Editor-Chefe: Jota Marcelo

Uruaçu, Estado de Goiás, 18 de julho 2019

Luto na medicina de Uruaçu – Edmundo Fernandes de Carvalho, um intelectual

Natural de Uruaçu, educado, culto e precursor, conectado com os acontecimentos em geral, o médico enfrentava problemas de saúde faz tempo. Pai e avô de médicos, doutor Edmundo, que ajudou implantar e funcionar duas unidades de saúde na cidade nos anos 1960 e 1970, deixa legado representativo.

 

Doutor Edmundo: trabalho de décadas na cidade nortense, em correta atuação que daria bom livro. Nesta imagem de 2011, na Jornada Médica de Uruaçu, ao lado do neto Luis Kléber (emocionado e, então estudante de medicina), hoje um dos melhores médicos de Goiás e atuando em Uruaçu – Fotos, inclusive a da página principal: Jota Marcelo/JORNAL CIDADE

 

Educado, culto, precursor, sintonizado com os acontecimentos municipais, regionais, estaduais e mundiais, doutor Edmundo escrevia bem, era leitor assíduo (assinante do JORNAL CIDADE), esteve à frente do seu tempo em situações diversas

 

Uruaçu perdeu na tarde de 6 de julho, um de seus maiores intelectuais, o médico Edmundo Fernandes de Carvalho (doutor Edmundo, também chamado de doutor Edmundo Pai).

Um dos pioneiros de Uruaçu – com 92 anos –, se manteve lúcido mesmo no período em que problemas de saúde se agravaram.

O velório ocorre na residência dele, situada na rua Coronel Aristides, 96, Centro, ao lado do Dallas Restaurante e Pizzaria e, o sepultamento está agendado para a manhã do domingo 7, no cemitério Sant’Ana.

Igualmente pioneiro da medicina uruaçuense (CRM número 345), com ética, dedicação, qualidade e honestidade prestou vasto trabalho, destacadamente através da própria Clínica, localizada na avenida Tocantins, esquina com a rua Jacinto da Silva Rocha Vidal  e, que fez questão de manter aberta até o tempo atual (inclusive, com atendimento médico esporádico), reflexo do quanto o mesmo amava sua profissão, seu trabalho, militando especialmente à área de saúde pública. Em parte desse período foi servidor do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP); Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS); da Organização de Saúde do Estado de Goiás (Osego); e, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Corria 1998 quando se aposentou na esfera pública. Foi um exímio profissional que soube conciliar com perfeição a atuação privada com o serviço no setor público.

Primeiro médico do então Hospital Filantrópico São Vicente de Paula, que ajudou construir, em 1964, já em 1972 edificou a Clínica São Lucas, com atendimento particular.

Também atuou no segmento camponês, não abrindo mão de praticar o vaivém cidade-propriedade rural se locomovendo no inseparável Jeep azul.

Os filhos Edmundo Fernandes de Carvalho Filho e Edmar Fernandes de Carvalho são médicos, da mesma forma diferentes netos dele, que também deixa a filha Fátima Fernandes de Carvalho, que, após residir e trabalhar fora por anos, até se aposentar, retornou a Uruaçu para ajudar cuidar de quem sempre recebeu apoio: os pais Maria Mendes Carvalho/doutor Edmundo.

Doutor Edmundo Filho foi prefeito de Uruaçu na Administração 1997-2000, mudando depois para Goiatuba, reduto de familiares da esposa Rejane Vilarinho.

Homem educado, culto e precursor, sintonizado com os acontecimentos municipais, regionais, estaduais e mundiais, escrevia bem, assíduo leitor (era assinante do JORNAL CIDADE – tinha o hábito de falar aos editores: “Não parem de escrever!”), esteve à frente do seu tempo em diversas situações.

 

Homenagens

O profissionalismo de alto quilate do filho de Uruaçu formado em medicina aos 32 anos pela Faculdade Nacional de Medicina da Praia Vermelha (no Rio de Janeiro-RJ) repercutiu e doutor Edmundo recebeu distintas honrarias, a exemplo do Top Marketing – Homenageado (entregue pela então entidade local Centro Cultural Cazuza) (1999); Troféu de Honra ao Mérito Profissional Médico (via Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás [2010]), quando doutor Edmundo fez um pronunciamento, publicado pelo JORNAL CIDADE na edição da quinzena 16 a 31 de outubro daquele ano, aqui republicado (abaixo); e, Moção de Aplausos e Congratulações (Câmara Municipal de Uruaçu, sob iniciativa do então vereador Chiquinho, aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares) (2011).

A agraciação do Poder Legislativo foi entregue na abertura da 12ª Jornada Médica de Uruaçu, dia 8 de julho, na sede da Associação Médica de Uruaçu, oportunidade em que doutor Edmundo fez um pronunciamento, publicado na época pelo JORNAL CIDADE, aqui também republicado (mais abaixo):

 

Cremego

‘Pronunciamento do Dr. Edmundo Fernandes de Carvalho’

 

Boa noite!

