Opiniões destacam o Hospital Edmundo Fernandes

A inauguração, dia 3 de março, e o funcionamento imediato do Hospital Edmundo Fernandes (conforme mostrado na edição da quinzena 16 a 31 de março) são conquistas de Uruaçu, do Norte goiano e de outras regiões de Goiás, como o Centro-Norte, o Vale do São Patrício, o Nordeste, o Vale do Araguaia; e, também o Sul do Estado do Tocantins. Os proprietários diretores doutor Edmar Fernandes de Carvalho, Marliéte Carvalho, doutor Luis Kléber, doutor Edmar Júnior e demais sócios estão empenhados em oferecer qualidade máxima. Profissionais da saúde e outros presentes na cerimônia de inauguração foram ouvidos pela reportagem do JORNAL CIDADE. Confira as opiniões.

Localizado no Centro de Uruaçu, o Hospital Edmundo Fernandes possui atendimento completo e especializado, com qualidade e precisão – Foto (acima e da home): Divulgação

 

A equipe do Hospital Edmundo Fernandes foca a agilidade, qualidade, o cuidado do paciente, com atendimento em várias áreas – Fotos: Jota Marcelo/JORNAL CIDADE

 

Doutor Ubiratan Jr, médico radiologista e proprietário da Clínica Nina – “Na Saúde Pública, Uruaçu e a região haviam dado um salto, com o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano [HCN; também chamado de Hospital Regional] e, agora, com a inauguração desse complexo hospitalar particular, que oferece serviços de alta complexidade que a cidade não tinha, como UTI [Unidade de Terapia Intensiva], hemodinâmica, plantão 24 horas de ortopedia, cirurgia-geral, Uruaçu só tem a ganhar, somando muito, voltando a ser um marco na saúde de toda a região, voltando a ser da forma que vimos tempos atrás. Nos colocamos à disposição para sermos parceiros e estamos atentos a toda essa melhoria que vivenciamos. Crescermos juntos, pois hoje é a união que faz avançar. Acabou a época em que cada um tinha o seu cantinho. Hoje é parceria, dividir, somar, para podermos contribuir com a saúde em geral. Estamos com planos, visando uma ressonância magnética no plano particular – até com a união dos grupos –, para fortalecer cada vez mais”. – Foto: Godofredo Costa/Portal da Cidade

 

Doutor Edmar Fernandes de Carvalho Junior (dir.) (na foto, ladeado pelo irmão doutor Luis Kléber), médico cardiologista e sócio – “Esse aqui é um sonho de longa data que se torna realidade. Tudo começou com meu avô Edmundo Fernandes de Carvalho, que sempre sonhou tentar fomentar a medicina através de um hospital, sendo idealizador de um. Quase colocou para funcionar na época, mas, por intempéries, acabou não acontecendo. Graças a Deus, através do arrojo do meu pai, doutor Edmar, minha mãe Marliéte, ‘braço direito’ forte, a gente conseguiu levantar essa estrutura e hoje estamos conseguindo concretizar o sonho do meu avô, que ‘lá de cima’ está muito orgulhoso. Isso vai ser sensacional para a nossa região e prestaremos uma boa assistência de saúde para todos. Nosso ‘slogan’ é ‘tecnologia a serviço da vida‘, a ‘coisa’ avança, o mundo se modifica, ele evolui e nós também temos que evoluir para melhor. Uruaçu ficou muitos anos ‘parada’ no tempo e agora estamos avançando bastante. Tem muita para ser feita ainda, mas nós já começamos. Demos o pontapé inicial, e Uruaçu, igual a gente comenta, tá fadada a crescer”.

