Doutor Francisco Barroso passa por cateterismo e angioplastia, mas está firme, trabalhando (inclusive politicamente)

No consultório da Medical Center São Francisco, manhã de 27 de fevereiro: doutor Francisco Barroso atuando e atendendo pacientes. Apesar da extensa rotina ocupada, exercendo a profissão em Uruaçu e Alto Horizonte, dedica tempo, fora do expediente, para atuar na política eleitoral – Fotos, inclusive a página principal: Márcia Cristina/JORNAL CIDADE

 

Médico tradicionalíssimo no Norte de Goiás, doutor Francisco Barroso, 75 anos completados em novembro, sempre cuidou da saúde dele, começando por frequência permanente na academia (se exercitando corretamente) e ótima combinação na alimentação (verduras, frutas, peixe…).

Nunca abrindo mão de passar por consultas, realizar exames de rotina, dias atrás foi aconselhado pelo colega e médico cardiologista dele – doutor Mozart (um dos melhores médicos do coração com atuação em Goiás) –, lidar com procedimentos na capital Goiânia, onde passou, em datas alternadas, por cateterismo e angioplastia.

Médico do trabalho (uma de suas especialidades), o experiente profissional continua atuante na Medical Center São Francisco, sediada no Centro de Uruaçu. Na manhã de 27 de fevereiro, por exemplo, atendeu cerca de 30 (trinta) pacientes trabalhadores – o relógio marcava quase 15 horas quando ele deixou a Clínica, ladeado pela esposa Fabricia Daiane Matos Barrozo, dedicada esposa e profissional competente da área administrativa da Medical Center.

Ele motiva a todos, comentando que ninguém deve se descuidar da saúde própria.

 

Trabalho político

Vice-prefeito na gestão 2009-2012 (é considerado por muitos o mais atuante vice que Uruaçu já teve), presidente municipal do Partido Social Cristão (PSC) de Uruaçu, doutor Francisco Barroso tem estruturado bem a agremiação, que não pretende ser apenas coadjuvante nas eleições 2020, mas sim protagonista, lançando nomes para o Executivo (conjecturas não faltam e não faltarão, esclarece) e o Legislativo (através de competitiva chapa de vereadoriáveis). Espontaneamente, interessados têm assinado fichas, se filiando no PSC. “Estamos trabalhando, vamos ver, com os meses, as definições e atuamos para ajudar Uruaçu”.

“Em breve, eu quero ir ao governador Ronaldo Caiado [DEM], meu amigo de muitos anos e, ver, sentir da parte dele, quanto ao Hospital Regional. Não é uma cobrança e não vou pedir nada pessoal, mas sim ter uma informação oficial, pois existe muito ‘disse me disse’ sobre o Hospital. Em relação ao Hospital, eu vejo que não é tão simples a conclusão da obra, hoje temos um prédio inacabado, que, inclusive, inventaram [iniciativa do Governo de Goiás, em 6 de julho de 2018] até ‘inaugurar’! E não é fácil equipá-lo e contratar pessoal para trabalhar. Só que é uma estrutura importante que, com a união de todos, queremos e precisamos ter funcionando”.

O dirigente partidário informou ao JORNAL CIDADE que pretende também tratar de assuntos políticos com o chefe de Estado. “Inclusive de temas de Uruaçu, tendo em vista as eleições do ano que vem”. Médico filho de Niquelândia, mas uruaçuense de coração, ele tem mantido contatos com o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC) e o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Eurípedes do Carmo, presidente estadual do PSC.

Comentando que enquanto a vaidade predominar na mente de alguns políticos de Uruaçu, a cidade não terá condições de progredir satisfatoriamente, doutor Francisco avalia que a situação tende piorar em determinados aspectos, inclusive afugentando personagens importantes do meio político.

Para o médico, um dos maiores atrasos de Uruaçu é a não cultura de formatação de ideia determinada em relação ao Legislativo goiano, a inexistência de força de vontade e a não somatória de forças em favor de apoio permanente para candidaturas de políticos locais para deputado estadual – “Seja quem for, mas de Uruaçu!”, observa. Uruaçu, opina, era para ter deputado estadual eleito e atuando em todas as legislaturas. E, lembra: Goianésia, cidade vizinha, não fica sem deputado estadual. Em alguns períodos teve dois representantes na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

 

Filho médico

Nunca é demais lembrar que doutor Francisco Barroso é pai do médico Oscar Barrozo Marra, um dos melhores profissionais da medicina brasileira. O mesmo não é cardiologista, não foi ele quem realizou os procedimentos no pai.

Em dados (de dezembro de 2018) do Lattes, um pouco sobre doutor Oscar: Cirurgião Chefe do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital do Coração de Goiás, Goiânia (Brasil), com foco em realização de atendimentos e procedimentos nas áreas de Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo e endoscopia. Responsável pelo Serviço de Cirurgia Bariátrica. Cirurgião Geral, Cirurgião do Aparelho Digestivo e Endoscopia do Instituto de Neurologia de Goiânia, Goiânia (Brasil), com foco em realização de atendimentos e procedimentos nas áreas de Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo e endoscopia..

 

Doutor Francisco Barroso: cuidando da saúde própria e de terceiros

 

(Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!