de obras para iniciar as intervenções no interior do prédio, cujas obras já começam na próxima semana, incluindo reparos estruturais nas lajes e fachadas.
As novas cores e tons que ilustrarão os prédios foram escolhidas a partir de um estudo cromático realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Levando em conta o período chuvoso, a previsão é que todas as obras do cronograma sejam concluídas no final de 2024.
(Informações: Secult – Governo de Goiás)