 

Valmir Pedro (PSDB), prefeito de Uruaçu – “Já no primeiro ano do meu primeiro mandato [2017], o doutor Edmar compartilhou comigo esse sonho, desejo de edificar em Uruaçu. Eu minha equipe sempre procuramos fazer bem com ele as tratativas que cabem ao poder público municipal, para consolidação dessa grande idealização. Uruaçu tem avançado muito, tanto na Saúde Pública, como na saúde privada. Da parte do Governo de Goiás, temos o Hospital do Centro-Norte Goiano. É uma alegria estar participando desse sonho, desse projeto, desde o primeiro momento. Merecem o nosso respeito, o nosso carinho e todo o nosso reconhecimento. Investimentos grande parte de nosso orçamento no ser humano, seja através de estrutura, de programas sociais, da Educação, dando ao cidadão uma qualidade de vida maior. O que faltava em Uruaçu era um gestor público que governasse com responsabilidade. Quando se governa assim, divulgando de forma positiva a sua cidade, isso incentiva, motiva os investidores privados investirem. Grande exemplo disso é a Clínica de Hemodiálise [Clínica de Diálise de Uruaçu {Clinefro Ltda}], localizada em Uruaçu no loteamento São José; a matriz é em Goianésia-GO.], que por muitos anos foi tentada aqui, com os diretores doutor Robson [Silva] e Cristiano [de Araújo Almeida], mas que não tinha uma contrapartida por parte do Município. Firmamos a parceria e, foi iniciada e concluída a obra, a inauguração e o funcionamento, inclusive pelo SUS [Sistema Único de Saúde], dentro dos nossos dois mandatos, da maior clínica do gênero dentro de Goiás. Na área pública, o Município tem feito a sua parte, criando programas, como o Melhor em Casa, o Corujão, o Mãe que Cuida, investindo na Saúde Pública como nunca se investiu. O doutor Edmar – juntamente com a sua família –, que sempre foi um marco na medicina uruaçuense, já tinha esse sonho e agora o empreendimento se torna realidade graças a capacidade, a competência dele e ao compromisso que ele tem com a saúde. Temos vários profissionais do Brasil vindo trabalhar no Hospital Edmundo Fernandes, gerando outros empregos, renda. Gera consequências sociais também, de forma positiva e, a gente salienta a importância do secretário municipal de saúde, Josimar Nogueira, que mantém esse diálogo bem estreito com todos das áreas pública e privada”. – Foto: Juliano Moreira/Secom/Prefeitura

 

Osvando Teixeira, vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uruaçu (Aciau) e, jornalista – “Nós, da Aciau, parabenizamos o doutor Edmar pela coragem e determinação em acreditar no potencial da cidade de Uruaçu. Com a inauguração de mais esse hospital, contendo equipamentos de última geração e profissionais de altíssimo nível técnico, não tenho dúvida que Uruaçu resgata o título da cidade referência em saúde na região Norte de Goiás e no Vale do São Patrício. A Aciau está de portas abertas para esse empreendedor visionário, filho de Uruaçu, que, além de trazer saúde e tranquilidade para nosso povo, ainda gera renda e emprego para o nosso Município”. Nesta imagem, Osvando (4º – esq.) está ao lado de sócios-proprietários do Hospital Edmundo Fernandes.

 

Doutor Bomfinho Ribeiro, presidente da Unimed do Norte goiano – “Não poderia ser de outra forma: é um grande avanço científico, tecnológico e, humanitário, pois melhora as condições para a população. É algo fantástico e já deveria ter acontecido há mais tempo, pois já tivemos dificuldades, sofremos muito. […]. Eu ajudei lutar por isso que vemos aqui agora! O doutor Edmar é um sujeito de vanguarda. Eu sempre lutei para termos uma opção aqui. Para se ter uma ideia, na década de 2010, 56% dos partos de Uruaçu eram feitos em Ceres [-GO]. Quando chequei a Uruaçu, em 1980, nós fazíamos 95% dos partos de toda a região Norte. Época do doutor Visconde, comandando [o então Hospital Santana, hoje de nome Serra da Mesa] […], em que a gente já trabalhava com muito amor. Depois, eu fui para o Hospital São Vicente [não mais existente], fui muito bem recebido e, ao longo dos anos, trabalhei e trabalho muito!”. – Foto: Meire Moreira/jornal Correio Popular (Uruaçu)

 

Doutor Guilherme David, médico urologista e sócio – “É uma realidade de que a cidade está ganhando a fama de a melhor da medicina. Aqui já foi a melhor no passado, teve uma piora e, hoje mostra que tem potencial para ser referência no Norte goiano, no só com o Hospital Edmundo Fernandes, mas também com o Hospital Regional. São estruturas que vêm para somar para a região, melhorar o atendimento na saúde, não apenas de Uruaçu, mas de todo o Norte goiano. Fui um dos primeiros médicos a chegar, quando a obra estava no início. Acreditei no sonho da família do doutor Edmar e, hoje, graças a Deus, estamos abrindo as portas do hospital que vai trazer tanta modernidade. Trabalhamos para salvar vidas, com qualidade!”.

