“Não sou pré-candidato para comprar eleição. Serei candidato se o meu nome for aceito pela população e isso tem acontecido”, comentou Oziris Ribeiro Silva em entrevista coletiva, ao lado do apoiador Valmir Pedro, prefeito de Uruaçu. Vereador Fábio Vasconcelos ajudou selar a união.
Atendendo veículos de comunicação na manhã de 1º de agosto, o empresário Oziris (UB) e o prefeito Valmir (PSDB) fizeram diversas explanações versando sobre as eleições 2024, com o destaque maior ficando por parte da oficialização da pré-candidatura do primeiro, um dos maiores empresários de Goiás, com negócios empreendidos em diferentes cidades, Estados e, aliado histórico e amigo pessoal do governador Ronaldo Caiado, da mesma sigla.
No evento, realizado na casa do prefeitável que se fazia acompanhado da humilde e inteligente esposa Paula Ribeiro, que, em instante feliz e com a humildade de sempre dela, usou a palavra de maneira bonita, relatando estar ao lado do esposo em todas as decisões; pontuando acontecimentos convividos pela família; realidades dos familiares com outras pessoas; relembrando que as duas partes da família têm, sim, históricos religiosos (ela, católica. Ozires, evangélico… Os dois, desde crianças, de ótimas convivências com todas as alas religiosas) e atuações solidárias há anos. Entre as atividades solidárias, destinação de ajudas – faz tempo –, para representações, entidades, projetos e, famílias carentes. Citou um exemplo, com a família dela, sob liderança do avô, ajudando anualmente romeiros da Romaria de Muquém, em trânsito pela rodovia GO-237.
Além de outros detalhes mais, Paula falou, claro, de política, que antes o pensamento da família era o de não participar através de candidaturas, com o passar dos tempos mudando a história de atuação de Oziris, que porta preocupações com o Município, visando ajudar ao máximo em relação ao seu desenvolvimento. Ele elogiou o rito do trabalho de Valmir Pedro, que possui atenção enorme permanente desferida para famílias de menor poder aquisitivo. Ao encerrar, Paula Ribeiro expôs uma oração em voz alta, adaptada com o nome e citações de/sobre Oziris, com a pauta focando a pregação e propagação do ato de fazer o bem ao máximo, especialmente perante os menos favorecidos.
Ladeado, da mesma forma, do irmão Weder Ribeiro, de outros familiares, de auxiliares, apoiadores, autoridades e lideranças políticas, ele comentou que levantamentos de opinião pública têm mostrado que a população tem aprovado a sua pretensão de se lançar candidato a prefeito. “Antes de oficializar minha pré-candidatura, já ultrapassei os 30% nas pesquisas. Isso é devido a minha história, a história de minha família!”, assinalou Oziris, que até o momento disputou eleição apenas uma vez, em 2012, concorrendo ao cargo de vice-prefeito, em chapa substituta à então titular (foi registrada menos de 24 horas para o início da votação, obtendo a segunda colocação).
Mais testemunhas presentes na coletiva: seis dos 13 vereadores (leia sobre eles mais adiante); Rafael Cascatinha, assessor do deputado estadual Bruno Peixoto (UB), presidente da Assembleia Legislativa de Goiás; outras autoridades; agentes públicos; lideranças classistas; articuladores; e, outros militantes políticos.
Constituída de etapas, a vida de todo ser humano passa por transformações marcantes e, marcantes que foram os acontecimentos na vida de Oziris o resultado é a realidade atual: ele dispôs, certamente em agradecimento a tudo que conseguiu, ajudar Uruaçu no exercício do cargo de prefeito. Para se tornar prefeito, degraus necessitam ser seguidos e é isso que o empresário começa a fazer.
“Sou um homem sincero. Não farei promessas absurdas. Eu não sou pré-candidato para comprar eleição. Serei candidato se o meu nome for aceito pela população e isso tem acontecido, mostram as pesquisas”, enunciou.
Disposto em dialogar
Presidente do UB na cidade do Norte goiano, Oziris completará 50 anos dia 23 de outubro e reafirmou estar aberto para conversar com quantas pessoas forem necessárias, inclusive com Machadinho, ex-aliado político, presidente local do MDB e também pretenso candidato a prefeito para o próximo ano. “Se tiver que conversar com o Machadinho, farei isso de forma tranquila. Não tem problema nenhum eu conversar com o Machadinho. Não tem restrição nenhuma”. De modo igual, com outras lideranças emedebistas da cidade e o vice-governador Daniel Vilela, presidente estadual do MDB.
