Praticamente integrada com Uruaçu – até mesmo com pequena parte urbana –, a Norte-Sul, igualmente outras ferrovias, deve ser sinônimo de atenção advinda das pessoas que transitam nas suas proximidades.
Com a conclusão das obras da Ferrovia Norte-Sul (FNS), em definitivo novo ciclo de desenvolvimento e oportunidades se abre para frentes diversas, até mesmo no Norte de Goiás. Dentro das atividades multimodais, inclusive operações com contêineres no trecho que conecta Goiás ao Porto de Santos, a movimentação de cargas que transitam pela linha férrea no Estado é mais frequente e vai aumentar.
Toda ferrovia tem em sua maioria trechos na área rural de cada cidade. Praticamente integrada com Uruaçu – até mesmo com pequena parte urbana –, a Norte-Sul, igualmente outras ferrovias, deve, precisa ser sinônimo de atenção advinda das pessoas que transitam a pé ou através de qualquer veículo nas proximidades da linha férrea.
Vítimas fatais
Recentemente, ocorreram quatro acidentes dessa espécie com vítimas em Goiás – três delas, fatais. Em uma das tragédias, dentro do trecho uruaçuense da Norte-Sul, na data 25 de julho, Valter Ribeiro, de 59 anos, faleceu. Segundo a família, o mesmo apresentava surtos psicóticos, se desorientava, ficando caído no chão até se recuperar.
Em outro caso, dentro de Vianópolis (cidade da região central do Estado), dia 4 de setembro, Pedro Henrique dos Santos (sete anos) perdeu as duas pernas, ao ser atropelado por um trem, após sair correndo do interior da casa da família, situada há poucos metros da via, falando alto que iria ver o trem. Esse relato é da avó Zenita Nunes Bonfim, que, no momento fazia almoço e não imaginou que o neto ultrapassaria o portão.
Maioria absoluta dos acontecimentos: não é constatada imprudência ou negligência na condução de cada locomotiva.
Secretário municipal de Agricultura e Pecuária de Uruaçu, Mauri Lemes tem olhar voltado especial para tudo quanto é questão envolvendo as famílias camponesas e, diante disso ele alerta: é preciso todo cuidado quando de deslocamentos nas proximidades de toda linha férrea, atravessando ou não a mesma!
Um alerta que serve para pessoas de todas as idades e classes sociais, seja da zona rural ou da zona urbana.
(Jota Marcelo)