Lissauer palestra sobre inovação e tecnologia na gestão pública na ‘Campus Party’

Durante o evento, o presidente da Alego abordará temáticas voltadas para o avanço e a implementação da tecnologia no Legislativo estadual. Entre elas, sistema de deliberação remoto, virtualização dos processos legislativos, transparência nos atos da Casa, dentre outros.

Deputado/palestrante Lissauer Vieira: “Sem dúvidas, uma excelente oportunidade para discutirmos e apresentarmos temáticas voltados para a otimização, eficiência e transparência da administração pública a partir do E-Gov” – Foto: Divulgação/Alego

 

Representando o Parlamento goiano e reconhecendo a importância do avanço tecnológico na administração pública, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), fará no sábado 24 de julho, a palestra E-Gov como ferramenta de gestão e transparência no Legislativo e Executivo, durante a segunda edição do Campus Party, o maior evento de tecnologia e inovação do Brasil. Para falar do tema, a Conferência também recebe, a partir das 18h, no palco Work Life, o presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Inovação, deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania) e, o diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Alego, Fagner Gonçalves.

De acordo com o chefe do Poder Legislativo, o tema é extremamente atual e reforça a importância do debate relacionado à implementação de ferramentas voltadas para o aperfeiçoamento da gestão pública, especialmente, em Goiás. “Sem dúvidas, uma excelente oportunidade para discutirmos e apresentarmos temáticas voltados para a otimização, eficiência e transparência da administração pública a partir do E-Gov”, disse. Sobretudo, “nesse momento em que o ambiente digital tem ganhado maior protagonismo em todas as esferas da sociedade”, frisou o parlamentar.

A Campus Party Digital Edition 2021 teve início na quinta 22, em sua terceira edição realizada no Estado e a segunda, em modalidade digital, que ocorre no período de pandemia de Covid-19. Em Goiás, o festival está acontecendo de maneira híbrida, com palestras online e estrutura montada no Shopping Passeio das Águas (na capital Goiânia) para os palestrantes. O acontecimento, realizado no Brasil desde o ano de 2008, reúne, dessa vez, por meio da internet, seis Países da América Latina, com mais de 250 horas de conteúdo destinado a cerca de um milhão de pessoas.

 

Discussões Legislativas voltadas às inovações tecnológicas

Autor da lei de incentivo estadual às startups e idealizador do Marco Legal Estadual da Inovação, Virmondes Cruvinel enxerga no evento a possibilidade de apresentar os feitos da Alego voltados às inovações tecnológicas. “É um momento de trazermos as novidades sobre inovação e a oportunidade dessa participação do presidente Lissauer, nossa, e do diretor de TI da Assembleia, para contarmos, justamente, essas realidades no avanço das discussões legislativas”, disse.

“Aprovamos o marco legal das startups e estamos falando do marco civil da inovação, pauta de economia colaborativa. Também a vivência do Legislativo com a questão do Governo Digital, a plataforma como o Opine Cidadão e sessões híbridas funcionando e garantindo a votação de matérias, o diálogo com toda a sociedade goiana. Então, sem dúvidas, é um momento muito oportuno para trazer essa realidade de quanto a inovação é importante para melhorar tanto o Estado, como, também, as funções públicas de Poder, como é o caso do Legislativo e do Executivo”, ponderou Virmondes.

 

Transparência

Diretor de Tecnologia da Informação da Casa de Leis, Fagner Gonçalves chama a atenção para as melhorias que serão feitas por meio da plataforma do Parlamento e Executivo goiano. Segundo ele, todos os processos da Assembleia passam por virtualização para trazer melhorias aos trâmites e, também, garantir uma administração mais transparente para o cidadão. “Melhorar essa questão estatística dos processos para cada procedimento Legislativo, tão quanto também repetir isso em um total geral a respeito da atuação parlamentar dentro da Casa”, ressaltou.

O diretor de TI da Alego explicou que a plataforma visa reunir em apenas um canal, todos os trâmites relacionados aos processos ligados ao Legislativo, de forma que facilite uma consulta detalhada a respeito de cada projeto, por parte da população. “O cidadão vai ter uma informação mais coerente, mais real. Não que não seja hoje, mas é que, atualmente, ele precisa de vários canais”, ponderou Fagner, com a ressalva de que a ferramenta dará, ainda, mais dinâmica ao processo de votação pelo Plenário.

A transmissão da palestra de Lissauer será transmitida ao vivo pela internet, por meio das plataformas online do evento e, também, no canal da Campus Party no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da Campus Party Brasil.

 

(Informações: Assessoria de Imprensa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!