Em uma das maiores reviravoltas da história política uruaçuense, Oziris aceitou meses atrás se aliar ao então adversário político Valmir, saindo da ala política da qual Machadinho faz parte, juntamente com o suplente de deputado estadual doutor Rodrigo Fernandes (Avante), a vereadora Bia (Cidadania), mais outros nomes da cena política. Politicamente, Valmir e doutor Rodrigo têm históricos torrenciais de críticas um contra o outro.
De Oziris: “Viabilizando a minha pré-candidatura, não quer dizer que será obrigado eu ser candidato. Tantas pessoas aliadas nossas que podem ser candidatas!…”, citando nomes.
Igualmente, do prefeitável: “Não me envaidece hora nenhuma estar prefeito. Meu interesse é contribuir. Sem deixar de conversar com todos”, uma referência ampla, incluindo também os vereadores, aliados ou não (leia sobre os vereadores e, o trabalho do presidente Fábio Vasconcelos [Solidariedade], em favor da parceria Valmir Pedro-Ronaldo Caiado/Oziris, abaixo).
E, referência também a nomes que pretendiam concorrer a prefeito em 2024, mas que abriram mão, em favor do empresário: Batista da Retífica (presidente do PSDB de Uruaçu), doutor Moacir Galdino, secretário municipal de Cultura e Turismo; Gordin Eventos; Mauri Lemes (comandante do PP no reduto), secretário municipal de Agricultura e Pecuária; Professora Fátima (Solidariedade), secretária municipal de Governo; e, Reverendo Vilson Guedes, da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ). Também com quem mantém o intento de se candidatar a prefeito ou que ainda não oficializou pré-candidatura: Chiquinho (sem partido), vereador; Taroba (Solidariedade), servidor da Polícia Civil (PC) e ex-presidente da Câmara; e, o vice-prefeito doutor Juarez Lourindo (presidente do Solidariedade local).
Sobre doutor Juarez, o prefeito elogiou o trabalho do vice nas gestões (2017-2020 e 2021-2024) e sublinhou: o mesmo não oficializou a pré-candidatura dele e, se isso praticar, terá o nome avaliado também na frente política. Envolvendo Chiquinho, narrou ter sido o primeiro a abrir diálogo com a oposição e se, cessar tal diálogo [com adversários], é outro que terá o nome avaliado.
Citando as palavras democracia e respeito, Valmir destacou o fato de o vereador aliado Gordin Eventos (Cidadania), também prefeitável, prestigiar o acontecimento na residência de Oziris.
Sobre conjecturas e viabilização de pré-candidaturas, o prefeito comentou surgirem especulações, até mentiras da parte de alguns, que às vezes uma ou outra liderança política não quer entender trâmites, conversações legais, bem como a união Valmir-Oziris, esclarecendo: “Em momento algum eu disse ao Oziris: ‘Vem, que você vai ser o candidato!’. Comuniquei isso a todos os outros nomes de nosso grupo que queriam ser candidatos”.
Mais: “Nós não estamos impondo nada! Com a bênção da família dele [Oziris], com o apoio da maioria da Câmara, estamos trabalhando essa possibilidade, as pesquisas mostram o crescimento dele. A população está recebendo isso muito bem, pesquisas da oposição mostram crescimento faraônico, extraordinário da pré-candidatura do Oziris”. Disse também que Oziris detém uma “história que tem que ser respeita e que o povo tem orgulho… Picolezeiro, engraxate, feirante que se transformou em um dos empresários que mais contribuem no Estado de Goiás e, colocando agora seu meu nome para apreciação da população de Uruaçu”. Momento também para o prefeito relembrar sua própria trajetória de atuação: “Um menino da periferia, menino humilde, de família simples, que venceu na vida pública!”.
De Oziris: “Os pré-candidatos todos são meus amigos, vou buscar diálogo e entendimento, pois vejo que nosso trabalho está surtindo efeito, que o a população tem aprovado. As pesquisas têm mostrado isso. Todos têm credenciais de ser candidato e se algum apresentar crescimento maior que o meu, saberei, com humildade, recuar. Não tenho vaidade!”, categoriza, uma sustentação que nunca esquece de repassar.
‘Guerra…’
Mencionando o jargão “guerra de desejos, de vaidades”, Valmir Pedro esclareceu jamais cercear pretensões de candidaturas de aliados, que falou e ouviu – com/de –, todos, soube lidar com iniciativas e afunilamentos, sem a ninguém pressionar. “Esperei até quando podia. Sem pedir que algum deles abrisse mão”.
