Escritora Isa Colli lança livro infantil para trabalhar prevenção do câncer nas escolas

Obra terá material didático para sala de aula e renda revertida para tratamento de crianças com câncer. Vale a pena apoiar essa ideia, inclusive as famílias do Norte de Goiás, da mesma forma de outras regiões goianas.

Falar de temas dolorosos com as crianças pode ser menos complicado se a conversa seguir pelo caminho lúdico – Imagem (acima e da página principal) e foto: Divulgação 

 

 

Falar de temas dolorosos com as crianças pode ser menos complicado se a conversa seguir pelo caminho lúdico. Essa foi a ideia da escritora Isa Colli quando recebeu a missão de escrever um livro que abordasse o câncer infantil.

O convite veio de Chico e Sonia Neves, marido e mulher e, gestores do Instituto Ronald McDonald, uma organização sem fins lucrativos, que há mais de 22 anos atua para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil. Chico e Sonia, que perderam um filho com leucemia, tinham o sonho de levar o tema para as salas de aulas. Isa logo aceitou a parceria e escreveu Tulipa Glória e sua amiga vitória, que está sendo lançado como parte de um projeto maior, que destinará um percentual da renda com as vendas para o tratamento de pacientes com câncer.

A obra conta a história de amizade entre a sementinha Glória e a menina Vitória, que está em tratamento contra a leucemia. O título infantil trata de forma mais leve e lúdica a situação vivida pelos pacientes infantis que (con) vivem com essa doença.

 

Material pedagógico

O livro vem acompanhado de material didático elaborado pela renomada educadora Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu, professora associada de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), cujo objetivo é incentivar não só a leitura do livro, mas também propiciar o desenvolvimento da capacidade de leitura dos estudantes, considerando os princípios e fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, para ajudar o professor desenvolver o tema em sala. Esse material será disponibilizado gratuitamente.

“Trazer a público atividades de leitura que se afastam de atividades escolarizadas é, na verdade, assumir a função da leitura como práticas sociais, assumir a função social da linguagem. Como professora de formação de leitores e de professores, entendo que o fenômeno da leitura, por sua complexidade, deve ser visto numa perspectiva interdisciplinar. É o que acontece com esta obra tão importante de Isa Colli, publicada, para concretizar esta bela parceria entre a Editora Colli Books e o Instituto Ronald McDonald”, afirma Maria Teresa.

Chico Neves completa: “Estamos dando um grande passo. O tema do diagnóstico precoce é uma das linhas de atuação do Instituto Ronald McDonald. O livro é uma maneira de abordar esse assunto com a educação, na linguagem das crianças. É uma ideia pioneira no Brasil que pretendemos levar para várias escolas do ensino fundamental do País. Podemos fazer a diferença na vida de muitas crianças”, diz Chico Neves, presidente institucional do Instituto Ronald McDonald.

 

Conteúdo disciplinar

O material de apoio vem com questões para trabalhar o tema nas disciplinas de literatura, língua portuguesa, ciências e artes.

O projeto também foi todo pensado para se adequar às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluindo enfoque em pensamento científico, crítico e criativo; argumentação; responsabilidade e cidadania; empatia e cooperação. Há, ainda, a possibilidade de trabalhar com temas transversais como saúde e autocuidado; vida coletiva, respeito mútuo; solidariedade e cidadania.

No caderno de leitura, além de interpretação de texto, há atividades que abordam a importância do autoconhecimento, prevenção e diagnóstico precoce. Essas atividades propostas também mostram, como pano de fundo, o valor da amizade e da família.

“As atividades propostas pretendem sinalizar reflexões importantes suscitadas pelo tema abordado na obra. Trata-se de tema árduo, comovente, que precisa ser entendido por nossa sociedade não como um fim da vida, mas uma etapa de vida que pode ser superada, com força, com determinação, com inclusão social e acesso à informação. Veja o quão importante é a função da literatura para este exercício de cidadania. As atividades propostas não estão fechadas em si! Querem, ao contrário, abrir múltiplas possibilidades de leitura e de reflexão”, comenta a educadora.

 

Acessibilidade e inclusão

Ainda faz parte do projeto a música tema da obra O canto da Vitória, de autoria de Isa Colli e de seus parceiros, os escritores e músicos Renato Oliveira e Marcelo Correia. A canção conta com animação, tradução em libras e um audiobook para promover inclusão e acessibilidade.

“Espero que o livro ajude a transmitir força aos pequenos leitores, dando esperança de que dias melhores virão. E que ele tenha uma linda caminhada na Educação, conquistando professores e alunos por esse Brasil afora,” diz Isa Colli.

Aos que podem adquirir e ajudar o projeto, o livro está disponível para compra no site collibooks.com/tulipa-gloria-e-sua-amiga-vitoria, com frete fixo e nas maiores plataformas de venda. Para escolas e Prefeituras interessadas, o contato deve ser feito via e-mail vendas@collibooks.com.

Valor do exemplar: R$49,90.

 

(Informações, com REDAÇÃO DO JORNAL CIDADE: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!