‘Folia do Divino Pai Eterno’ e ‘Folia de Santos Reis’ – Passam os anos, permanecem as tradições

Sucedendo a mãe na organização de ‘Folia’, Deusimar Gonçalves Silva realiza etapas todos os anos, na casa dela. Além de ser anfitriã da ‘Folia de Santos Reis’, ela participa de outras, em manifestação de fé total.

Deusimar Gonçalves Silva, com o esposo Francisco Sergio da Silva: “Faço ‘Folia’ na minha casa, na cidade, que começou quando minha mãe era solteira e foi até o dia em que Deus a levou” – Foto e vídeos: Acervo pessoal/Deusimar

 

Deuzinete Gonçalves da Silva, irmã de Deusimar, em uma das Folias

 

Moradora de Uruaçu, a funcionária pública Deusimar é pessoa daquelas que sabem e gostam de valorizar a Folia de Santos Reis e a Folia do Divino Pai Eterno, até mesmo porque cresceu em meio a realização de eventos referentes a essas tradições de séculos, dentro de casa e em outras locais, fruto do que mesmo já fazia a mãe Maria Anita dos Santos, desde quando ela (mãe) era solteira.

Após Deus chamar a mãe, há 12 anos e alguns meses, Deusimar seguiu com a realização, tudo feito com simplicidade, mas com ampla fé e totais respeito e carinho. O pai de Deusimar foi José Gonçalves da Silva (Zelão), também falecido. Um casal de muita honra dentro de Uruaçu.

 

Diferentes ‘Folias’

“Faço ‘Folia’ na minha casa [em janeiro], na cidade, que começou quando minha mãe era solteira e foi até o dia em que Deus a levou. Eu estou há 12 anos, fazendo”, disse ao JORNAL CIDADE, Deusimar, que filma ou solicita que outras pessoas filmem trechos das apresentações.

A reportagem publica alguns vídeos. Nos dois primeiros, imagens mostram a Folia de Santos Reis realizada no lar dela, em janeiro de 2022.

Nos seis outros vídeos, trata-se da Folia do Divino Pai Eterno (liderada por outras pessoas), etapa ocorrida nas partes diária e noturna do sábado 11 de junho de 2022, na zona rural – no Condomínio de Chácaras Village Pontal das Águas (onde ela tem um denominado Rancho), nas proximidades do lago Serra da Mesa. À noite foi em localidade vizinha.

“Todos os foliões são de Uruaçu”, informa ela, passando mais detalhes das duas equipes foliãs.

Assista os vídeos clicando aqui, conforme, reforçando, em postagens de de 12/06/2022.

 

Assista/leia também outras publicações do JORNAL CIDADE destacando Folias e foliões, clicando aqui.

 

(Jota Marcelo)

  • Neuracy Pereira de Souza

    Meu carinho a você, Deusimar e família, pela continuidade desse evento tão lindo deixado por seus pais. Parabéns e Deus abençoe!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!