“Não tenho compromisso com Uruaçu somente até o momento final de meu mandato. Tenho compromisso com o futuro de Uruaçu e, quero que Uruaçu caia em boas mãos. Na agenda de campanha, estarei presente em todos os atos com o Oziris”, adiantou.
Envolvendo despesas e pagamentos de dívidas de qualquer campanha eleitoral, enfaticamente o prefeito pronunciou: “Em nenhum momento deixei as minhas campanhas para algum companheiro assumir a responsabilidade financeira. Quando alguém quer sair candidato, tem que ter a responsabilidade de assumir as despesas, colocar o CPF. Quem quer ser candidato tem que assumir”. É nítido: Valmir não se envolve e não se responsabiliza por pagamentos de despesas eleitorais de aliados políticos.
Na coletiva, o JORNAL CIDADE perguntou se Valmir Pedro é pré-candidato a algum cargo em 2026 (de deputado estadual a presidente da República), com o prefeito respondendo (reforçando posicionamento frisado anteriormente ao periódico) “não sou pré-candidato a nada. Sou pré-candidato apenas a finalizar o meu mandato com qualidade e sucesso, elegendo o meu sucessor, comprometido com os programas sociais, zerando a fila de espera de benefícios, comprometido com a sociedade de Uruaçu. Depois, se meus amigos e a população avaliarem que eu posso ajudar, ainda mais, Uruaçu, eu tiro uns ‘três dias’ de férias e vou trabalhar mais por Uruaçu, atuando pela cidade em todos os lugares”.
Minutos antes, o JC quis saber de Oziris qual seria o destino de Valmir caso ela vença as eleições municipais e assuma a Prefeitura de Uruaçu dia 1º de janeiro de 2025. A resposta aconteceu de forma variável, em aberto, com ele ponderando que Valmir é comprometido com Uruaçu, ama a cidade. “Eu confio nele, pois é leal, companheiro e tenho certeza que trabalhará em Uruaçu, em Goiânia e em Brasília para desenvolver ainda mais Uruaçu. Eu, na Prefeitura, fazendo um trabalho sério, honesto e, ele, sendo um canal direto de fala com a população, lado a lado”, em uma atuação, segundo o postulante, conjunta, “com o Valmir me ajudando, ensinando cada vez mais”. Oziris disse ainda que, juntos, eles podem investir muito mais em obras, registrando exemplos de pavimentação asfáltica, recapeamentos, construção de casas populares e praças, ampliando todo um legado de trabalho dos dois.
Negócios
Espelhado no trabalho árduo dos pais Dona Maria Eliza (in memoriam)/Francisco Ribeiro (Nico), Oziris começou a atuar profissionalmente criança, circulando por bairros de Uruaçu, atuando em diferentes áreas. Vieram as fases seguintes, sem parar de estudar, se tornou comerciário, comerciante em esfera maior e posteriormente virou empresário de destaque.
Hoje à frente de grupo empresarial sediado em Uruaçu com 21 anos de atuação e reunindo mais de 240 colaboradores, o pré-candidato a prefeito declara não ter dificuldades para lidar com pessoas, formar equipe e, que o intento de levar a vitoriosa experiência empresarial privada dele para a Administração pública é uma possibilidade que data de alguns anos. Eleito, o comando dos negócios naturalmente ficaria com Weder Ribeiro, somando apoio de outros familiares e dos colaboradores.
Especificando ter empresários amigos com diferentes quantidades de milhares de colaboradores e que adentraram ou não a seara pública, Oziris emendou que boa gestão empresarial se faz com pessoas de bem e honestas, equipe qualificada. “Meu irmão é um ‘braço direito’, que entende muito bem as questões da empresa”, detalhando que o grupo empresarial dos mesmos é composto de pessoas de confiança, com ele tendo todas as condições de administrar Uruaçu sem prejudicar os empreendimentos particulares.
Informando já ter recebido convites, com vantagens, para mudar a sede do grupo empresarial para a Região Metropolitana de Goiânia, onde estão sediados seus clientes principais, Oziris reforçou, em conjunto com a esposa Paula Ribeiro, que, mesmo não possuindo clientes em Uruaçu, a determinação é permanecer com a sede dentro de Uruaçu.
E memorizou estar entre os 500 maiores contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) no Estado de Goiás (457ª posição no Ranking 2022, com a AGT LOG Logística e Cargas Ltda), além de ter toda a frota de carros e caminhões com emplacamentos em Uruaçu.
