Morre a ex-vereadora Marilha Camapum Barroso. Velório: plenário da Câmara Municipal, a partir das 22h

Nome de destaque nas cenas educacional e política de Uruaçu, ‘Dona’ Marilha lidava com problemas de saúde. Velório, que ocorreria na sede da Pax, foi transferido para o plenário do Poder Legislativo, de 22h em diante. Sepultamento, na quinta 16, 11h.

Marilha Camapum Barroso, em evento dos Correios no ano de 2005: uma vida dedicada para com a área educacional – Fotos, inclusive da home: Márcia Cristina/JORNAL CIDADE

 

Marilha Camapum Barroso faleceu no início da tarde desta quarta-feira 15 de janeiro, na capital do estado, Goiânia. Nascida dia 4 de setembro de 1937, em Santa Filomena-PI, a ex-vereadora estava internada no Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG).

Educadora, aposentada, com grande atuação ao longo de décadas na cidade, optou por adentrar a política visando ajudar causas educacionais e outras. Foram 12 anos seguidos atuando na Câmara Municipal de Uruaçu.

Mais que atuar em sala de aula, coordenou o então Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral); e, durante duas décadas foi secretária municipal de Educação local.

Diferentes vezes candidata a vereadora (a mais recente no pleito de 2000), foi vitoriosa pela última vez nas eleições 1996, com 443 votos, exercendo atividades legislativas diferenciadas no período 1997-2000, para melhor, no plenário da Câmara Municipal e em Comissões, mais atenção permanente em favor da população, via contato direto com o povo.

Com afinco semelhante, havia atuado também nas duas legislaturas anteriores (1993-1996 e 1989-1992), presidindo a Casa de Leis no ano de 1994. Logo na estreia ajudou escrever, debater e aprovar a redação final do texto da Lei Orgânica do Município de Uruaçu (antes, havia imposição do Congresso, tolhendo direitos da municipalidade brasileira), que veio a ser alterada parcialmente, a partir da legislatura 2001-2004, em trabalho coordenado pelo então presidente (2001-2002), doutor Waldecir Oliveira.

Em campanhas eleitorais entre as décadas de 1970 e 1990, atuou com dedicação, defendendo as bandeiras do MDB e era uma das referências do líder estadual Iris Rezende Machado no Norte, antes Médio Norte.

Atendendo convite da então prefeita Marisa Araújo, se despediu das funções públicas atuando no então Projeto Conviver, estrutura da pasta da Assistência Social. Se sentiu totalmente à vontade pelo fato de estar trabalhando diretamente com o cidadão, a cidadã. Fatos que permitem a afirmação de ter se constituído em expressivíssima colaborada do serviço público, sem jamais perder a humildade a atenção para com o ser humano.

Ao autor desta reportagem, tecia elogios pelo vício do mesmo no hábito da leitura, sempre solicitando que tal costume fosse compartilhado para com o máximo de terceiros. “Precisamos de mais gente que tenha interesse pela leitura!”. Inesquecível comentário da parte da mesma.

 

Família

De famílias tradicionais, era viúva de João Batista Coelho Barroso (Batista da Farmácia). Eles tiveram os filhos Edmar Barroso Camapum, proprietário da serralheria Urufer; João Batista Camapum Barroso (in memoriam), comerciante; e, Marisa Camapum Barroso, educadora.

O velório, antes agendado para iniciar às 23h50 de hoje, na sede do salão da Pax (Uruaçu), foi transferido para o plenário da sede do Poder Legislativo, na avenida Araguaia/Centro, de 22h em diante.

O sepultamento está marcado para amanhã (16), 11h, no Jardim das Oliveiras, cemitério onde o esposo foi sepultado.

 

Marilha Camapum Barroso, vereadora três vezes, presidiu o Legislativo uruaçuense em 1994

 

(Jota Marcelo. Com atualizações)

 

2 Comentários

  • Divina Lena (Uruaçu)

    Memorável ‘Dona’ Marília. Incansável educadora e exemplo na política feminina. Nos deixa um legado admirável. Que Deus a acolha!

    Responder
  • Uma enorme perca para a cidade e a todos nós que tivemos convivência, tanto ela quanto o esposo, Sr. Batista, foram meus primeiros patrões e me tratavam como se fosse filho deles. Externo meus sinceros sentimentos a todos parentes e amigos.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!