 

Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho Regional de Medicina, Dr. Salomão Rodrigues Filho e demais componentes da diretoria, médicos, familiares, convidados, autoridades presentes.

É com alegria e orgulho que participo deste evento. Sei que é um privilégio estar aqui, pois, fui distinguido entre eminentes e destacadas personalidades médicas.

No dia 05 de janeiro de 1959 recebi meu diploma de médico pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro e passei a exercer a profissão, modéstia à parte, com competência e responsabilidade porque preparado para cuidar do melhor bem a saúde, a vida.

Natural da região de Uruaçu onde passei a trabalhar, primeiramente no Hospital São Vicente de Paula e posteriormente na área da saúde pública no SESP sob a supervisão do Dr. Abílio Gonçalves Maranhão, no SAMDU sob a direção do Dr. Farjala Sebba, na unidade da OSEGO, na administração do governador Otávio Lage de Siqueira, responsável pelos programas de hanseníase, tuberculose e vacinas.

Prestei serviços no INAMPS na Coordenação de A.I.H. e Assistência Médica aos segurados do Instituto.

Em 1985 entrei no programa de perícias médicas do INSS onde estou atualmente aposentado.

Ser médico é uma vocação, um dom, uma bênção.

Jesus Cristo foi médico, curou cegos, aleijados e coxos, consolou com os ensinamentos da Sagrada Família.

Tenho filhos e netos médicos, data vênia, eles estão presentes. Dr. Edmundo Filho, Dr. Edmar, Dra. Renata e os acadêmicos Fernando, Gustavo, Edmar Júnior e Luis Kléber. E, a bioquímica Rejane, além de Luiz Cleuto, vestibulando.

A classe médica pertence à elite social brasileira, compromissada com a ética e a moral.

Recomendo aos médicos mais jovens que mantenham a tradição de preparo profissional, respeito aos códigos do colendo CRM e esmero na conduta social.

Os médicos são bons administradores, grandes hospitais, maternidades, construídos e administrados pelos médicos.

Pedro Ludovico, médico, fundador da linda Goiânia; Juscelino Kubitscheck, médico, construtor da bela Brasília, médicos, escritores, músicos, cantores, compositores, oficiais das forças armadas, e até médicos rebeldes, Ernesto Che Guevara, argentino.

Meu lema médico: Caminho ao lado dos que sofrem e choro no crepúsculo dos que agonizam.

Termino agradecendo a platéia aqui presente por ter comparecido à nossa festa e ao Conselho Regional de Medicina esta inesquecível homenagem.

 

Muito Obrigado,

 

Edmundo Fernandes de Carvalho.

 

 

Câmara

‘Pronunciamento do Dr. Edmundo Fernandes de Carvalho’

 

Cumprimento o doutor Salomão, secretária da Saúde Magda Melo, doutor Edmar, doutor José de Oliveira, vereador Francisco Carlos (o Chiquinho), médicos, médicas, enfermeiros, senhoras, senhores, imprensa.

 

Boa noite!

 

No dia 22 de setembro de 2010, em sessão solene no Conselho Regional de Medicina, na cidade de Goiânia, eu e mais seis colegas médicos fomos homenageados com medalha Honra ao Mérito Profissional Médico pela diretoria do Conselho na presidência do doutor Salomão Rodrigues Filho e demais membros do colegiado.

Doutor Salomão, aproveito esta oportunidade para agradecer sinceramente vossa excelência, este diploma que veio enriquecer meu currículo, além de ser prova de amizade e cortesia.

Quero esclarecer que esta homenagem é concedida aos médicos mais idosos registrados no Conselho.

Estamos participando de uma Jornada Médica onde reúne médicos, médicas e demais profissionais de saúde para debater temas e atualizar conhecimentos.

Este evento é promovido pela diretoria da Associação Médica de Uruaçu, que tem como atual presidente doutor José de Oliveira e Silva, e como diretor científico, doutor Edmar Fernandes de Carvalho, aos quais cumprimento.

Quero agradecer de modo especial ao nobre vereador Francisco Carlos, na intimidade, nosso Chiquinho, representando a Câmara de Vereadores. Bela medalha, também símbolo de honra ao mérito profissional, concedido pela colenda Câmara dos Vereadores que tanto me sensibilizou e agradeço.

 

Muito Obrigado.

 

O edifício ora construído por doutor Edmar e familiares – ampliação da Clínica de Medicina Avançada (uma das melhores estruturas [equipe médica] do Norte goiano, com atividades iniciadas em 10 de maio 2017) –, bem poderia levar o nome do pai, que retornou à terra natal em 1959, apenas 60 dias após a formatura.

 

(Jota Marcelo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!