Agradecimentos
Oziris desabafou estar sofrendo, com a família, os amigos, os aliados, “pancadas”, mas dizendo ser protegido por Deus, observou acreditar na lei do retorno.
O prefeitável encerrou a entrevista registrando agradecimentos, tecendo comentários.
Entre os enumerados, familiares, especialmente a esposa Paula Ribeiro – “A Paula tem passado dias difíceis. Grato pelo carinho, meu amor! Vamos cumprir essa missão com amor!”. Ao irmão Weder Ribeiro – “Faremos, se eleito for, um dos melhores governos da história de Uruaçu, meu irmão!”. Ronaldo Caiado, “por ter confiado o partido a mim, quando muitos queriam tomá-lo! Sempre confiei no seu caráter, tem feito bom governo, em cada área. Uma pessoa disponível, ao ser procurada!”. Valmir Pedro – “Uruaçu não pode retroceder. Temos que seguir em frente. Vamos a viabilizar nossa pré-candidatura, depois a nossa candidatura. É um caminho que leva a prosperidade!”. Marussa Boldrin (MDB), deputada federal – “…Que tem feito um bom trabalho, é atenciosa e vai nos ajudar ainda mais. Parabéns Marussa pelo seu trabalho na Câmara!”.
Também, os vereadores presentes e ausentes, tranquilizando a todos que se eleito prefeito permanecerá com a parceria sólida com a Câmara. Zé Mário Schreiner, presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás)/Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag) (Sistema Faeg/Senar/Ifag); presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás); e, vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – “Liderança classista importante, foi deputado federal e é meu eterno deputado federal!”. E, os veículos de comunicação – “Jamais esquecerei desse dia e de todos vocês!”.
Ozires x Oziris
Registrado Oziris Ribeiro Silva (com i), o empresário comumente era e ainda é chamado de Ozires, com a letra e. Ganhou o apelido de Ozires ainda criança.
Passou o tempo, se acostumou, mas depois o agora pré-candidato optou e prefere ser identificado, chamado, tratado pelo nome de registro, Oziris.
Há meses o JORNAL CIDADE passou a nominá-lo pelo nome (além de atualizar o nome em algumas publicações): Oziris.
Oziris Ribeiro Silva.
[Leia mais sobre a assunto, nas submatérias
Preocupado com famílias carentes, Oziris garante manter programas sociais
De atenção grande para com as famílias carentes, pré-candidato Oziris Ribeiro Silva garante que todos os programas sociais implantados por Valmir Pedro terão continuidade, além da criação de outros, caso seja eleito prefeito de Uruaçu em 2024.
Quando Paula Ribeiro, esposa do prefeitável Oziris Ribeiro Silva (UB), manifesta sobre a atuação assistencial da família (parte dela e do esposo), conforme mostrado na reportagem principal, o assunto se interliga com uma das perguntas feitas na entrevista coletiva de 1º de agosto, pelo JORNAL CIDADE, que mirou uma inverdade existente na cena política de Uruaçu: a de que Oziris não gosta de se envolver com a classe pobre. O periódico solicitou comentário dele e sugeriu que listasse exemplos de ajudas assistenciais suas realizadas, mesmo não sendo comum o mesmo propagar essa espécie de ajuda. “Isso não tem fundamento. Sou humilde e sempre estive com as pessoas humildes, tenho uma história de trabalho. Andando nos bairros, abraço e sou abraçado, com o povo contando histórias a meu respeito, desde quando eu era novo, com meus atos de simplicidade”, disse, acrescentando, que, por exemplo, na noite de 28 para 29 de junho, durante a junina Festa do Caju, andando em meio aos participantes, um Senhor afirmou lembrar dele vendendo picolé e, arrumando pneus de carrinho de picolé e da bicicleta.
A iniciativa de motivar a propagação da atitude de fazer o bem ao máximo, especialmente aos menos favorecidos, da parte da esposa Paula, é também um reforço a mais na informação de que estando prefeito, o esposo e ela, na condição de primeira-dama, praticarão série de boas ações favoráveis aos menos assistidos.
Programas sociais
Oziris garantiu, na entrevista, que manterá todos os programas sociais implantados pelo prefeito Valmir Pedro (PSDB), além de criar outros, em firme combate para a redução da pobreza, propiciando renda e oportunidades às famílias vulneráveis socialmente.
“Políticas públicas e fortalecimento de iniciativas para a proteção das famílias é algo importante e eu não mediria esforços de maneira alguma para esse trabalho fazer parte de uma gestão minha, desde o primeiro dia!”, havia dito Oziris ao JC recentemente.