 

Aldir Rodolfo de Carvalho, médico com atuação na capital Goiânia, parceiro e integrante da família empreendedora – “Representa um marco nessa nova fase da medicina de Uruaçu. Sobre o doutor Edmar, com a sua família – eu acompanhei os bastidores desse hospital, desde o seu ‘primeiro tijolo’ –, eu sou testemunha de que ele fez o impossível nesse planejamento e colocou aqui o que tem de mais avançado em termos de estrutura hospitalar para atender a todos. Particularmente, a parte que me toca mais, que é o centro cirúrgico, eu conheci muito bem e, eu garanto que é um dos mais avançados no Estado de Goiás. Representa muito para Uruaçu no que se refere à medicina tecnológica, medicina de alto nível, medicina de alta complexidade. O doutor Edmar sempre foi incomodado com as pessoas, os pacientes que não tinham, não têm condições de tratar e, procuravam outros centros. E, mesmo sem condições financeiras, de transporte, acabavam tendo um desfecho desfavorável por falta de assistência em Uruaçu. Conforme ele disse na apresentação, o hospital terá condições de realizar todo procedimento de complexidade aqui mesmo, na cidade. Isso é a valorização da pessoa, do ser humano!”.

 

Doutor Marcelo Morais, biomédico, perito criminal e titular da 7ª Coordenação Regional de Polícia Técnico-Científica (7ª CRPTC-Uruaçu) – “Avalio como um marco, um divisor de águas na medicina, na saúde de Uruaçu em geral. Creio que hoje a gente começa a falar em alta complexidade no nosso Município e na nossa região. Essa data vai ficar marcada na história de Uruaçu. Ambiente acolhedor, técnico, de qualidade, ético… Tudo que uma casa de saúde necessita! Nós, do laboratório Oswaldo Cruz, somos parceiros, desde o início do funcionamento do Centro de Medicina Avançada [outro empreendimento da família], e, estamos aqui também, com toda a equipe do hospital, trazendo o melhor da medicina laboratorial!”.

 

Doutor Rodrigo Fernandes, advogado e suplente de deputado estadual – “Esse momento é simbólico para a cidade de Uruaçu, porque agora a gente passa a resgatar o protagonismo da saúde no Norte de Goiás. Uma época atrás, Uruaçu exercia essa referência, essa vanguarda na medicina, que infelizmente, por algum tempo, perdemos para a cidade de Ceres. Mas, agora, com a abertura do Hospital Regional, que traz a centralização do SUS e, hoje, com a inauguração do Hospital Edmundo Fernandes, que traz a referência da medicina privada e do Norte, coloca Uruaçu no lugar que a cidade merece, que é um local do protagonismo da medicina no Estado de Goiás. O descerramento da faixa de inauguração que acabamos de ver é extremamente importante. Não é um simbólico apenas, é uma retomada, um recomeço, uma nova história de se escrever, com um hospital dessa magnitude. Acima de tudo, resgata e homenageia o doutor Edmundo Fernandes de Carvalho, que foi o pioneiro da medicina em Uruaçu, nas décadas de 1940 e 1950. Estudou no Rio de Janeiro [-RJ], teve que ir para fora, não existia Faculdade de Medicina em Goiás. Foi o primeiro médico a pisar os pés aqui na cidade e, hoje o doutor Edmar, com a esposa Marliete e os filhos deles, homenageiam o pai, colocando o seu nome no hospital. Eles também são dignos de referência. O doutor Edmar é um grande médico, o doutor Edmundo Filho é um grande médico. Os filhos do doutor Edmar são grandes personalidades da medicina também no Estado e, estão trazendo, com o hospital, o que há de melhor – hemodinâmica, o que há de melhor em aparelhagem, leitos de UTIs [Unidades de Terapia Intensiva], que não existia na cidade até pouco tempo. Então, de tal forma que quem ganha é a população, a cidade, a região. O que nos orgulha ainda mais é que é um filho, é um Fernandes de Carvalho, de Uruaçu, que há mais de 100 anos dedica diuturnamente para as melhorias da nossa região”.

