Governador Ronaldo Caiado participa de ‘Missa’ na ‘Romaria de Muquém’

Peregrinação religiosa mais antiga do Estado voltou a ser realizada após a pandemia de Covid-19 e deve somar 400 mil romeiros ao final de 11 dias de programação.

Governador Ronaldo Caiado acompanha multidão durante Missa na Romaria de Muquém: “Agradecer a intercessão de Nossa Senhora” – Fotos, inclusive a da home: Júnior Guimarães/Secom Goiás

 

Titular da Diocese de Uruaçu, organizadora da Romaria de Muquém, d. Giovani Carlos Caldas Barroca, durante a celebração da manhã de 15 de agosto. Em alusão ao momento de retomada, o tema da festividade neste ano é Maria acompanha meu regresso à Romaria

 

 

Ronaldo Caiado: “É a mais antiga ‘Romaria’ do Estado de Goiás. São 274 anos de história e isso mostra a fé do nosso povo”

 

 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), participou, nesta segunda-feira 15 de agosto, da Missa Solene da padroeira de Goiás, na dede do Santuário Nossa Senhora D’Abadia de Muquém, Distrito de Niquelândia. A celebração integra as comemorações da Romaria de Muquém, considerada a peregrinação religiosa mais antiga de Goiás. O evento começou no último dia 5 de agosto e termina nesta terça 16.

Ligado às tradições goianas, o governador dividiu o Santuário com cerca de 12 mil fiéis que acompanharam a celebração religiosa. “É a mais antiga Romaria do Estado de Goiás. São 274 anos de história e isso mostra a fé do nosso povo”, enalteceu Caiado. “Eu venho para agradecer a intercessão de Nossa Senhora para que eu pudesse atravessar as dificuldades”, completou.

Os fiéis que percorrem os 45 quilômetros do tradicional Caminho dos Romeiros, às margens da rodovia GO-237, em Niquelândia, contam com atendimentos do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS). Instalado no quilômetro 30, a estrutura distribui lanches e presta atendimento médico, com capacidade para receber cerca de 50 mil pessoas durante o evento.

 

Retorno

“Uma das características da Romaria de Muquém neste ano é a gratidão”, destacou o reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora D’Abadia do Muquém, Padre Aldemir Franzin. Ele lembrou os dois anos sem a presença dos fiéis, em decorrência da pandemia de Covid-19. Em alusão ao momento de retomada, o tema da festividade neste ano é Maria acompanha meu regresso à Romaria.

Segundo a Igreja, o público total da Romaria deve chegar a quatrocentas mil pessoas durante os 11 dias de festa.

Participaram também da celebração, o senador Luiz do Carmo (PSC), os deputados federais Delegado Waldir (UB) e Francisco Júnior (PSD); Daniel Vilela, presidente estadual do MDB; deputados estaduais; prefeitos; vice-prefeitos; vereadores; e, outras autoridades.

 

(Informações/Release oficial: Secom Goiás)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!