Esquadrilha da Fumaça encanta público de 50 mil pessoas em Aparecida

Apresentação marca o centenário de Aparecida de Goiânia e o bicentenário da Independência do Brasil. Sete aeronaves da FAB executaram 50 manobras no céu, por cerca de 35 minutos.

Vilmar Mariano, prefeito: “É um momento histórico receber a lendária Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira. Esta é a segunda vez deles na nossa cidade, sendo que a primeira foi há 20 anos. Os aviões retornaram especialmente para celebrar o centenário de Aparecida com a grandeza que esta cidade e seus moradores merecem. Também comemoramos o bicentenário da Independência do Brasil e esse evento também é dedicado à nossa Pátria” – Fotos, inclusive a da home: Claudivino Antunes/Prefeitura – Mais fotos, abaixo

 

Uma multidão de aproximadamente 50 mil pessoas foi a praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela, em Aparecida de Goiânia, na tarde de 9 de setembro, para assistir à Demonstração da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento faz parte das comemorações dos 100 de Aparecida e celebra, ainda, o bicentenário da Independência do Brasil comemorado na referida semana.

“É um momento histórico receber a lendária Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira. Esta é a segunda vez deles na nossa cidade, sendo que a primeira foi há 20 anos. Agora, os aviões retornaram especialmente para celebrar o centenário de Aparecida com a grandeza que esta cidade e seus moradores merecem. Nesta semana também comemoramos o bicentenário da Independência do Brasil e esse evento também é dedicado à nossa Pátria”, destacou o prefeito Vilmar Mariano (Patriota).

O bombeiro militar Otávio Guimarães Rabelo aproveitou o dia de folga e levou a família para ver o espetáculo aéreo. Ele e o filho Calebe da Silva, de 14 anos, ficaram impressionados com a apresentação das aeronaves. “É uma coisa que temos que resgatar, que é a paixão, o carinho e respeito pela área militar. É interessante porque eles demonstram muita habilidade que eles têm de pilotar, fazem com muita sincronia e de uma forma segura para quem está embaixo assistindo, e ainda sim deu uma coisa linda no céu”, comenta.

Quem ficou encantado com os pilotos e as aeronaves foi João Lucas de Teixeira, de 11 anos. Depois de ver a Demonstração já sonha em ser piloto da FAB. “Eu nunca tinha visto uma coisa dessa antes. Fiquei arrepiado só de ver. Agora meu sonho é ser piloto também e pilotar um avião assim, muito legal!”, disse o estudante ao lado do pai, Manuel de Teixeira. “É um privilégio ter esse momento ao lado do meu filho, estou muito feliz”, disse o empresário emocionado.

Os aviões saíram da Base Aérea de Anápolis e começaram a sobrevoar Aparecida às 16h. A apresentação contou com sete aeronaves A-29 Super Tucano que executaram 50 manobras, incluindo um coração de fumaça, rasantes e manobras radicais como o desligamento dos motores no ar, por cerca de 35 minutos. Segundo o capitão aviador da Esquadrilha da Fumaça da FAB, Felipe Augusto, em Aparecida foi a demonstração de número 3.969 da equipe.

“A gente está fechando um circuito de demonstrações aqui nessa cidade. Foram mais de nove Estados contemplados com a Força Aérea e o público de Aparecida de Goiânia foi sensacional, a vibração muito boa, pessoal saiu feliz e pra nós da Força Aérea é muito legal isso”, disse o capitão que ficou em solo fazendo a narração das acrobacias da atração.

 

Expectativas superadas

Para o secretário-executivo do Centenário de Aparecida, Rosildo Manuel, as expectativas do evento foram superadas. “Foi uma festa linda, emocionante de se ver. Uma multidão de pessoas se formou para acompanhar o ‘show’ de acrobacias no ar. As apresentações encantaram os mais diversos públicos. Idosos, homens, mulheres, jovens e crianças, todos pararam por alguns minutos de seus afazeres para olharem para o céu”, especificou.

Antes da Demonstração ter início, o público contou com o concerto da Orquestra de Aparecida, que executou o Hino da Semana da Pátria e músicas brasileiras; além disso, outras melodias foram apresentadas pela Banda Marcial da Escola Centro de Orientação e Valorização do Adolescente e Mulher (ECOVAM). No local também teve animação da equipe de zumba e jump da Secretaria Municipal da Cultura e, as crianças se divertiram com brinquedos infláveis, pula-pula e pipoca.

 

Apresentação contou com sete aeronaves A-29 Super Tucano que executaram 50 manobras, incluindo um coração de fumaça, rasantes e manobras radicais como o desligamento dos motores no ar, por cerca de 35 minutos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Informações: Imprensa/Prefeitura de Aparecida)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!