 

Doutor Juarez Lourindo (Solidariedade), odontólogo e vice-prefeito de Uruaçu – “Realmente, a gente fica emocionado, tamanha a obra que o doutor Edmar conseguiu construir aqui em Uruaçu. O hospital é de uma pujança enorme e, que não só atenderá nossa região, o Norte goiano, mas, também pessoas do Pará, Tocantins, Maranhão, do Mato Grosso. A gente sabe de toda a estrutura que está sendo montada nele, principalmente envolvendo os equipamentos e, os médicos que estão vindo para Uruaçu. É muito importante e a gente fica lisonjeado, contente, sabendo que Uruaçu volta a ser referência na região. Há muitos anos, eu converso com o doutor Edmar, desde os tempos de ginásio, depois, em Goiânia, estudando em Faculdades e, após voltarmos para o Norte goiano [os dois são casados com duas irmãs], sobre a questão da saúde local e o desenvolvimento, num todo, da cidade, sobre o que poderia acontecer em Uruaçu. Estamos vivenciando isso hoje! Deus foi muito bom em dar essa capacidade ao doutor Edmar, esse investimento. Deus também nos deu saúde e vida para vermos isso se realizar! Só temos a crescer, juntos com a população de Uruaçu e da região. Pessoalmente e através da política atuamos no sentido de colaborar. Estivemos, com ele e o prefeito Valmir no Ipasgo [Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás, no início da semana da inauguração, em Goiânia], com o presidente [Vinícius de Cecílio Luz], visando agilizar o credenciamento. Estamos sempre colaborando… O Valmir – com sua habilidade –, em Goiânia, em Brasília, inclusive na questão do Hospital Regional, em um trabalho espetacular do Valmir, que conseguiu trazer o hospital. Devemos agradecer também o governador Ronaldo Caiado [UB], que colocou para funcionar. E, ao Marconi Perillo [ex-governador de Goiás], pois praticamente foi ele quem construiu”.

 

Chiquinho (sem partido) (foto acima), vereador por Uruaçu – “Representa um marco histórico de Uruaçu, uma ‘virada’ na medicina, nova etapa da medicina na região Norte goiana, também no Vale do São Patrício e Nordeste de Goiás. Uruaçu vai ‘bombar’, surpreender a todos com essa estrutura magnífica que o doutor Edmar apresenta para a sociedade e o povo de Uruaçu e outros centros. Na condição de vereador, ex-presidente da Câmara Municipal, venho parabenizá-lo, filho daqui, um baluarte, de família tradicional. Isso mostra que todo o esforço dele, da esposa Marliéte, dos filhos deles, valeu a pena. Grande momento e, com certeza, Uruaçu será novo polo na medicina”. Na foto, Chiquinho (5º – dir.), juntamente com os vereadores Edimar Elias (Republicanos) (esq.) e doutor Michel Mindlin (UB); doutor Edmar Fernandes, Marliéte Fernandes; doutor Edmar Junior; e, doutor Luis Kléber, quando, no evento da inauguração, o Hospital recebia Moção de Aplausos e Congratulações, honraria da Câmara Municipal de Uruaçu – Fotos: Meire Moreira/jornal Correio Popular (Uruaçu) (acima); e, Valdimir Júnior/Câmara Municipal de Uruaçu (abaixo)

 

 

 

