Em um só ano, Vilmar Mariano entrega obras e leva Prefeitura de Aparecida para mais perto da população

Inaugurações de obras viárias, entregas de novas praças, reforma de unidades de ensino, reajuste para os professores, ampliação da capacidade de atendimento do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) Iris Rezende Machado, conquistas de novas indústrias e atendimento a milhares de lideranças são algumas das realizações de Vilmar Mariano em um ano como prefeito de Aparecida.

 Vilmar Mariano: “A gente não administra o Município sozinho. Precisamos da visão de cada um sobre o que deve ser feito para melhorar a cidade e a vida de quem mora nela” – Fotos, inclusive a da home: Comunicação

Vilmar prioriza investimentos em infraestrutura para melhorar qualidade de vida dos aparecidenses

 

Em 31 de março de 2022, Vilmar assumiu o principal cargo público após o então prefeito Gustavo Mendanha renunciar ao mandato para disputar o Governo de Goiás. A partir dessa data, o atual prefeito da segunda maior cidade de Goiás ampliou o contato com as lideranças comunitárias, classistas, religiosas e políticas promovendo uma gestão cada vez mais democrática, participativa e popular.

Além de realizar uma Administração com a participação decisiva das lideranças da cidade e da maioria da Câmara Municipal, Vilmar estreitou a relação administrativa com as demais esferas governamentais, buscando parcerias com o presidente Lula (PT) e com o governador Ronaldo Caiado (UB), Poder Judiciário e o Ministério Público (MP). “A gente não administra o Município sozinho. Precisamos da visão de cada um sobre o que deve ser feito para melhorar a cidade e a vida de quem mora nela”, comenta Vilmar.

Em meio a uma agenda de lançamentos e inaugurações de obras, assinaturas de ordens de serviço e inspeção dos serviços prestados pelo Município nas ruas e repartições públicas, Vilmar também foi a Brasília várias vezes para buscar recursos federais. Isso criou condições para que o prefeito entregasse já no primeiro ano de trabalho, por exemplo, 900 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida na Chácara São Pedro com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB) e, de Lula por videoconferência.

Inspirado em Maguito Vilela que pregava que “governo não faz oposição a governo”, Vilmar participou do lançamento do programa Mãos à Obra, à convite de Lula e, pediu a conclusão da obra do Centro de Aulas da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Em relação ao Governo de Goiás, Vilmar trabalha, com o auxílio direto do deputado estadual Veter Martins (Patriota), para a instalação de novo Polo Empresarial. As tratativas estão avançando para que o semiaberto seja transferido da Alameda Antônio Elias de Deus, nas proximidades do Polo Industrial Vice-presidente José Alencar, na região Leste de Aparecida, para área anexa ao Complexo Prisional de Goiás (local este escolhido pelo Governo de Goiás).

A intenção com a mudança do Semiaberto é desapropriar a área onde se encontra hoje para construir no local um novo Polo Empresarial, o Centro Empresarial Metropolitano. Com o apoio da Prefeitura de Aparecida, essa transferência atenderia demanda recorrente do setor produtivo, que pede espaço para construir e aglutinar mais empresas para a cidade. Esse novo Polo pode ser o endereço de parte de 380 indústrias que, segundo a Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), querem se instalar na cidade.

 

Infraestrutura e qualidade de vida

Dando sequência aos mandatos de Maguito Vilela e Gustavo Mendanha, Vilmar Mariano inaugurou a primeira etapa do Eixo Leste-Oeste 01, grande avenida construída pela Prefeitura de Aparecida para conectar sete bairros no sentido Leste-Oeste. Com investimento de R$23 milhões, a obra é alternativa para quem está na GO-040 e precisa adentrar a avenida Rio Verde ou o contrário, e para os que estão no Anel Viário e querem chegar mais rápido ao Jardim Helvécia ou à região do Jardim Dom Bosco.

O Eixo Leste-Oeste 01, que percorre os setores Goiânia Park Sul, Jardim Buriti Sereno, bairro Cardoso e Jardim Helvécia, conta com nova ponte entre a rua Guajupiá e a avenida 1ª Radial, no Jardim Helvécia. A obra compreende 6,65 quilômetros de eixo com pista dupla, cerca de 93 mil metros quadrados de pavimentação, 6 mil metros de galerias pluviais, 25 mil metros de meio fio, 30 mil metros quadrados de calçadas, dois bueiros triplos e dois duplos.

Na melhoria da infraestrutura de Aparecida, a gestão Vilmar Mariano executou também o recapeamento das ruas do Jardim Tiradentes e do Centro Histórico e entorno, sendo essas algumas das obras que marcaram as comemorações do primeiro centenário da cidade. O programa de investimento Aparecida 100 anos prevê quase R$1 bilhão em obras de infraestrutura.

 

Saneamento básico

As benfeitorias feitas pela gestão municipal na infraestrutura de Aparecida ajudaram a cidade a evoluir também, nos últimos anos, no serviço de saneamento básico. O Município deixou a 77ª colocação, em 2017, para ocupar a 52ª, em 2022, no primeiro ano da Administração Vilmar Mariano. Segundo levantamento, Aparecida está entre as maiores cidades brasileiras que deixaram as piores posições do ranking de saneamento na última década. De zero a dez, Aparecida está com nota 7,22.

Os dados são da 15ª edição do Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil e GO Associados. O levantamento considera os 100 maiores Municípios do País, tendo em vista a estimativa populacional de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com significativas melhoras, Aparecida tem 79,19% das residências com água potável e 58,69% do esgoto tratado, alcançando notas 8,0 e 6,5, respectivamente. Em 2008, apenas 18% da população era beneficiada. O Ranking revela também que Aparecida é um dos 20 Municípios que mais investiram, em termo de suas arrecadações, em saneamento básico.

 

Praças: outro marco

Seguindo o programa de governo para o atual mandato aprovado nas urnas em 2020 por 98,8% dos votos válidos, Vilmar Mariano mantém agenda ativa de inaugurações, também, de praças de lazer em todas as regiões.

Ele inaugurou na semana inicial de abril, a praça Paulo Joaquim Barbosa, na Vila Oliveira, e ao longo deste primeiro ano na gestão entregou novos e completos espaços de lazer, convivência e atividade física no Conjunto Estrela do Sul, bairro Cardoso, Jardim Alto Paraíso, Colina Azul, Jardim Olímpico e Jardim Tiradentes.

Para acelerar o desenvolvimento urbano de Aparecida, o prefeito lançou e entregou a obra de revitalização da avenida Flamingo, no setor Colina Azul. Vilmar também determinou e lançou uma nova frente de serviços para remodelar a avenida Arão de Souza, no Independência Mansões. As obras estão em estágio avançado.

 

(Informações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!