Deixando a certeza de que, se eleito for, o “gabinete estará aberto e atenderei o povo de Uruaçu”, ele antecipou que será prefeito do povo.
[Outras informações, na submatéria final
Fábio Vasconcelos sugeriu e articulou a união Valmir-Oziris
Hábil político e experiente articulador na área, vereador Fábio Vasconcelos dialoga frequentemente com o prefeito e com o pré-candidato a prefeito de Uruaçu. De fato, partiu dele a ideia das uniões entre Valmir Pedro e Ronaldo Caiado e, entre Valmir Pedro e Oziris Ribeiro Silva.
A publicação, na reportagem principal, da colocação “não me envaidece hora nenhuma estar prefeito. Meu interesse é contribuir. Sem deixar de conversar com todos”, do prefeitável Oziris Ribeiro Silva (UB), é uma referência também aos vereadores por Uruaçu – aliados ou não –, devido o fato que, se depender dele, Oziris, o apoio oriundo do Poder Legislativo será 100%, algo que ele pretende tornar realidade por meio de mais e mais diálogos.
Na coletiva de 1º de agosto em sua casa, concedida em conjunto com o prefeito Valmir Pedro (PSDB), estavam presentes com Oziris: Fábio Vasconcelos (Solidariedade), presidente da Câmara Municipal; Célia Bueno (sem partido), Domingas Quilombolas (Solidariedade), Elói dos Santos (UB), Gordin Eventos (Cidadania) e Rony Piettro (UB).
Edivaldo França (Republicanos) se fez representado pelo irmão. Jhonatha Fernandes (Podemos), por motivo de força maior; e, Paulo Cantor (PSD), que se encontrava em missão profissional, fizeram contatos via telefone com Oziris. Michel Mindlin (UB) se encontra em viagem pelo exterior.
Somando 13 edis, Uruaçu conta ainda com os parlamentares Chiquinho (sem partido) e Bia (Cidadania), listados na reportagem principal; e, Edimar Elias (Republicanos).
Articulações de Fábio
Quando pessoas de Uruaçu, determinadas cidades de Goiás e de parte do Congresso se surpreenderam, em 8 agosto de 2022, com o anúncio de apoio do prefeito uruaçuense Valmir Pedro ao projeto de reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB), Fábio Vasconcelos viu ali o início público da parceria que estaria por vir, num trabalho também do então deputado federal Lucas Vergilio (Solidariedade), hoje secretário de Estado de Relações Institucionais em Goiás, que oficializou a firmação da união.
Nascido em berço político – sob responsabilidade maior do saudoso pai Mozart Vasconcelos, que foi vereador e prefeito de Uruaçu –, Fábio, mesmo novo, é experiente político, hábil articulador, enxergando longe.
Amigo de longas datas de Valmir e Oziris, Fábio Vasconcelos lutou e luta demais em favor da união do prefeito com Caiado e Oziris. Quando começou com essa tratativa foi provocado por terceiros para desistir da ideia, criticado, alvo de falas que ele estaria lidando com uma missão impossível. Que improvável, ainda mais, seria a união Valmir-Oziris. Sem perder a determinação, Fábio acreditou muito na constituição da parceria e, hoje o assunto é realidade sólida. Atualmente é o político que mais conversa com Valmir e Oziris, tratando de questões legais políticas e administrativas.
Já discreto ao longo da vida, habitualmente Fábio não comenta o caso, mas sabe-se que sua satisfação hoje é das maiores, sem perder de vista o bom andamento da união. “O Fábio procura evitar o assunto devido a ciumeira que isso provoca”, opinou um político ao JORNAL CIDADE, no início de 2023.
Lembrado como um dos prováveis nomes que poderia sair candidato a vice-prefeito de Oziris, Fábio Vasconcelos prefere responder, em poucas palavras, se encontrar focado no trabalho presidencial da Casa de Leis e que o nome dele estará, de uma forma ou outra, na disputa de cargo nas eleições 2024. Leia-se vice ou vereador.
Leia também (basta clicar nas manchetes):
–Valmir Pedro está consolidando uma das maiores redes de proteção social do interior goiano
–Aliados de Valmir Pedro: Oziris quer ser prefeito e esposa Paula apoia a decisão
–Inauguração do Colégio Militar Dona Maria Eliza da Silva é um marco histórico
–Oziris Ribeiro Silva não merece ser desrespeitado
(Jota Marcelo e Márcia Cristina. Colaborou: Zé Nilton [Especial]. Com atualizações, inclusive fotográficas)