Josimar Nogueira, secretário municipal de Saúde uruaçuense – “Vem representar o recomeço da história da medicina na nossa cidade, que já teve cinco hospitais. É a retomada da história da medicina de Uruaçu, que recentemente também ganhou o Hospital Regional. O Hospital Edmundo Fernandes chega para liderar o Norte no polo de medicina. Com a equipe de especialistas, profissionais de renome e os equipamentos que tem, o doutor Edmar e a família de médicos dele – que eu costumo dizer: ‘São gênios!’ –, tornam isso uma realidade. São filhos de Uruaçu e, isso é importante, estão empreendendo na cidade onde nasceram, constituíram famílias, construíram todos seus patrimônios. Denota que eles dão valor a nossa cidade, assim como ela merece ter esse valor. Um empreendimento que coroa Uruaçu. Acredito que esse magnífico hospital tornará nossa cidade cada vez mais como a ‘Capital do Norte’. Já no início e, outras vezes, eu e o prefeito Valmir Pedro visitamos a obra, percebendo o forte interesse do doutor Edmar na causa, com nossa Administração apoiando, para colaborar, seja na questão da Vigilância Sanitárias, de projetos, convênios e de outras providências. A iniciativa privada resulta em grande retorno para a cidade”. – Foto: Meire Moreira/jornal Correio Popular (Uruaçu)

 

 

Doutor Edmundo Filho, médico (com atuação em Goiatuba-GO.); filho de doutor Edmundo Fernandes; pai dos médicos doutor Gustavo Fernandes Vilarinho, cirurgião-geral e videolaparoscopista. Doutora Renata Prudêncio Fernandes Vilarinho, cirurgiã dermatológica e metabólica. E, doutor Fernando Fernandes Vilarinho, ginecologista e obstetra. E, também de Rejane Fernandes Vilarinho, empreendedora. Prefeito de Uruaçu no mandato 1997-2000, é incentivador da qualificação da saúde em geral – “É um marco histórico, momento épico na medicina de Uruaçu e essa obra representa um sonho acalentado por meu pai, Edmundo Fernandes de Carvalho, de muitos e muitos anos, que o doutor Edmar conseguiu materializar. De forma apoteótica, acontece a inauguração hoje. Tem um significado muito especial e vira a página da medicina do Norte do Estado de Goiás. Uruaçu, hoje, sem a menor sombra de dúvida, é a principal referência em medicina no Norte, pela qualidade das estruturas hospitalares, pelo parque tecnológico e, principalmente, pela gama de especialidades, marcadas, principalmente, pelos filhos do doutor Edmar, que seguiram a sua trajetória, porque ele significou fonte de inspiração para eles e, com grande maestria, conduziu muito bem para que pudesse participar desse momento ímpar na vida da medicina do Norte de Goiás. Não há uma concorrência entre a Saúde Pública e saúde privada porque a privada é complementar ao sistema. Especialmente com a tecnologia, a vanguarda da medicina está na iniciativa privada e, prima com isso pela resolutividade, prima pela capilaridade em todos os rincões do Brasil, como um todo, agindo de forma complementar e resolvendo localmente as questões da saúde. Há uma tese de que a solução para o sistema público é a regionalização da saúde. ‘Entra governo, sai governo’, isso nunca acontece e esse vácuo é preenchido brilhantemente por esse segmento, que faz com que o progresso antecipe sua chegada nas mais diversas regiões do Estado de Goiás, principalmente”. – Foto: Meire Moreira/jornal Correio Popular (Uruaçu)

 

Carta: na cerimônia de inauguração, quando dos discursos de autoridades e familiares, doutor Edmundo Filho fez leitura de carta própria, editada especialmente para a ocasião. O JORNAL CIDADE solicitou ao mesmo disponibilizar a mesma (cópia), que ganha publicação nesta reportagem, igualmente ganhou na edição 398/postagem anterior

 

Doutor Edmar: entusiasta, determinado e empreendedor, com o Hospital Edmundo Fernandes se tornando realidade

 

Leia também:

Uruaçu e o mundo ganham o Hospital Edmundo Fernandes

 Luto na medicina de Uruaçu – Edmundo Fernandes de Carvalho, um intelectual

 

(Jota Marcelo. Com atualizações, inclusive fotográfica. Esta reportagem também será publicada pelo JORNAL CIDADE no formato impresso, na edição 399, de 1º a 15/04/2023)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!