Esclarecimentos ponderam que a transferência de Goiânia para São Paulo foi motivada para dar suporte de assistência ventilatória mais otimizada.
Presidente estadual do MDB, Daniel Vilela comenta, numa postagem em rede social, em referência ao pai: ‘Temos confiança na plena recuperação de Maguito. Ele é muito forte, determinado e conta desde o início do tratamento com uma equipe médica muito preparada e dedicada. Continuamos contando com as orações e energias positivas de todos vocês, para o Maguito e para todos que estão enfrentando esta doença. Gratidão.’.
O emedebista Maguito Vilela, candidato a prefeito de Goiânia, estava internado desde a segunda-feira 26 de outubro, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de uma unidade hospitalar goianiense – onde se internou dia 22 –, e foi transferido em aeronave com aparelhagem, sem necessidade de ser entubado (ainda usando máscara de ventilação não invasiva, intercalando com cateter nasal de alto fluxo de oxigênio a partir de ontem), por volta das 19h para o Hospital Albert Einstein (que enviou equipe médica até Goiânia hoje para avaliar o quadro), em São Paulo-SP, prosseguindo com o tratamento. Segundos antes de ser colocado na ambulância, acenou para a esposa Flávia Teles, o filho e o sobrinho Leandro Vilela.
Informações repassadas aos veículos de comunicação afirmam que a transferência foi motivada para dar suporte de assistência ventilatória mais otimizada. O nível de oxigenação do paciente se apresentava crítico nesta terça 27. O médico pneumologista Marcelo Rabahi, genro de Maguito, destacou que o sogro inicialmente apresentou resposta inflamatória exagerada e fenômenos de alteração vascular (consequências da doença) e, que da segunda para a terça o quadro evoluiu, resultando em um desconforto na respiração. Tratado com anticoagulantes, tem entre 50% e 70% dos pulmões comprometidos.
Daniel comunicou que a campanha fica prejudicada, mas que a meta central é a recuperação do pai, que perdeu duas irmãs, vitimadas pela enfermidade.
Iris Rezende
‘Tenho acompanhado com atenção e orações o momento difícil vivido pelo amigo Maguito Vilela. A sua luta contra a Covid-19, essa doença que tanto tem afligido a humanidade, é também a nossa luta pela superação e pela vida.’.
Mais, do prefeito da capital goiana: ‘Vamos nos manter firmes e de mãos postas. Que Deus abençoe sua família e cuide para que a recuperação seja rápida. Assim, todos poderemos comemorar juntos!’.
Gustavo Mendanha
Mais cedo, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), que busca reeleição, publicou em rede social: ‘Amigos e amigas, em respeito ao atual estado de saúde do Maguito estou cancelando toda a minha agenda no dia de hoje, inclusive a participação na sabatina da Aciag [Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia] e no debate da TBC [Televisão Brasil Central]. Ficarei em casa, junto com a minha família, em oração pela pronta recuperação da minha inspiração na política.’.
No final do texto, está: ‘Peço a todos, homens e mulheres de fé, que também possam estender suas orações pela saúde do Maguito e de todos os enfermos da nossa cidade.’.
Mais informações sobre o estado de saúde de Maguito Vilela, aqui e aqui.
(Márcia Cristina)